Walcyr Carrasco mistura robótica e paleontologia em "Morde & Assopra"

CARLA NEVES

Do UOL, no Rio

A partir do dia 21 de março, ao ligar a TV na Globo, o público vai assistir a uma inusitada combinação de dinossauros e robôs. Tudo porque, em “Morde & Assopra”, nova novela das sete da emissora, Walcyr Carrasco resolveu retratar dois universos que o fascinam: a robótica e a paleontologia. “Recentemente, aliei meu fascínio pela cultura japonesa a meu interesse pela robótica e fui conhecer os avanços tecnológicos japoneses. Fiquei fascinado com os androides”, contou o autor, durante coletiva para apresentar a trama à imprensa na tarde desta terça-feira (1), no Projac, zona oeste do Rio.

Walcyr contou que a ideia de retratar dinossauros surgiu quando ele descobriu que Marília, cidade em que foi criado no interior de São Paulo, é um campo de escavação com inúmeras espécies pré-históricas, inclusive algumas que só existiram por lá. “Também assisti a todos os filmes do Steven [Spielberg] sobre dinossauros. É um assunto que chama atenção – tanto que os filmes foram um sucesso”, acrescentou.

Dessa curiosa mistura entre robôs e dinossauros, Walcyr começou a escrever a sinopse da novela, que conta a história da paleontóloga Júlia (Adriana Esteves). Fascinada por dinossauros, ela viaja para o Japão para encontrar os restos de um réptil marinho, extinto há milhões de anos. “Nunca tive interesse pelo tema, mas agora estou curtindo. Estou torcendo para ter muitas cenas com dinossauros”, disse Adriana Esteves, que está afastada das novelas há cinco anos, desde “A Lua Me Disse”.

Nunca tive interesse pelo tema, mas agora estou curtindo. Estou torcendo para ter muitas cenas com dinossauros

Adriana Esteves, atriz

Do outro lado do mundo, na fictícia Preciosa, o fazendeiro Abner (Marcos Pasquim) luta para manter cada pé de café de sua fazenda para manter a renda familiar. O destino cruza o caminho dos dois quando, no Japão, Júlia conhece Ícaro (Mateus Solano), que conta para a paleontóloga sobre a existência de sítios arqueológicos em Preciosa. A notícia é suficiente para fazer com que Júlia vá para a cidade atrás dos sítios arqueológicos. “Lá ela e o Abner se apaixonam à primeira vista”, adiantou Adriana.

 

  • AgNews

    Marcos Pasquim e Adriana Esteves na apresentação da novela (1/3/2011)

Animado com a novela, Marcos Pasquim também falou sobre seu protagonista. “Está sendo uma delícia fazer o Abner. Ele é um cara muito família, que dá a vida pela terra”, adiantou Pasquim.

Paralelamente ao romance de Júlia e Abner, também haverá a história de amor de Ícaro e Naomi (Flávia Alessandra). Médico por formação e cientista por opção, Ícaro vai ao Japão à procura de novas tecnologias para criar um robô semelhante a sua mulher, Naomi, que morreu em um trágico acidente. “O Ícaro perdeu toda a sua alegria depois que sua mulher morreu em um acidente de barco. Desde então, acho que ele acredita mais no seu trabalho que na própria humanidade”, contou Mateus, que leu o livro “A Era das Máquinas Espirituais”, de Ray Kurzweil, para criar o personagem.

Quatro meses após dar à luz Olívia – fruto de seu casamento com o ator Otaviano Costa, também no elenco de “Morde & Assopra” – Flávia Alessandra aceitou o desafio de incorporar essa mulher-robô. “Assisti a alguns filmes sobre robótica e o Mateus [Solano] me emprestou ‘A Era das Máquinas Espirituais’ para ler. O Ícaro constrói um robô com todos os gostos da mulher que morreu. É uma história de amor linda, de arrepiar”, contou Flávia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos