No ar em "Insensato Coração", Larissa Queiroz dá vida a garçonete Selminha

PopTevê

  • Jorge Rodrigues Jorge/CZN

    A atriz Larissa Queiroz (7/2/2011)

    A atriz Larissa Queiroz (7/2/2011)

A atriz Larissa Queiroz está acostumada a fazer papíes de patricinhas da zona sul carioca. Moradora do bairro de Copacabana, ela coleciona algumas personagens com essa característica, como a Rita de "Paraíso Tropical", por exemplo. "Na TV, como tudo é tão rápido, a gente acaba sendo escolhido por perfil", acredita. Por isso mesmo, ela ficou empolgada quando soube que iria dar vida a uma mulher bem simples: a Selminha de "Insensato Coração". A personagem é uma garçonete que trabalha no Mercado Público de Florianópolis. "É a primeira vez que vivo uma personagem comum como a maioria dos brasileiros. Não é uma menina do Leblon e nem de classe alta", analisa, referindo-se ao sofisticado bairro do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de se aproximar do universo da personagem, Larissa aproveitou a viagem que fez com as amigas para a capital de Santa Catarina e conheceu de perto o o mercado. Lá, observou os fregueses, o funcionamento do local e o modo como as garçonetes são tratadas. Ainda conversou com algumas e pôde entender as dificuldades que passam em seu dia a dia. "Teve uma que morava no continente e pegava dois ônibus para chegar à ilha. Ela disse que perdeu o marido para o trabalho. Achei triste, mas é história de vida", conta. Na história, Selminha mora com o namorado, Valdir (Bruno Torres) que trabalha abastecendo aviões. O casal levava uma rotina pacata, até que o acidente no início da trama, envolvendo Luciana (Fernanda Machado0 e Pedro (Eriberto Leão) provoca uma reviravolta na vida dos dois. "Por culpa ou ingenuidade, o Valdir acha que vai ser incriminado e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo", explica.

Para encontrar o tom da personagem, Larissa também contou com a ajuda do preparador de atores Rafael Raposo. "Queria achar alguma coisa de gestual, de postura", especifica. E, antes de gravar a primeira cena com Bruno, fez questão de conhecer melhor o ator que interpreta seu par romântico na novela. "A gente almoçou junto para discutir a relação dos personagens. Como eles têm muita cumplicidade, nós dois tínhamos de ter algum vínculo para passar a verdade que o casal precisa", avalia. O que também tem uma grande importância no trabalho de composição da atriz é o figurino. No trabalho, Selminha está sempre de avental. Em casa, as roupas são sóbrias, sem decote e nada muito curto. "Ela não tem grana, não liga para moda. Tem uma saia jeans que é curinga, que usa com tudo", conta.        

Já Larissa é super ligada no mundo da moda. Tanto que resolveu lançar sua própria marca de roupa, chamada "Les Maries". A ideia surgiu ao lado de uma amiga também atriz. As duas, que se conhecem desde os dez anos de idade, começaram o trabalho há um ano e ficam ligadas nas tendências por aí. "Sempre que um amigo viaja, peço para trazer uma revista. Também pego uma roupa que gosto e penso em um tecido diferente", diz ela, que vende as peças em bazares e pela internet. Esse lado empreendedor de Larissa não deixa de ser uma forma de encontrar estabilidade. Afinal, vida de ator pode ser repleta de altos e baixos. "Essa instabilidade me deixa um pouco aflita", conta a atriz, que também dá aulas de redação em um projeto social para menores com problemas na Justiça. "Em vez de eles sofrerem uma reclusão, têm de trabalhar e ter aulas", diz Larissa, que é formada em Letras e pretende conciliar a carreira com a interpretação.

(Por Luana Borges)

UOL Cursos Online

Todos os cursos