TV Cultura exibe série sobre Brasil e Portugal em outubro

Brasília, 13 ago (Lusa) - Um novo programa sobre as relações entre Brasil e Portugal deve estrear até o final de outubro na TV Cultura e na Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), com exibição também na RTP Internacional.
  • Folha Imagem

    O jornalista e atual presidente da TV Cultura, Paulo Markun, que estará em "Iguais/Diferentes"


As filmagens finais do "Iguais/Diferentes" serão gravadas este mês em Portugal. O programa é baseado em conversas entre o jornalista e atual presidente da TV Cultura, Paulo Markun, e o atual conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal em Brasília, Carlos Fino, que se tornou conhecido no Brasil pela cobertura jornalística da guerra do Iraque, como correspondente da RTP.

Será uma série de 13 programas semanais de meia hora de duração, metade deles gravados na casa de férias de Markun, em Florianópolis, num bairro curiosamente chamado de São Antônio de Lisboa, e a outra metade, na casa de campo de Carlos Fino, em Fronteira, no Alto Alentejo.

"A ideia é mostrar o Brasil que os portugueses não conhecem e o Portugal que os brasileiros não conhecem, analisando a problemática das relações bilaterais. É uma tentativa de dar uma contribuição para ultrapassar preconceitos e avançar mais nas relações entre Portugal e Brasil", disse Fino à Lusa.

Na avaliação de Carlos Fino e Markun, as relações comerciais, históricas e culturais dos dois países não são acompanhadas no mesmo nível pelos media portugueses e brasileiros.

UOL Cursos Online

Todos os cursos