Wikileaks revela que Sony estudou compra de redes de TV na América Latina

  • Divulgação

    Sony Entertainment Television estudou para expandir mercado na América Latina

    Sony Entertainment Television estudou para expandir mercado na América Latina

A Sony estudou adquirir várias redes de televisão na América Latina em 2013 como parte de sua estratégia regional, em um momento no qual seus canais Sony Entertainment Television (SET), AXN e Spin não estavam correspondendo às expectativas, segundo revelou o vazamento mais recente do Wikileaks. No Brasil, o grupo estudou a TV Sul e listou o SBT como emissora a ser avaliada.

Esse portal publicou na quinta-feira mais de 270 mil documentos obtidos no ataque cibernético contra esse gigante midiático em novembro de 2014, cometido por um grupo denominado Guardians of Peace, entre os quais há referências abundantes às operações da Sony na América Latina.

A companhia (Sony Pictures Entertainment, SPE) encomendou relatórios detalhados sobre a emissora colombiana CityTv, a chilena Megavisión e a brasileira TV Sul, assim como um estudo regional para avaliar oportunidades de negócio em Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Para os analistas da SPE, a CityTv - propriedade do grupo El Tiempo - estava aberta a um acordo de associação, enquanto os especialistas do Citibank que assessoraram a Time Warner na compra da Chilevisión elaboraram para a Sony um estudo sobre as "alternativas estratégicas" que oferecia a Megavisión, do grupo chileno Bethia.

No caso da TV Sul (TVCI), a Sony chegou a planejar a compra de 30% da companhia para poder se tornar a primeira emissora a lançar um canal de filmes na TV aberta do Brasil.

A Sony também solicitou ao Citibank uma análise (datada em junho de 2013) sobre as opções de expansão da companhia no mercado televisivo na América Latina.

Segundo o critério dos especialistas desse banco, Terra e Chello Latinoamérica representavam boas oportunidades de associação para a Sony em nível local, assim como a Chilefilims e a Colombiana de Televisión, enquanto a América, que pertence ao grupo El Comercio, do Peru, e a 7gLAb, da Colômbia, estavam buscando investidores.

Em uma situação parecida estavam na Argentina o Grupo Clarín e a Telefé (Telefônica), o que representava um atrativo para a Sony, mas o relatório advertia que "a situação política poderia ser um problema" nesse país.

A lista de possíveis aquisições que seriam avaliadas também incluía a RCN e a Caracol, na Colômbia.

Em maio de 2013, a filial televisiva da Sony, a Sony Pictures Television (SPT), elaborou um relatório interno em que admitia que seus canais SET, AXN e Spin não estavam bem posicionados junto ao público latino-americano, o que prejudicava suas receitas publicitárias.

Esse relatório aconselhava a empresa a redefinir melhor a imagem desses canais para atingir nichos de audiência mais definidos e, inclusive, vender participações do "Spin" para algumas das grandes companhias de televisão regionais para incorporar conteúdos com caráter mais local.

"A SPT carece de tamanho e experiência em comparação com 'players' locais como a 'Globosat' e a 'Televisa'", diz o relatório.

Esta é a segunda entrega de vazamentos da Sony pelo portal Wikileaks, que revelou mais de 30 mil documentos e 173 mil e-mails da companhia em abril.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos