Acidente, doenças e dívidas: as provas do verdadeiro professor Girafales

  • Reprodução/Facebook

    Rubén Aguirre, ator que interpretou o Professor Girafales no seriado Chaves, do SBT

    Rubén Aguirre, ator que interpretou o Professor Girafales no seriado Chaves, do SBT

Por décadas, Rubén Aguirre Fuentes deu vida ao professor Girafales, o mestre de uma turma de alunos bagunceiros e sem muita vontade de estudar na série de televisão "Chaves", exibida há mais de trinta anos pelo SBT. Hoje, no entanto, é ele quem enfrenta uma dura prova.

Aos 81 anos de idade, o ator mexicano está doente e diz não ter dinheiro para custear os cuidados médicos que precisa, acusando a Associação Nacional de Atores (ANDA) do México de se negar a ajudá-lo com isso, o que o sindicato nega. Hoje, a dívida de Aguirre Fuentes é de cerca de 75 mil pesos, o equivalente a R$ 15 mil, e segue aumentando.

"Se tivesse forças e recursos para resolver esta situação, eu o faria, até porque questões de saúde não podem esperar", disse o ator em uma carta sobre as dificuldades que enfrenta, publicada recentemente com o título "E agora, quem poderá me defender?"

Segundo sua filha, Verónica Aguirre, a dívida de seu pai tem gerado complicações. "Não aceitam meu pai no hospital sem termos uma garantia de pagamento", diz ela.

Mas como o professor Girafales chegou a esta grave crise depois de estrelar uma das mais populares séries de TV da América Latina por tantos anos?

Gastos
Por quase toda sua vida, o ator pagou suas contas com o que ganhava na televisão, no teatro e com seu circo. Mas, no fim de 2007, Aguirre e sua esposa, Consuelo Reyes, sofreram um acidente de carro, e o ator teve de deixar os palcos.

Desde então, ambos vivem em cadeiras de rodas, ainda que a situação mais grave seja a de sua mulher, que perdeu uma das pernas no acidente e precisou passar por quatro cirurgias até hoje.

Além disso, Aguirre Fuentes tem diabetes, controlada com medicamentos, além de cálculos na vesícula e problemas de coluna.

Os cuidados médicos consumiram as apólices de seguro feitas pelo casal. A família teve de custear parte do tratamento, mas seus recursos também se esgotaram. "Meu pai se aposentou faz nove ou dez anos, mas nunca pediu ajuda à associação", diz a filha do ator. "Ele pagou tudo do próprio bolso, mas, de uns tempos para cá, tem precisado do auxílio de seu sindicato."

"Fim das forças"
A BBC Mundo entrou em contato com a ANDA para que comentasse as acusações de Aguirre, mas não obteve resposta, A secretária-geral da associação, Yolanda Ciani, disse recentemente à agência Notimex que tem pago pelos cuidados médicos do ator e de sua mulher.

Inclusive, se comprometeu a cobrir a dívida com o hospital. "Enquanto ele não tiver alta, seguiremos pagando o que for necessário", afirmou. Mas Aguirre Fuentes já deixou a clínica em Puerto Vallarta, onde mora, sem submeter-se à cirurgia de vesícula da qual precisa.

"Ele deixou o hospital para não seguir gerando mais gastos", diz sua filha, que vê na atual polêmica uma tentativa de minimizar os 40 anos de carreira de seu pai. O próprio Girafales está muito decepcionado: "Tenho lutado há dez anos por este direito, porque faz dez anos que preciso dele. Minhas forças acabaram."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos