Criador de "Os Simpsons", Matt Groening revela que verdadeira Springfield fica em Oregon

  • Reprodução

    A cidade de Springfield, cidade natal de "Os Simpsons"

    A cidade de Springfield, cidade natal de "Os Simpsons"

Um dos maiores segredos da televisão americana foi revelado. Matt Groening, criador da série "Os Simpsons" contou onde está a verdadeira Springfield, cidade de Homer, Bart, Lisa e Margie, em entrevista publicada nesta terça-feira (10).

"Springfield na verdade é uma cidade no Oregon. A única razão é: quando eu era uma criança, existia um programa chamado "Father Knows Best", que era situado nessa Springfield  e eu fiquei emocionado na época por que imaginei que fosse a cidade mais próxima a Portland, minha cidade natal", disse em entrevista a "Smithsonian Magazine". Matt já contou várias histórias diferentes sobre a origem da cidade.

"Quando cresci, percebi que era apenas um nome fictício e também que Springfield era um dos nomes mais comuns de cidades americanas. Quando comecei a criar o show, imaginei que seria legal todo mundo pensar que era a sua Springfield", completou. Questionado por que não revelou antes, Groening justificou dizendo que "quando as pessoas vinham me perguntar se era a Springfield de Ohio ou de Massachussets, eu dizia apenas que sim". 

Os personagens têm os mesmo nomes da família de Groening - o pai dele se chama Homer (homenagem ao poeta grego Homero), a mãe é Margaret, e ele tem irmãs Lisa e Maggie. Bart, portanto, é o "alter ego" do próprio autor, que no entanto não batizou o menino travesso de "Matt" porque achava que seria mais divertida "essa ideia de um pai brabo gritando 'Bart', e Bart soa como o 'bark' (latido) de um cão latindo".

As alusões ao Oregon não param no nome da cidade. Groening também batizou alguns personagens com os nomes de ruas em Portland, como o reverendo Lovejoy, o aluno valentão Kearney e o vizinho mala-sem-alça Ned Flanders.

Até o endereço da família Simpson - Evergreen Terrace, 632 - é o mesmo da casa onde Groening passou a infância. No ar desde 1989 pela Fox, "Os Simpsons" é a sitcom há mais tempo no ar na TV norte-americana. Ela é exibida em mais de cem países e 50 idiomas, e ainda atrai semanalmente uma média de 7,7 milhões de espectadores nos EUA.

*com informações da Reuters.

UOL Cursos Online

Todos os cursos