Stephen Colbert estreia substituindo David Letterman no "Late Show"

  • Reprodução/Twitter/@Letterman

    Stephen Colbert (esquerda) assumiu o "Late Show", deixado por David Letterman

    Stephen Colbert (esquerda) assumiu o "Late Show", deixado por David Letterman

O comediante Stephen Colbert estreou como apresentador do talk-show "Late Show", substituindo o lendário e recém-aposentado David Letterman, com George Clooney e Jeb Bush como convidados para inaugurar uma nova era na televisão americana.

O programa exibido na noite de terça-feira (8) foi um início glorioso para este comediante de 51 anos, que tem a tarefa desafiadora de substituir Letterman, uma das grandes lendas da televisão americana que se aposentou após 33 anos de carreira.

Colbert prestou homenagem ao seu antecessor com uma saudação, disse ser um "fã de Letterman da primeira geração" e com orgulho convidou o auditório a apreciar um renovado teatro Ed Sullivan, em Nova York.

O programa contou com a aparição surpresa de um de seus concorrentes, Jimmy Fallon, do programa da NBC "Tonight Show", e com uma série de piadas ridicularizando o magnata imobiliário Donald Trump, que derrotou Jeb Bush nas pesquisas republicanas.

Colbert mergulha, assim, em um mercado ferozmente competitivo. O mundo dos programas de entrevistas noturnos americanos é muito diferente agora em comparação com a era dourada do gênero, dominada por apresentadores como Letterman, Jay Leno e Johnny Carson.

Em "The Late Show", Colbert interpreta a si mesmo, deixando para trás o alter-ego ultraconservador que o tornou tão popular em seu programa anterior, no canal de humor Comedy Central.

Mas terá que usar todas as suas armas para competir com Fallon e Jimmy Kimmel, que também possui seu programa na ABC, "Jimmy Kimmel Live!".

Os números da audiência são baixos e os jovens assistem cada vez menos televisão. Neste contexto, parte do sucesso de Fallon e de Kimmel ocorreu porque souberam produzir segmentos engenhosos que se tornam rapidamente virais na internet.

Comédia política

Jeb Bush, que deseja ser o terceiro de sua dinastia a chegar à Casa Branca, chegou bem relaxado ao programa. "Mais jovem, mais bonito", foi sua resposta quando Colbert perguntou em que se diferenciava de seu irmão, o ex-presidente George W. Bush.

A inclusão de um candidato político no primeiro programa foi interpretada como sinal de que "The Late Show" pode se concentrar na comédia política, à medida que o país transitar na campanha pelas eleições presidenciais de 2016.

A Clooney, Colbert entregou um presente para celebrar seu casamento com a advogada em direitos humanos Amal Clooney: um peso de papel com a frase "Não te conheço".

Em uma entrevista ao "New York Times", Colbert disse esperar que sua aptidão para a comédia política lhe dê vantagens sobre seus rivais nesta temporada.

"É a quinta eleição presidencial que cubro em um programa noturno. Me emociona em um nível que não emociona outras pessoas", disse ao jornal. "É a notícia mais importante do planeta, mas ninguém morre. O que pode ser melhor?", questiona, sarcástico.

UOL Cursos Online

Todos os cursos