Série "Narcos" globaliza a história do colombiano Pablo Escobar

Com sua série original "Narcos", que estreia nesta sexta-feira (28) para assinantes de todo o mundo, o Netflix globaliza a história do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, com um elenco e uma perspectiva que transcendem as fronteiras da Colômbia, embora tenha sido rodada quase integralmente neste país.

Para deixar clara esta visão, a série é narrada desde o primeiro momento pelo agente da agência antidrogas americana, a DEA, Steve Murphy, interpretado pelo ator americano Boyd Holbrook ("Garota Exemplar" e "Milk"), que perseguiu Escobar até sua morte, em 1993.

"Queríamos fazer uma série que transcorresse em dois mundos diferentes, que fosse tão interessante para a audiência americana como para a latina, e a única maneira de fazê-la foi mostrar a versão da DEA", explicou o diretor de "Narcos", o cineasta brasileiro José Padilha, autor do multipremiado "Tropa de Elite" (2007).

Mas o foco também está na figura de Escobar, interpretado pelo ator brasileiro Wagner Moura ("Tropa de Elite" e "Elysium"), já que foi este chefe do cartel de Medellin que fez a DEA desembarcar na Colômbia.

"Escobar é um marco no início do fluxo de cocaína aos Estados Unidos e à Europa. Ele é o início da história, então por onde mais começar?", declarou Padilha, citado no comunicado da gigante americana de vídeo por streaming Netflix sobre o lançamento da série.

Wagner Moura aprendeu espanhol em Medellin, cidade no noroeste da Colômbia que serviu de centro de operações para Escobar, e absorveu a história do narcotraficante visitando os lugares onde ele viveu e ficou famoso.

"Eu não era a primeira opção para interpretar este personagem, era um brasileiro magro que não falava espanhol. Mas essa é uma das coisas que me encantam em Padilha: é imprevisível", declarou Moura sobre sua participação na série.

O ator brasileiro, que engordou cerca de 20 quilos para dar vida a Escobar, assegurou que não conhece "nada na televisão americana que se pareça com 'Narcos': é falada em duas línguas, foi gravada na Colômbia e tem um elenco internacional".

Além de Holbrook e Moura, em "Narcos" participam o chileno Pedro Pascal ("Game of Thrones), como Javier Peña, um colega de Murphy na DEA, o colombiano Juan Pablo Raba ("El corazón del océano"), que faz o primo de Escobar, e a mexicana Stephanie Sigman ("Spectre", o próximo de James Bond), que dá vida a uma famosa amante do chefe do tráfico.

"Ambicioso" projeto para a ColômbiaMas além do toque global, com o qual o Netflix busca fazer o relato de Escobar mas também mostrar o começo do tráfico de cocaína no mundo e os erros e acertos dos Estados Unidos na luta antidrogas, os criadores da série deram muita ênfase em fazê-la da forma mais verossímil possível.

"O mais importante era contar a história com honestidade", afirmou o americano Eric Newman, produtor executivo de "Narcos".

A gravação foi feita "se não 99,5%, ao menos 99,3% na Colômbia", pois "foram rodadas apenas duas cenas fora", explicou à AFP Andrés Calderón, diretor da produtora colombiana Dynamo, que trabalhou no seriado.

A filmagem aconteceu entre setembro do ano passado e abril deste ano e como empregou "de 70% a 80% de pessoal de produção colombiano", também deixou muito ao país em matéria de "experiência e formação", afirmou Calderón.

"É uma das melhores oportunidades que a Colômbia já teve. É o projeto mais ambicioso que veio ser filmado aqui", destacou o produtor colombiano, confiando em que o sucesso desta série se traduza também na chegada de novos projetos ao país.

O projeto de "Narcos" se beneficiou de uma lei de incentivos de 2012 orientada a atrair produções estrangeiras à Colômbia, que desde então permitiu 15 filmagens que renderam ao país cerca de 26 milhões de dólares, segundo dados oficiais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos