Morre David Frost, jornalista que ficou famoso por entrevistar Nixon

  • Getty Images

    O jornalista David Frost

    O jornalista David Frost

O jornalista britânico David Frost, famoso por suas entrevistas com o ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon, morreu de um ataque cardíaco aos 74 anos de idade, informou sua família neste domingo (1).

David Frost morreu neste sábado, a bordo do navio de cruzeiro Rainha Elizabeth, segundo o comunicado da família.

O primeiro-ministro David Cameron reagiu à morte no Twitter: "Meu coração está com a família de David Frost. Conseguia ser, como foi comigo, ao mesmo tempo amigo e um temível entrevistador", declarou o chefe de Governo.

Em comunicado enviado à BBC, a família de David Frost disse estar "devastada". "Um enterro familiar será realizado em um futuro próximo e os detalhes de uma cerimônia em sua memória serão anunciados no momento apropriado", indicou a família, que pediu à imprensa respeito a sua privacidade.

David Frost, que trabalhou para a BBC durante a sua carreira na televisão de mais de 50 anos, entrevistou Richard Nixon sobre o escândalo Watergate, após a renúncia do presidente dos Estados Unidos.

Estas entrevistas transmitidas em 1977 resultaram em um filme em 2008, "Frost/Nixon".

Vida e Carreira

Nascido em 7 de abril de 1939 em Kent (sudeste da Inglaterra), David Frost estudou na Universidade de Cambridge antes de apresentar um programa satírico na BBC. Ele passou a ficar conhecido por sua tenacidade depois de uma polêmica entrevista em 1967 com um criminoso da época.

Apresentando programas nos Estados Unidos e no Reino Unido, o jornalista foi um "habitué" dos voos transatlânticos em Concorde e possuía uma rica lista de contatos.

Presidentes, primeiros-ministros, celebridades: a lista de convidados famosos para suas entrevistas foi longa durante uma carreira vivida em diferentes redes de televisão (incluindo a BBC, a ITV, e, desde 2006, a Al-Jazeera).

Com seu tom educado e caloroso, ele conseguia poupar seus entrevistados na medida certa, para conseguir depois respostas para questões delicadas.

Essa técnica foi utilizada com grande êxito durante a sua série de entrevistas com Richard Nixon, em 1977, três anos depois da queda do presidente republicano por causa do escândalo de Watergate. Durante as entrevistas, Frost conseguiu de Nixon um 'mea culpa': "Eu decepcionei meus amigos, eu decepcionei o país", desabafou o ex-presidente.

"No fim, eu acho que não estávamos conscientes de que qualquer coisa histórica ia acontecer e que tínhamos ido mais longe do que pretendíamos", comentou David Frost em 2009 à BBC.

Além de ter entrevistado os últimos oito primeiros-ministros britânicos e os sete presidentes americanos antes de Barack Obama, David Frost também recebeu Nelson Mandela, Mikhail Gorbachev, Vladimir Putin, Yasser Arafat, Jacques Chirac, Frederik de Klerk e Benazir Bhutto.

Ele também foi o autor da última entrevista concedida pelo último xá do Irã Mohamed Reza Pahlavi. Fora da esfera política, teve como convidados Orson Welles, Tennessee Williams, Elton John, Woody Allen, Mohamed Ali, os Beatles, Clint Eastwood, Anthony Hopkins, Norman Mailer e Warren Beatty, entre várias outras personalidades.

Sir David foi nomeado cavaleiro em 1993. Ele também escreveu 17 livros, produziu vários filmes e lançou dois canais de televisão, a London Weekend Television e a TV-am.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos