Funeral do ator James Gandolfini começa em Nova York

Em Nova York

Fãs e estrelas do cinema e da televisão se reuniram na manhã de quinta-feira (27) em uma igreja de Nova York para prestar a última homenagem ao falecido ator americano James Gandolfini, estrela da série de televisão "Família Soprano".

A cerimônia fúnebre estava prevista para começar às 10h (11h de Brasília) na catedral de São João o Divino, ao noroeste de Manhattan.

Gandolfini, de 51 anos e natural de Nova Jersey, estado vizinho de Nova York, morreu em 19 de junho em Roma, quando estava em seu quarto de hotel. O corpo foi repatriado no domingo.

Entre a personalidades presentes no funeral estavam o ator Alec Baldwin, o governador de Nova Jersey, Chris Christie, e os colegas de Gandolfini em "Família Soprano", como Edie Falco, Lorraine Bracco e Jamie Lynn Sigler.

Discursos
De acordo com a revista "US Weekly", falaram durante a cerimônia Deborah Lin Gandolfini, esposa do ator; os amigos da família Thomas Richardson e Susan Aston; e o criador de "Família Soprano", David Chase.

Deborah Lin destacou o caráter do marido, relatou a "Variety": "Meu marido era um homem honesto, gentil e amoroso. Ele se preocupava mais com os outros do que com ele mesmo. Ele sempre tinha tempo para perguntar aos outros como eles estavam".

Já Chase fez seu discurso como se fosse uma carta endereçada a Gandolfini. "Alguém me disse para começar com uma piada... Como você teria dito, eu não estou no clima. Eu estou muito triste e cheio de desespero. Você era um bom garoto. Um garoto triste, impressionado e confuso. Dava para ver nos seus olhos. Por isso você era um grande ator", disse.

Foi a HBO que pagou pelo funeral e organizou o evento, segundo o jornal "The New York Post". A emissora, responsável pela exibição de "Família Soprano", ainda fez uma filmagem da cerimônia, como forma de presentear a família de Gandolfini.

O funeral foi conduzido pelo reverendo James A. Kowalski. A catedral de São João o Divino é uma das maiores do mundo. Os organizadores acreditavam na presença de até 2 mil pessoas.

Fãs

Ator que interpretou Tony Soprano é velado em NY

"Acordamos às quatro e meia da manhã", contou à AFP Stephanie Solano, fã de Tony Soprano, que saiu do Bronx com as duas netas.

"Estou com o coração devastado, mas queríamos estar aqui", completou a mulher, ao lado das netas, que exibiam uma grande foto de Gandolfini.

A família de Gandolfini organizou na quarta-feira à noite um velório em Park Ridge (51 km ao noroeste da cidade de Nova York), onde cresceu o ator.

Gandolfini estava na Itália para receber o prêmio Ville de Taormina, na Sicília, e dar uma aula com o cineasta italiano Gabriele Muccino dedicada a grandes atores do cinema e da televisão.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos