"A comédia é algo natural para mim", diz Sofía Vergara, de "Modern Family"

  • Jason Kempin/Getty Images

    Sofia Vergara com o prêmio recebido por "Modern Family" na 19ª edição do Screen Actors Guild Awards

    Sofia Vergara com o prêmio recebido por "Modern Family" na 19ª edição do Screen Actors Guild Awards

Sofía Vergara é a atriz colombiana que conseguiu seduzir os americanos com seus atributos sedutores e seu talento cômico através de seu esfuziante papel na série "Modern Family", e ela diz que a comédia é algo natural para ela, apesar de admitir suas limitações para os papéis dramáticos.

"Nunca tive muito treinamento em atuação, aprendi na prática. Acho que a comédia é uma coisa natural para mim", declarou a atriz de 40 anos, em uma coletiva de imprensa em Los Angeles após a apresentação da animação "Escape from Planet Earth", que estreia no dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos e para o qual ela emprestou a voz.

Ex-modelo de passarela e apresentadora de um programa de viagem nos anos 1990, ela conquistou Hollywood desde que, em 2009, foi lançada a sitcom "Modern Family", que fala de uma grande família problemática, mas amorosa, onde ela vive uma sedutora dona de casa colombiana.

O papel de Gloria Delgado valeu para ela três indicações ao Prêmio Emmy - o Oscar da TV - e outras três para o Globo de Ouro. Além disso, no final de janeiro, o Sindicato de Atores concedeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de Melhor Elenco para a equipe de "Modern Family".

Mas, ao refletir sobre sua idoneidade para os papéis dramáticos, a atriz não mostra os traços da vaidade do personagem que a tornou famosa.

"Se o diretor acha que posso fazer, eu faço. Conheço minhas limitações, mas confio no trabalho do diretor", explica.

Vergara deu como exemplo "The Paperboy", filme dramático que estreou no ano passado e do qual não pôde participar por uma questão de agenda. O papel acabou nas mãos da australiana Nicole Kidman.

"Achei que se ele (o diretor Lee Daniels) acreditava que eu podia fazê-lo, então eu ia conseguir fazer. Mas não sei se consigo chorar", confessou ainda.

"Acho que Nicole Kidman fez um grande trabalho. E estou feliz por não ter tido de urinar na cara de ninguém!", acrescentou, brincando sobre uma cena do filme. "Esse nível de atuação para ela não é nada, mas para mim teria significado três semanas de estresse".

O cinema em breve contará com a presença de Sofía, em um papel relativamente dramático, quando, em setembro, o diretor Robert Rodríguez estrear a segunda parte de "Machete" (intitulada "Machete Kills"), onde ela interpreta a personagem Madame Desdémona.

"É como um personagem de ação, não é comédia. Mas estou certa que terá alguma coisa cômica, porque uso um figurino muito doido", antecipou.

Apelidada de "a bomba colombiana" pela imprensa americana e de "Toti" por seus amigos, Vergara contou, além disso, que antes de virar modelo queria ser dentista e chegou a estudar Odontologia por três anos na Colômbia.

"Quatro vezes por semana íamos ao anfiteatro onde estavam os cadáveres, e aprendemos a dissecá-los, aprendemos o nome de cada veia, cada músculo, de cada buraco do crânio. Eu adorava esta parte", comentou.

Mas quis o destino que um fotógrafo a descobrisse em uma praia colombiana e acabasse com seu futuro odontológico. Em compensação, ela virou a atriz que mais ganha dinheiro na televisão americana, segundo divulgou a revista "Forbes" em julho.

Agora, na quarta temporada de "Modern Family", sua sexy personagem acaba de dar à luz um filho, a quem a produção deu o nome de Fulgêncio.

"Foi maravilhoso me desfazer da barriga falsa. Porque fiquei grávida no verão, aqui em Los Angeles, e tinha que usar uma coisa de plástico grudada na pele quando fazíamos externas, era horrível".

"Mas o bebê é algo genial, traz muita diversão e conflito entre os personagens", acrescentou, referindo-se ao seu marido na ficção, Jay Pritchett, interpretado por Ed O'Neil, ex-protagonista da popular comédia dos anos 1990 "Married with Children" ("Um Amor de Família" no Brasil).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos