Eliminação mostra que "Fazenda" não é "um reality acima de qualquer suspeita"

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer

“Um reality acima de qualquer suspeita”, anunciou a Record ao veicular em abril um vídeo promocional da “Fazenda 5”. A propaganda era uma provocação ao “BBB”, cuja última edição provocou a abertura de inquérito policial e teve um candidato eliminado sob a acusação de “comportamento inadequado”.

Sete meses depois, a mesma Record deixa várias dúvidas e suspeitas no ar ao eliminar um candidato por “comportamento incompatível com o funcionamento do programa e com regras básicas de convívio”.

Rodrigo Faro, apresentador da “Fazenda de Verão”, não gastou mais do que 15 segundos na noite de segunda-feira (03) para anunciar que o modelo Lucas foi afastado do programa apenas seis dias depois de entrar.

O rapaz, como se sabe,causou confusão assim que resolveu tomar o primeiro banho. Pelado e, segundo os relatos de Natalia, excitado, Lucas provocou mal-estar geral e, rapidamente, se desentendeu com todo mundo na casa.

Muito agitado, falando sozinho, dormindo pouco, parecia especialmente irritado com Haysam, o único gay assumido da casa. Atormentou e assustou o rival de várias maneiras. No momento mais impressionante, segurava um machado enquanto o ofendia.

Lucas estava provocando Haysam como estratégia de jogo ou por alguma razão incontrolável? Haysam correu riscos, de fato, ou tudo não passou de uma encenação de Lucas? As regras do programa proibem terror psicológico?

A Record não explicou o que houve de “incompatível” no comportamento do modelo. Também não esclareceu se Lucas estava enfrentando algum problema psicológico dentro da casa. Foi avaliado antes de entrar? Recebeu alguma orientação antes ou durante o jogo?

A falta de transparência da emissora se estendeu ao ato final. Depois de a edição mostrar os atos de Lucas por uma hora, Rodrigo Faro foi lacônico ao comunicar o público da eliminação, sem mostrar como o candidato recebeu a notícia.

É evidente que a Record sonha ainda faturar com audiência explorando o caso. Mas deixou o espectador que acompanhou o programa de segunda-feira com a certeza de que a “Fazenda” não é “um reality acima de qualquer suspeita”.

Mauricio Stycer

É jornalista desde 1986. Repórter e crítico do UOL, autor de um blog que trata da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor. Conheça seu Blog no UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos