UOL Entretenimento Televisão
 
08/09/2011 - 00h58

Corajoso, Aguinaldo Silva resolve primeiro conflito de "Fina Estampa" no capítulo 15

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
  • Momentos antes de ser desmascarada por Griselda (Lilia Cabral), Mirna (Angelia Vieira) aparece em cena calçando apenas um sapato (07/09)

    Momentos antes de ser desmascarada por Griselda (Lilia Cabral), Mirna (Angelia Vieira) aparece em cena calçando apenas um sapato (07/09)

Ousadia pouco comum em novelas, Aguinaldo Silva prolongou por apenas 15 capítulos o primeiro grande conflito de “Fina Estampa”. Nesta quarta-feira, Griselda (Lilia Cabral) desmascarou o filho, Antenor (Caio Castro), depois de descobrir que ele, envergonhado de sua origem humilde, contratou uma atriz para ocupar o  lugar da mãe num jantar com os pais da noiva.

Dupla ousadia, diga-se. Primeiro, por resolver a situação tão rapidamente. Segundo, por escolher um dia “ruim”, um feriado, para exibir a cena.

O público premiou a novela com números altíssimos de audiência. De acordo com dados preliminares do Ibope, o capítulo teve picos de 47 pontos e média de 40,7 pontos (59,4% de TVs ligadas na Globo).

A decisão de exibir um capítulo tão impactante deve ter sido motivada pela sensação de que a novela rapidamente estava ficando monótona. Na véspera, por exemplo, não aconteceu absolutamente nada ao longo da trama.

Além disso, Aguinaldo Silva parece ter vários coelhos guardados na cartola para tirar ao longo dos próximos meses. Sentiu-se seguro, por isso, para “queimar” tão cedo a história da armação de Antenor com Griselda.

Pelo menos duas personagens, Iris (Eva Wilma), tia da protagonista Teresa Cristina (Christiane Torloni), e Teodora (Carolina Dieckmann), ex-mulher de Quinzé (Malvino Salvador), ainda farão entradas triunfais na trama. O autor também promete um assassinato, a ser cometido por Teresa Cristina.

Um detalhe pitoresco na cena em que Antenor é desmascarado foi notado por vários espectadores. Mirna (Ângela Vieira), a atriz contratada pelo estudante para fingir ser sua mãe, no papel de uma fazendeira riquíssima, apareceu usando apenas um pé do sapato em cena. Um deslize cômico.

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL

Visite o blog do jornalista

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Críticas

Mais Críticas
Hospedagem: UOL Host