UOL Entretenimento Televisão
 
18/01/2011 - 10h08

"Insensato Coração" começa como filme de ação

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
  • No papel de uma ex-participante de reality show, Deborah Secco é a promessa de muitas gargalhadas em Insensato Coração

    No papel de uma ex-participante de reality show, Deborah Secco é a promessa de muitas gargalhadas em "Insensato Coração"

Primeiro capítulo de novela costuma ser como exibição de coleção em desfile de moda – uma rápida apresentação de todas as atrações do mostruário sem forçar o público a fixar o olho em nenhuma.

Gilberto Braga e Ricardo Linhares, aparentemente, optaram por outro caminho na estreia de “Insensato Coração”. Focaram apenas em três núcleos, apresentaram o vilão sendo mau já na segunda cena, colocaram um maluco com uma faca no sapato para derrubar um avião no segundo bloco e provocaram o primeiro beijo do herói com a mocinha antes de acabar o capítulo – por um incrível acaso, a madrinha da noiva e o noivo, que não se conheciam.

Se o objetivo foi tirar o fôlego do espectador na tentativa de evitar uma queda abrupta do Ibope, normal em estreias de novela, os autores estão desculpados. Valeu o esforço. Mas se o objetivo era dar alguma pista do que será “Insensato Coração”, então, ficaram devendo.

Braga e Linhares têm muito tempo pela frente para apresentar o enorme elenco da novela e todos os seus núcleos. Por ora, apresentaram dois núcleos principais. O que mereceu mais atenção foi a família Brandão, baseada em Florianópolis, comandada por Raul (Antonio Fagundes), sua mulher, a perua Wanda (Natalia do Vale), e os dois filhos (Léo e Pedro, vividos por Gabriel Braga Nunes e Eriberto Leão), cujo caráter, explicaram os autores, foi determinado na mais tenra infância.

O segundo é a família Drumond, cuja matriarca Vitória (Natalia Thimberg) dirige uma companhia de aviação e vive em uma mansão, cercada de empregados, entre os quais um mordomo, e duas sobrinhas, a protagonista Marina (Paola Oliveira) e sua prima, a desinibida Bibi (Maria Claro Gueiros).

Também entraram em cena um designer garanhão, André (Lazaro Ramos), que pegou três mulheres em apenas duas cenas, uma ex-participante de reality show, Natalie Lamour (Deborah Secco), que nos promete gargalhadas, e Carol (Camila Pitanga), amiga da protagonista Marina.

Ecos de “Vale Tudo”, um dos maiores sucessos de Gilberto Braga, foram ouvidos no primeiro capítulo de “Insensato Coração”. O vilão Leo, em sua segunda cena, fez um rápido discurso sobre como é fácil enganar e “tirar grana do brasileiro”. A empresa aérea de Vitória chama-se CTA, nome quase idêntico (TCA) ao da companhia da novela dos anos 80. Vários atores do atual elenco, como Natalia Thimberg, Fagundes, Gloria Pires e Cássio Gabus Mendes, participaram de “Vale Tudo”.  

É difícil imaginar o que virá pela frente depois de assistir este aperitivo. A cena principal, do seqüestro do avião, chamou a atenção pela baixa qualidade técnica e completa inverossimilhança, mas serviu ao propósito de dar um choque no espectador logo de cara.

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL.

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Críticas

Mais Críticas
Hospedagem: UOL Host