UOL Entretenimento Televisão
 
30/08/2010 - 10h34

No divertido "O Último Passageiro", Tóquio é a capital da China

Mauricio Stycer
Crítico do UOL

No mercado de compra de programas e formatos internacionais, o grande desafio das emissoras brasileiras é fazer adaptações bem feitas. Isso implica ter bons diretores, recursos para produção, saber escolher os apresentadores e selecionar direitinho os participantes. Não é muito difícil, mas “Formigueiro”, na Band, e “Mega Senha”, na RedeTV estão aí para mostrar como é fácil estragar programas que fazem sucesso em outros cantos do mundo.

Na estreia de “O Último Passageiro”, neste domingo, a RedeTV se redimiu. Mais uma invenção da Endemol, a criadora do “Big Brother” e de tantos outros formatos espalhados pela televisão brasileira, trata-se de um “game show” que coloca estudantes de três escolas em confronto e premia a vencedora com uma viagem de formatura.

O programa é apresentado por Mario Frias, ator de alguma fama no segundo escalão da Globo. Ele abusa do “olha só”, do “é isso aí”, repete muito “valeu, RedeTV” e, como todo carioca da gema, fala “douze” em vez de “doze”. Mas sua alegria e entusiasmo à frente do projeto compensam esses cacoetes.

Os alunos das três escolas que participaram da estreia também fizeram valer o tempo perdido à frente da televisão. Pareciam, de fato, empolgados com a possibilidade de ganhar o prêmio e conseguiram transmitir um entusiasmo raras vezes visto em programas deste tipo.

Numa das provas, o aluno mais inteligente de cada grupo respondeu a perguntas de conhecimentos gerais. Perguntas difíceis, como saber o nome da apresentadora do programa “SuperPop”, o nome do melhor amigo do “Bob Esponja” ou a capital da China. A mais difícil foi esta última. “Tóquio”, respondeu uma menina.

“O Último Passageiro” ocupa um horário difícil, às 20h de domingo, antes do “Pânico”. Dados preliminares indicam que o resultado da estreia foi fraco, com dois pontos de média no Ibope e quatro de pico. Diante do que é exibido nas concorrentes neste horário, merecia mais.

Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é repórter especial e crítico do UOL.

Fórum UOL Televisão - Mauricio Stycer

Blog do Mauricio Stycer

Críticas

Mais Críticas
Hospedagem: UOL Host