Seleção do Brasil tem que voltar a ser do Brasil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Stephan Savoia/AP Photo

    Jogadores do Brasil em amistoso contra os Estados Unidos em agosto deste ano

    Jogadores do Brasil em amistoso contra os Estados Unidos em agosto deste ano

Ainda que considerando a existência da CBF e de um monte de gente que não presta, é chegado o momento de se promover um amplo debate sobre a nossa seleção de futebol e a sua relação com o torcedor; por extensão, com o telespectador brasileiro.

Estamos às vésperas de uma nova eliminatórias e já de muito tempo a convocação daqueles que irão nos representar em campo, incluindo os próprios jogos, deixou de provocar alguma emoção no torcedor ou qualquer discussão no boteco da esquina. E deixou de provocar porque muitos dos selecionados são figuras absolutamente desconhecidas da maioria. Hoje, com a Seleção em campo, os estádios não enchem e a audiência da televisão não sobe. Tudo ao contrário do que antes acontecia.

Fomos três vezes campeões mundiais, 58 – 62 – 70, só com o pessoal que atuava por aqui. E para apresentar o que apresentamos em 2006, 2010 e 2014, para ficar nos mundiais mais recentes, poderíamos perfeitamente contar com jogadores dos nossos clubes. Não se discute o direito de quem quer jogar e ganhar seu dinheiro lá fora. Absolutamente não.

O que se coloca em discussão é o que poderia trazer de bom uma Seleção formada apenas com o pessoal daqui e mais identificada com o torcedor. Por que não experimentar?

Particularmente, entendo, isto só nos traria benefícios.

Ainda mais porque
A seleção brasileira, graças aos Teixeira, Marin e companhia bela, há muito tempo deixou de ser dos brasileiros.

Ela foi vendida para gente de fora, pessoas que mandam e desmandam na marcação de jogos e convocação de jogadores. Ou alguém não sabe disso? O Brasil, em todos os setores, tem que deixar de ser o país da enganação.

Próxima das 23
"Joaquina", título provisório da novela das 11 do ano que vem, terá a sua estreia antecipada para abril, junto com a nova programação da Globo. Isto porque em junho ou julho, como costumeiramente acontece, todas as atenções estarão voltadas para a Olimpíada do Rio, que vai ser disputada de 5 a 21 de agosto.

Divulgação/Globo
Andreia Horta em "Império"; atriz está cotada para ser a protagonista da próxima novela das 23h
 Andreia reservada
Sobre "Joaquina", escrita por Márcia Prates, trata-se de uma novela baseada na vida da única filha de Tiradentes. Será o primeiro voo solo desta autora na Globo. A protagonista está reservada para Andreia Horta.

Faixa na sexta
A Record ainda não anuncia oficialmente, mas já é possível dizer que, a partir do próximo ano, haverá um programa do entretenimento na faixa de shows das sextas-feiras. O que será é que ainda não foi resolvido.

Outro lado
Téo José contestou parecer da coluna sobre o fato de dobrar narrações, Liga e Brasileirão, nas quartas-feiras da Band. Diz que os índices de audiência conquistados provam o contrário e que a nota não citou o nome do comentarista Neto, seu companheiro nas transmissões.

Gente nova
Novos personagens irão entrar na fase seguinte de "Além do Tempo", onde os já existentes estarão vivendo uma nova vida 150 anos depois da atual. A mudança será no capítulo 86.
 
É por
Munir Chatack/Record
Cena de os "Dez Mandamentos", novela bíblica que vem incomodando a Globo
Terminando "Os Dez Mandamentos", que ninguém sabe até onde vai, a Record terá como grande desafio manter o calor no seu horário de novelas. Todas as atenções se voltam agora para o que "Escrava Mãe", a sua substituta, irá conseguir.

Efervescência
Interessante verificar que "Os Dez Mandamentos" levou a Record a se preocupar ou se comparar com a Globo. Esqueceu o SBT. Ou nunca mais se referiu a ele nos últimos tempos. Este é um momento muito bom para a televisão brasileira, inclusive para a própria Globo. Mesmo em tempos de crises, leva todas elas a se mexerem. Bom isso.

Mercado
O Ibope Media sediará, nesta segunda-feira (21), uma reunião entre os comitês de insights e de mídia da Associação Brasileira de Anunciantes, a ABA. Orlando Lopes, CEO do Ibope Media, fará uma apresentação com o tema "A nova mídia e o novo Ibope Media". E na sequência, a diretora Manuela Bastian, apresentará o case Consumer Mix Model, ferramenta que mensura o ROI (retorno sobre investimentos) real em vendas das campanhas.

Segredo da Claudia

Flávia Montenegro
Claudia Raia participa do programa "Calada Noite", de Sarah Oliveira, no GNT
Nesta terça, 22h30, no "Calada Noite", da Sarah Oliveira, no GNT, Claudia Raia revela que numa noite entrou escondida na Globo, saindo do raio de vista das câmeras de segurança, para se submeter ao teste da "Engraçadinha". O Manga achava que não devia ser ela. Denise Saraceni insistiu e a Claudia, no fim, foi aprovada.

Bate – Rebate

  • O SBT, de Mato Grosso do Sul, e a TV Guanandi, afiliada da Band, curiosamente as duas, terão em breve Luiz Andreoli em suas programações...
  • ... Logo no comecinho de outubro ele vai estrear um programa diário na Band...
  • ... E um outro, uma vez por semana, aos domingos, no SBT.
  • Xuxa voltará nesta segunda ao comando do seu programa na Record...
  • ... Enquanto isso, nos bastidores circula a informação que um nome de peso está sendo pensado para interagir com Xuxa Meneghel..
  • ... Isto durante alguns momentos do programa, no palco, ao vivo...
  • ... Este profissional teria participação fixa, algo, aliás, já realizado com a Sabrina Sato, como foi o caso do  Gabriel Totoro, do "Porta dos Fundos", no passado...
  •  ... E do Rodrigo Capella nos programas atuais...
  •  ... Se isto vier a se confirmar, resta saber como a Xuxa irá reagir...
  •  ... Vale lembrar que alguns participantes da nova "Fazenda" irão participar do programa dela na noite de hoje.

C'est fini
O especial sertanejo "Festeja" será uma das atrações da programação de fim de ano da Globo e ficará sob a responsabilidade do núcleo Ricardo Waddington.
A gravação está prevista para novembro, em Cuiabá, reunindo artistas como Luan Santana, Paula Fernandes e Bruno & Marrone, entre outros.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos