A Regra do Jogo

TV do Brasil nunca esteve tão bem servida de novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução/TV Globo

    Cassia Kis e Alexandre Nero em cena de "A Regra do Jogo" elogiada por internautas

    Cassia Kis e Alexandre Nero em cena de "A Regra do Jogo" elogiada por internautas

Vamos combinar que em matéria de novelas, oferecidas pelas diversas emissoras, o telespectador está muito bem servido. E não tem do que reclamar. Há para todos os gostos, num nível de produção acima de qualquer crítica.

Atingimos um padrão quase imbatível e, não por acaso, grande parte do que se faz por aqui alcança uma repercussão bem interessante em outros países.

Não contando a Bandeirantes, que por enquanto funciona apenas como exibidora de um material que vem de fora, SBT, Record e Globo, em maior escala, continuam investindo forte, em uma clara demonstração de que no setor, pelo menos neste, a crise está passando ao largo.

E é importante constatar que em todas elas, e aí se incluindo também a Band, os resultados de audiência também são muito significativos. Uma ou outra pode até apresentar problemas, como foi o caso da recente "Babilônia", mas o trabalho no geral tem se apresentado como bastante compensador.

Bem bolado

Boa essa ideia do João Emanuel Carneiro de batizar cada um dos capítulos de "A Regra do Jogo". Isso nunca aconteceu.

Mas vai dar trabalho, se contabilizarmos que além de escrever capítulos, ele terá que pensar em outros cento e tantos títulos.

Repare só

Cássia Kis Magro é uma atriz de inegáveis recursos, como também são Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Nathalia Timberg e Marieta Severo, pra ficar só nas mulheres.

Observe como cresce também a atuação daqueles que contracenam com elas. É de chamar a atenção.

Então é assim

Lembra que aqui foi dito que a Record tinha inventado um ônibus para servir hambúrguer. É quase isso.

Na verdade, o veículo é da Burger, que tem esse serviço de Bus Food, e que auxiliou o "Balanço Geral" na ação realizada pelo programa na sexta-feira.

Divulgação
Augusto Xavier irá apresentar "Documento Verdade"
Jornalismo

"Documento Verdade", produzido pelo jornalismo investigativo da Rede TV!, vai estrear dia 24, às 22h45, com apresentação de Augusto Xavier.

No primeiro programa, uma reportagem especial sobre o novo momento econômico, político e social de Cuba, produzida por Mauro Tagliaferri.

Falando nisso

Dia desses, esta santa coluna falou da existência de uma cozinha como um dos cenários do "MG TV", informativo da TV Globo em Belo Horizonte.

O público presente, a respeito de tudo, reclama que lá, de fazer comida a pintar unha se fala de tudo. Notícias do interesse geral, no entanto, são poucas. E, externas, quase nenhuma.

Como pode?

É interessante abordar este comportamento editorial de BH, por ser ele completamente diferente de outras praças, como Rio e São Paulo.

Nestas, percebe-se, a busca pela melhor informação sempre acontece de maneira incessante. Um forte desejo de atender o telespectador, em tudo o que é necessário, pode ser constatado todos os dias. Em BH, é o trivialzinho de sempre.

Só pra não esquecer

Difícil recordar um outro alguém que foi tão criticado como o Rodrigo Bocardi em seu começo no "Bom Dia São Paulo", depois de passar pela reportagem e correspondência internacional da Globo.

Hoje não há quem não reconheça a sua segurança e o seu bom desempenho à frente deste informativo.

Nada certo

A saída da Mônica Iozzi já foi dada como certa do "Vídeo Show", entre outubro e novembro, por desejo dela e para voltar a atuar em novelas ou séries.

No entanto, o seu desempenho no programa e o bom entrosamento com o parceiro Otaviano Costa passaram a jogar contra as suas pretensões. Há, na Globo, setores interessados na sua permanência e que prometem batalhar por isso.

Última saída

Especialistas do mercado entendem que a Turner, persistindo a quebra de braço com as operadoras e apesar de resistir, acabará dividindo com outra do cabo a transmissão da Liga dos Campeões.

Este é, como se observa, um assunto dos mais delicados.

Divulgação
Brendha Haddad vive Inês em "Os Dez Mandamentos"
Dois tempos

Brendha Haddad (foto), a Inês de "Os Dez Mandamentos", também integra o elenco de "Santo Forte" no canal AXN, ao lado de Vinicius de Oliveira, Guilherme Dellorto e Laila Garin, em exibição aos domingos, 21h, e que estreou no último dia 30.

Joyce, a personagem, vai para a cidade grande em busca do sonho de se tornar bailarina, mas com as dificuldades, acaba se entregando à prostituição. Entra no quarto episódio.

Não deu pra esperar

A Globo nem esperou o fim do "Tapas & Beijos", que só terá seu último episódio nesta terça-feira, para colocar o excelente Otávio Müller em outro trabalho.

Desde a semana passada, ele passou a ser o gerente de um banco de "A Regra do Jogo", mas ainda como proprietário da loja de noivas no seriado.

Reprodução
Rubens Pozzi está na cobertura do US Open, pela ESPN

Cobertura

Além do André Plihal, acompanhando os amistosos da Seleção Brasileira nos Estados Unidos, a ESPN Brasil enviou Rubens Pozzi para cobrir o US Open, em Nova Iorque.

Bate – Rebate

  • Ivete Sangalo será a convidada especial da Xuxa, hoje, ao vivo, na Record.
  • Gugu ainda não assinou, mas está apalavrado com a Record sobre nova temporada do seu programa no ano que vem.
  • Chris Flores recebeu sinal verde para iniciar as gravações do "Troca de Família".
  • Apresentadora e repórter Maria Cândida se impôs ao desafio de perder 10 quilos...
  • Além de outros cuidados, ela está se submetendo a uma série de exercícios especiais comandados pela Solange Frazão...
  • E que começa com uma corrida diária, às 6 da manhã, no Ibirapuera.
  • Douglas Tavolaro, que coordenou os trabalhos, está surpreso com a vendagem do livro da Andressa Urach...
  • Segundo ele, está superando todas as previsões.
  • Em dias de jogos do São Paulo no Morumbi, fica complicado reconhecer o ator Henri Castelli...
  • Ele vai ao estádio com tudo o que tem direito, paramentado e gorro na cabeça.

C´est fini

O "Roda Viva", desta segunda-feira, apresenta uma edição temática inédita da campanha "Saídas para a Crise", promovida em parceria com a OAB–SP, a Assembleia Legislativa de São Paulo e o Instituto de Estudos Avançados da USP.

Mediado por Augusto Nunes, o programa conta com as participações de Rubens Naves, Luiz Carlos Bresser Pereira, Amir Khair, José Álvaro Moisés e Roberto Giannetti da Fonseca. Começa às 22 horas.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos