Tendência do "É de Casa" é de crescimento

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Nessa transferência do Jornalismo para o Entretenimento, percebe-se que Patrícia Poeta mudou um pouco a postura e passou a adotar um estilo diferente na apresentação do "É de Casa" daquele que conhecíamos até aqui.

Com toda a experiência acumulada, desde o seu começo como repórter e depois apresentadora de diversos jornais, incluindo o "Fantástico", ela tem se mostrado muito mais confiante agora à frente dessas novas funções. Sair do "Jornal Nacional", verifica-se, fez muito bem à Patrícia.

E mesmo contando com a presença de outros nomes tão conhecidos quanto, como são os casos de Tiago Leifert, Zeca Camargo, Ana Furtado, Cissa Guimaraes e André Marques, ninguém do "É de Casa" está pretendendo ser dono do pedaço ou da situação. Por aí apresenta-se a mão segura do seu diretor, Boninho.

A tendência do programa é de crescimento. O fato de ainda não ter alcançado a audiência que dele se espera não passa de simples contingência.

Vamos combinar

Desde a sua estreia, o "É de Casa" não ganhou nenhuma vez dos desenhos do SBT no Ibope. Verdade absoluta.

Mas o que tem isso a ver? O público de um, por acaso, é parecido com o do outro?

Tudo muito natural

Televisão, como no futebol, muitos dão palpite. É bom que isso aconteça. Esse jogo diário do contra ou a favor faz parte e todos têm direito a externar suas opiniões, mesmo algumas sendo as mais absurdas.

Aqueles que dirigem essas emissoras, no entanto, têm o dever de enxergar esse panorama com outros olhos. É preciso, a cada momento, levantar os prós e contras.

Se de um lado...

O SBT já tinha a sua programação infantil consolidada e continua obtendo bons resultados com ela, ótimo.

A Globo inventou de fazer o "É de Casa" para oferecer outra opção de entretenimento ao seu telespectador e criar um novo produto que possa interessar ao mercado comercial. Isto, nos dois casos, é fazer televisão.

... Mas por outro

O que deve ser combatido é a acomodação ou criar dificuldades para vender facilidade.

Rede TV!, Band e Record preferem ou lotear seus horários a preços de ocasião para os seus concessionários ou botar no ar um tapa-buracos qualquer. Aí é ruim. Não acrescenta nada

Diferenças

Para a Record, pouca diferença faz no seu fim de mês, não abrir comerciais ou não se dar a importância de produzir à altura. A sua fonte de dinheiro é outra e ela está sempre bem abastecida.

Mas Rede TV! e Bandeirantes deveriam se obrigar a isso. Tentar capturar novos públicos e ampliar as suas possibilidades de negócio.

Trivial

Reprodução
Alex, pelado ou com a mesma roupa

Telespectadores e telespectadoras mais atentos perguntam por que o personagem do Rodrigo Lombardi, quando não está pelado, aparece sempre com o mesmo terno em "Verdades Secretas"?

Sabe que eu não sei. Deve ser mania, superstição ou algo parecido. O Walcyr, com toda certeza, tem essa resposta.

Participante improvável

No segmento "ex-boleiros", circula na Record o nome de Marcelinho Carioca para "A Fazenda". Quase impossível vir a acontecer. Ele está em completamente outra.

A propósito

Mudanças importantes acontecendo nos bastidores da próxima "Fazenda", agora com a sua produção nas mãos da Floresta.

Laura Finocchiaro, que acompanhava o diretor Rodrigo Carelli desde os tempos da "Casa dos Artistas", não fará mais a sonoplastia do programa.

Todo vapor

A Record, como aqui se adiantou, resolveu acelerar os testes de "Josué e A Terra Prometida".

Eduardo Pires, Lana Rhodes e Daniel Erthal foram alguns dos que passaram por lá nesses últimos dias.

Depois de "Babilônia" 

"Vou aproveitar a pausa da televisão para fazer algo que estava querendo há muito tempo: voltar a estudar" - avisa Tainá Muller, que também é jornalista por formação.

"Estou fazendo dois cursos de extensão na universidade, enquanto avalio os próximos passos profissionais", finaliza.

Em pé de guerra

Renato Rocha Miranda/Globo
Jojô (Giovana Rispoli) Arthur (Fábio Assunção) em "Totalmente Demais"

Em "Totalmente Demais", substituta de "I Love Paraisópolis" na Globo, Giovanna Rispoli e Fábio Assunção serão pai e filha. Como Jojô e Arthur, viverão em pé de guerra o tempo todo.

Já há alguns dias, as gravações da novela acontecem na Austrália, mas para estrear só em 9 de novembro.

Senna

No próximo dia 12, às 23h30, o Canal Brasil estreia a série "Ayrton Senna – Retratos e Memórias", em 10 capítulos e com direção e roteiro de Ernesto Rodrigues.

O programa revisita a história de um dos maiores heróis do esporte brasileiro e reúne entrevistas com Niki Lauda, Galvão Bueno e Reginaldo Leme.

Presta atenção

Ontem, sexta, durante a tarde, muito se falou sobre as duas mortes na Praça da Sé.

Em rádios e algumas emissoras de TV se ouviu o tempo todo que os crimes aconteceram "em frente à Catedral da Sé". Tudo errado. Catedral e Sé são sinônimos.

Catedral é sinônimo de: abadia, templo, sé, santuário, presbitério, mosteiro, igreja ..

Bate – Rebate

•       Terminaram as gravações da segunda temporada da minissérie "Conselho Tutelar", da Record, com direção de Rudi Lagemman...
•       ... No elenco fixo, Roberto Bomtempo, Paulo Vilela, Petrônio Gontijo, Paulo Gorgulho e Cássia Linhares...
•       ... Contando também com participações de Alessandra Loyola e Rafaela Mandelli...
•       ... Um total de cinco episódios para exibição em dezembro.
•       Equipe do "Caldeirão do Huck", com o Luciano à frente, já está na Argentina, gravando "Desafiados"...
•       ... O tempo estimado para a duração dos trabalhos é de 15 dias.
•       A direção da Record festeja os bons resultados de "Os Dez Mandamentos"...
•       ... Tem, inclusive, muito o que comemorar. Além de bem feita, a novela tem conquistado, até como consequência, números bem significativos...
•       ...  A verdade é que a sua teledramaturgia acertou a mão na realização de novelas bíblicas...
•       ... Quer queiram ou não os seus críticos, "Os Dez Mandamentos" já se inclui entre as suas grandes produções.
•       O técnico Tite será o entrevistado do Luiz Ceará, neste sábado, na "Super Faixa" da Rede TV.


C'est fini

Juliana Baroni, a Rebeca de "Cúmplices de Um Resgate" no SBT, também se rendeu ao profissionalismo da colega Larissa Manoela.

"Estou bestificada", declarou Juliana, nos bastidores, devido ao fato de Larissa estar sempre muito focada nas gravações e com o texto na ponta da língua. É o tipo de atriz com quem Dennis Carvalho, da Globo, certamente adoraria trabalhar!

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos