Classificação indicativa é um significativo sinal de atraso

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/TV Globo

    Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) em "Caminho das Índias". Novela de Glória Perez é a segunda mais licenciada pela TV Globo, ficando atrás apenas de "Avenida Brasil"

    Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) em "Caminho das Índias". Novela de Glória Perez é a segunda mais licenciada pela TV Globo, ficando atrás apenas de "Avenida Brasil"

A posição desta coluna sobre censura e classificação indicativa é conhecida. Aqui, como em outros tantos setores responsáveis, se considera abominável a tentativa de repreensão a qualquer trabalho, ainda mais quando ele não oferece risco de nenhuma natureza a ninguém. Muito ao contrário.

E é o que tem acontecido com "Caminhos das Índias", obra de Glória Perez, em reexibição no "Vale a Pena Ver de Novo" na Globo.

No entender daqueles que resolvem o que é permitido ou não apresentar na televisão, neste ou naquele horário, a criança que fica acordada depois das 20h ou 21h é completamente diferente da que assiste televisão no período da tarde. Daí os cortes que estão acontecendo na novela, em muitas situações comprometendo a continuidade ou o seu entendimento.

Devemos combinar que a Globo, para tornar possível a reapresentação de outros memoráveis produtos do seu estoque, "Império", "Avenida Brasil", "Salve Jorge", "A Próxima Vítima", "Fina Estampa" e tantas outras só poderá se valer do Viva ou de um outro horário adulto de sua grade, caso contrário, no "Vale a Pena Ver de Novo", serão violentadas na mesma intensidade que "Caminho das Índias" está sendo. É uma pena que este atraso ainda persista.

Reaproximação
Convém informar que, a partir do seu desligamento da Gfk, houve uma aproximação da Bandeirantes com o Ibope. Ou do Ibope com a Bandeirantes.

Já de alguns dias o diálogo entre as duas empresas se tornou, digamos assim, mais afetuoso.

De qualquer maneira
De acordo com Ricardo Monteiro, Managing Director da GfK, o assunto com a Band ainda não foi totalmente encerrado.

Houve uma reaproximação das partes, com a abertura de uma nova linha de negociação.

Data marcada
A Globo programou para o dia 9 de novembro a estreia de "Totalmente Demais", a substituta de "I Love Paraisópolis".

Portanto, a novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira terá o seu encerramento em 6 de novembro.

Guerrilha
É complicado entender a postura de alguns programas e as suas emissoras.

O programa do Ratinho, na quarta-feira, tendo o futebol e o Gugu como adversários diretos, abriu apenas um break. Começou às 22h43 e só abriu um intervalo à 0h12. Como pode? Quem paga essa conta?

Fora do ar

Alex Palarea / AgNews
A atriz Carolina Dieckmann está afastada das novelas desde "Joia Rara", 2013

Carolina Dieckmann, outra atriz também muito disputada nas novelas da Globo, curiosamente já há algum tempo não foi chamada para mais nada.

Fez um rápido trabalho no "Fantástico", gravou um "Globo de Ouro" para o Viva e só isso. Ah, e não teve nome aprovado para "A Regra do Jogo".

Esforço
Mara Maravilha acatou ordens da Record para entrar em forma.

Segundo pessoas da produção de "A Fazenda", ela já perdeu 14 quilos. O reality rural volta ao ar em 23 de setembro.

Investimento
O "Globo Esporte", em São Paulo, que recentemente teve as estreias de "Carona" e "Fala, Casão", já tem previsão de estreia de um terceiro quadro, que será apresentado por um jogador de futebol ainda em atividade.

É por jogador de futebol em atividade, as possibilidades são inúmeras, mas tem alguém, muito parecido com o Rogério Ceni, aparecendo no radar.

Boa fase
Aliás, "GE", em São Paulo, está numa das suas melhores fases de audiência, de acordo com o Ibope.

Na semana passada, o programa alcançou média de 12 pontos e até mesmo nas terças, dia considerado complicado, o esportivo tem registrado ótimos índices, inclusive surpreendendo a direção da casa.

Jornada nas estrelas
Os canais ESPN acabam de fechar a contratação de Jackie Silva, ex-jogadora de vôlei de quadra e praia.
Além dela, existem outros ex-atletas na mira para formar uma equipe da Olimpíada.

Gravações internacionais

Divulgação
Fernanda Motta no "Altas Horas"

A modelo Fernanda Motta fará uma participação especial na novela "Totalmente Demais", em cenas que serão gravadas na Austrália. Será um ensaio para uma revista de moda, que tem Juliana Paes como editora.

Entre um flash e outro, Fernanda vai se envolver com Fábio Assunção.

Tudo certo
No dia 17, Gugu Liberato irá apresentar o seu último programa da temporada, satisfeito, porque o faturamento conquistado vai fechar bem acima do que se esperava.
Em todas as edições, foram abertos três breaks de seis minutos de duração, e todos bastante recheados. Sem contar as ações de merchandising.

Bate – Rebate

  • Tudo certo: vai sair o programa do Rafinha Bastos no Multishow...
  • ... Será uma produção da própria emissora e servirá como porta de entrada para a Globosat...
  • ... Depois disso existem grandes possibilidades de se levar à frente outros projetos.
  • Bruno Gagliasso gravou, na última quinta-feira, cenas do seu assassinato em "Babilônia".
  • Os canais Fox Sports, 1 e 2, irão transmitir um total de 9 jogos exclusivos neste final de semana...
  • ... Encontros importantes dos campeonatos espanhol, inglês, italiano e alemão.
  • No dia 3 de setembro, Cláudia Mauro vai estrear a comédia "Eu e Ela", do Guilherme Fiuza, no Teatro MuBE Nova Cultura.
  •   A partir desta sexta-feira, 28, a ESPN terá um novo posicionamento: "ESPN. Tudo pelo esporte"...
  • ... Para promover este novo slogan, o canal desenvolveu uma campanha que vai envolver histórias reais dos seus contratados e também de fãs do esporte...
  •   ... Esse mote, "ESPN. Tudo pelo esporte" irá permear toda a comunicação da empresa.
  • ... Das peças publicitárias aos programas e das redes sociais às transmissões.
  • Com direção de Gabriela Gastal, Roberta Sá acaba de gravar o clipe da música "Delírio", com direito até a trio elétrico, na Lapa, no Rio.
  • C´est fini
  • De duas, uma: ou não aprendeu direito, ou a Tatá Werneck deixou de frequentar o consultório da sua fonoaudióloga.
  • Todos os problemas apresentados antes em "Amor à Vida" e agora em "I Love Paraisópolis" voltaram a acontecer. É muito complicado entender o que ela fala. Parece uma metralhadora. E já que não tem jeito, por que não legendar?
  • Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

C´est fini

De duas, uma: ou não aprendeu direito, ou a Tatá Werneck deixou de frequentar o consultório da sua fonoaudióloga. Todos os problemas apresentados antes em "Amor à Vida" e agora em "I Love Paraisópolis" voltaram a acontecer. É muito complicado entender o que ela fala. Parece uma metralhadora. E já que não tem jeito, por que não legendar?

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos