Opinião: A televisão também não aprendeu a lição da Copa

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • O goleiro Neuer (Alemanha) na Copa 2014

    O goleiro Neuer (Alemanha) na Copa 2014

A Copa do Mundo de 2014, entre tantos problemas que se arrastam até hoje, deixou uma lição que a televisão do Brasil não conseguiu assimilar. Aqui, todo e qualquer perigo de área ou dúvida no impedimento é repetido trocentas vezes, o que apenas amplia a discussão entre os diversos especialistas, mesmo sabendo-se que, no fim de tudo, nunca vai se chegar a lugar nenhum. No embalo do Skank, é como bola na trave: nunca altera o placar...

Vamos combinar que a arbitragem brasileira está bem no nível do futebol que aqui se pratica. Se merecem. Para acabar com a discussão, só recorrendo aos meios eletrônicos que outros esportes, como vôlei e futebol americano, já utilizam há muito tempo. Contra dois olhos do juiz e outros dois de um bandeirinha num lance em questão, existem 60 câmeras jogando contra.

O bom nesse tira-dúvidas, que nem próximo está, é que com ele poderemos pôr fim também ao bate-boca e a baixaria existentes em alguns programas do gênero. Não usar tanto o replay, enquanto este atraso persiste, já será um bom começo.

Outro detalhe

No último sábado, já que o assunto é futebol, jogaram América Mineiro e Botafogo pela Série B. Vitória do time do Stycer. Qualquer transmissão em VHS seria muito melhor do que aquilo que a Rede TV!, corajosamente, pôs no ar.

E tem mais...

Já que a televisão é quem banca essa folia toda, está na hora de enquadrar os clubes naquilo que diz respeito às suas camisas. 

Neste mesmo América e Botafogo, aquele que enxergou os números dos jogadores, merece um carro zero. Foi algo, aliás, que levou o narrador Silvio Luiz, transmitindo do estúdio, a um erro. Erro que ele não teve culpa nenhuma.

Terminou ontem

Ontem, num hotel de Campinas, a Bandeirantes encerrou mais uma convenção do seu departamento comercial. 

Um encontro sem grandes novidades. De mais importante é que todos aprovaram a continuidade das novelas turcas. Depois de "Mil e Uma Noites" e "Fatmagul", virá uma outra.

E como novidade

Já se planeja também para este ano a produção e exibição de um especial de "A Liga". O título escolhido é "Cárceres", o que já proporciona a todos sabermos do que será tratado.

Erro de princípio

Na Record permanece a indecisão sobre a faixa da tarde. A reprise de "Dona Xepa" e "Prova de Amor" não foi até agora uma experiência bem sucedida. A audiência não reage e continua muito baixa no horário.

O que fazer? É essa a grande questão. Se com o "Programa da Tarde" já estava ruim, com as novelas ficou muito pior.

Acontece que...

A Record insiste em cometer erros absolutamente infantis na sua grade de programação. Será que alguém consegue entender a razão de "Dona Xepa", na ordem de apresentação, ir ao ar depois de "Prova de Amor"?

Mais ou menos isso

"Dona Xepa", na ordem em que se encontra, está fazendo a entrega para o "Cidade Alerta", do Marcelo Rezende. É como tirar todo um público da sala para a entrada de outro. Não dá liga.

Data marcada

A Band marcou para 31 de agosto a estreia de "Fatmagul – A Força do Amor". Durante duas semanas, a novela será exibida antes dos momentos finais de "Mil e Uma Noites", em estratégia já adotada por outras concorrentes, como SBT, Globo e Record. Ah, Chacrinha...

Toalha do Dudu

Ontem o caso da toalha bordada do Dudu, cachorrinho da Xuxa, deu alguma confusão daquelas, embora tudo ficasse esclarecido no fim. A Record não teve nada a ver com aquilo. Na verdade, foi um presente da Mônica Muniz, empresária e amiga da apresentadora.

A propósito da Xuxa...


Já nas primeiras horas da manhã de terça-feira ela se reuniu com a produção para examinar o que foi bem e o que não foi no seu programa de estreia, exibido na noite anterior. 

 

E, como primeira decisão, sabe-se que serão mais curtas as edições das matérias gravadas.

Substituição no Secom

Roberto Messias está deixando o comando da secretaria de Comunicação Social, o SECOM. Em março passado, o Planalto decidiu colocá-lo interinamente no cargo após a saída de Thomas Traumann.

Otaviano Pereira, com passagem no comercial da Rede TV!, está cotado para ocupar o seu lugar.

Globo Repórter

Globo/Divulgação
O repórter Francisco José na Cordilheira dos Andes

O "Globo Repórter", nesta sexta-feira, mostra um passeio no Norte e Noroeste da Argentina, na Cordilheira dos Andes, durante 18 dias.

Francisco José percorreu mais de 3.000 km em estradas de terra e trilhas pelas montanhas, às vezes com 13 graus negativos e ventos de 100 km/h.

Nota oficial

A Record informa: "foram encerradas as negociações com Marcelo Anthony". A Record não tem mais nenhuma negociação em andamento com o ator.

Como se sabe, ele chegou a ser convidado para ser o protagonista de "Josué".

Bate – Rebate

•       Ninguém pode reclamar da versatilidade da Ana Paula Padrão na Bandeirantes...
•       Na área do Entretenimento, participa de um dos principais produtos da casa, o "MasterChef", e também fez coisas para o seu jornalismo...
•       ...Como se não bastasse, agora a Ana Paula entrará numa espécie de campo infantil, o Júnior, do "MasterChef".
•       Humberto Martins, escalado para "Totalmente Demais", substituta de "I Love Paraisópolis", também foi relacionado para as gravações na Austrália...
•       ... Aliás, em "Totalmente Demais", o filho do Humberto,  Daniel Blanco, também integrará o elenco.
•       A terceira temporada do "Cozinha sob Pressão", no SBT, acontecerá em 24 de outubro...
•       ... E sempre, agora, seguindo o esquema de rodízio com o programa da Ticiana Villas Boas aos sábados.
•       O diretor Ocimar de Castro se desligou da Rede TV!. Na verdade, ele nem teve oportunidade de fazer um trabalho.
•       Patrícia Poeta, ao que tudo indica, será presença fixa no "É de casa"...
•       ... Ela já está confirmada na apresentação do programa no próximo sábado...
•       ...Quanto aos demais, esquema de rodízio, ora dentro, ora fora da casa.
•       A ESPN Brasil atingiu grande audiência na segunda-feira com a decisão da Supercopa da Espanha...
•       ... O jogo entre Barcelona e Athletic Bilbao deu picos de 1,24 no Ibope.
•       ... Considerando o dia, segunda, e o horário do jogo, 5 da tarde, é algo para ser comemorado.

C"est fini  

Ainda sobre o jornalismo adotado na Jovem Pan, vale recordar celebre frase de João Saad para os seus comandados na Bandeirantes, em dias que só sobravam críticas nos seus telejornais: "Filho, hoje não nasceu nem uma flor?"

As escolas de medicina picaretas serão alvo de uma reportagem especial do "Fantástico", na Globo, no próximo domingo.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos