Choque nos bastidores coloca o "Sintonize" em xeque

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • João Luiz/TV Globo

    O cantor Gusttavo Lima durante o "Sintonize" de 2014

    O cantor Gusttavo Lima durante o "Sintonize" de 2014

Ainda não existe uma posição se o especial de fim de ano "Sintonize" será ou não será apresentado na Globo neste 2015. Um conflito de interesses é apontado como grande complicador.

O projeto, até aqui, foi desenvolvido em parceria com a gigante Áudio Mix, empresa que promove shows sertanejos por todo o Brasil e que tem no seu cast nomes como Jorge & Mateus, Guilherme e Santiago e Wesley Safadão. Só que aí a gravadora Som Livre, do Grupo Globo, para não depender só da venda de discos, também desandou a promover megashows. E aí o inevitável choque. A batida de frente.

Dizem ainda que o fato de a Globo levar o "Show da Virada" para Goiânia e o Festeja, da Som Livre, para Cuiabá, considerados quintais da Mix, foram recebidos como provocação. 

Resta saber se vai aparecer alguém, investido de pombinha da paz, para serenar esses ânimos e restabelecer a ordem. Por enquanto, está tudo meio assim.  

TV paga

A estreia do "Destino Certo" foi confirmada para 3 de setembro no +Globosat, com apresentação de Mel Fronckowiak. É um programa de viagens, mas que foge um pouco da proposta que outros tantos adotam ou já adotaram. Ela estará seguindo sempre em busca de cinco objetivos.

Fim de linha

O apresentador e músico Rodrigo Rodrigues anunciou que a temporada do seu programa "Ouça", exibido pela Gazeta, se encerrou nesta sexta. Mas poderá voltar oportunamente em edição extraordinária.

Está lá

Américo Martins, que já dirigiu o jornalismo da Rede TV!, foi nomeado para o cargo de diretor-presidente da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, pela presidente da República Dilma Rousseff.

O decreto foi publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 13.

Visita

Zé Paulo Cardeal
O ex-goleiro alemão Jens Lehmann na sede do Fox Sports no Rio de Janeiro. Ele veio ao Brasil a convite da Fox para divulgar a transmissão do campeonato alemão, a Bundesliga

De um lado...

Aqui foram feitas críticas à desordem promovida em alguns programas esportivos – algo em extinção, felizmente; que tentam se destacar na base do grito e ridículas encenações. Não por acaso estes são aqueles que os bons patrocinadores passam longe. Jamais aceitam agregar seus nomes a eles.

... E do outro

Nesse sentido, vale destacar o trabalho de Paulo Soares e Antero Greco no "Sportscenter", 3ª edição, da ESPN Brasil. O do fim da noite. É uma dupla que está junta há mais de 10 anos e que trata as notícias do dia com descontração, de uma forma leve e sem avacalhação. O bom jornalismo agradece.

Reviravolta no caso

A Globo ainda não confirma para o público de fora, mas internamente devidas providências começam a ser tomadas para nova temporada do "Chapa Quente" no ano que vem. 

Todo o seu elenco já foi colocado de sobreaviso. As boas audiências conquistadas levaram a uma revisão nos planos.

Maratona

É curioso observar que a Record, que tem a IURD como dono, não apresenta tantos programas da Universal como a Rede TV!. Isto sem considerar a Rede 21 e CNT que estão praticamente nas mãos da igreja. Curioso como as autoridades insistem em fazer vistas grossas para isto.

Campanha

Tata Barreto/Divulgação
Humberto Martins, Deborah Secco e Alexandre Borges nos bastidores do "Criança Esperança" no sábado. A campanha já recebeu mais de R$ 17 milhões e a arrecadação pelos telefones vai até 30 de agosto


Curiosidade

"Sagrada Família", título da nova novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, curiosamente é o nome de um restaurante que funciona dentro da praça de alimentação da Basílica de Aparecida do Norte.

De duas, uma: ou até inconscientemente serviu de inspiração ou não passa de simples coincidência.

Cláudia não...

A Globo não liberou Cláudia Leitte para o Teleton do SBT, dias 23 e 24 de outubro, no SBT. Como se sabe, naquele mesmo período ela estará envolvida com a realização do "The Voice Brasil".

... Tiago sim

Em compensação, a Globo autorizou a participação de Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos, como já aconteceu no ano passado, no mesmo programa.

Daniel, cantor, que não tem mais compromisso com nenhuma emissora, também estará presente.

Vendido

A Record estreou o Xuxa Meneghel, nesta segunda-feira, com o apoio das empresas Nextel, Brasil Kirin, Niely e Kia Automóveis. Algo que foi motivo de festa no seu departamento comercial.

Bate – Rebate

•       Para quem não ligou nome à pessoa, no crédito da foto do Lehmann, trata-se do mesmo Zé Paulo Cardeal...
•       ... Zé Paulo que agora em outubro completaria 15 anos de Globo, mas que deixou a casa recentemente...
•       ...Depois de prestar esse serviço para a Spokesman, do Ricardo Frota, Cardeal virá com outras novidades.
•       Na Record, o último programa do "Gugu", nesta primeira temporada, irá ao ar no dia 17 de setembro...
•       ... Os seus espaços, nas terças, quartas e quintas  serão ocupados pelos realities da casa, "A Fazenda", "Batalha dos Confeiteiros" e "Troca de Família"...
•       ... Está previsto que Gugu voltará ao ar em janeiro de 2016, com o mesmo formato.
•       Ainda sobre o Teleton, até ontem a Record ainda não havia liberado a lista com os artistas que serão autorizados para o programa...
•       ...  A assessoria da Xuxa, no entanto, garante que ela já foi...
•       ... Devemos entender, então, que a Record é que está segurando.
•       O próximo congresso da Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – está marcado para os dias 6 e 7 de outubro, em Brasília...
•       ... Até aí, tudo normal. Curioso é que já se confirmam as presenças da presidente Dilma Rousseff, Eduardo Cunha e Renan Calheiros na abertura...
•       ... Todos eles juntos, no mesmo dia e horário.
•       A CPI do Futebol hoje ouvirá os jornalistas Juca Kfouri, Sérgio Rangel, Jamil Chade e José Cruz.
•       Walcyr Carrasco gentilmente cedeu Gabriel Godoy para o elenco da próxima novela de Daniel Ortiz na Globo...
•       ...  Ele vai fazer um vilão, Beto, personagem que foi de Marcos Frota no original de "Sassaricando".

C'est fini

Está tudo sendo preparado para a estreia do novo programa do Celso Portiolli, aos sábados, acontecer no dia 5 de setembro. O título ainda está sendo buscado, mas já existe o cenário e uma ideia aproximada de como irá funcionar.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos