Figurantes de novelas ficam até 90 dias sem receber

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Globo e Record, que gravam novelas no Rio, precisam examinar melhor as condições de trabalho oferecidas pelas agências de figurantes. Aquelas que são contratadas para oferecer este tipo de serviço.

As pessoas requisitadas, às vezes, passam um dia inteiro à disposição das gravações, sem almoço, lanche ou qualquer outro direito. Muitos já passaram mal.
 
E se não bastassem as péssimas condições oferecidas, existem também queixas de quando têm que receber. Apesar de as emissoras pagarem regularmente por essa atividade, as pessoas contratadas, no caso de algumas dessas agências, chegam a ficar 90 dias sem ver a cor do dinheiro.
 
Vamos combinar que ninguém se presta a fazer um trabalho desses apenas pela vaidade de aparecer na televisão.
 
Importante salientar que isto não é uma regra geral. Existem as que andam direitinho e cumprem com as suas obrigações. É o mínimo que se exige.
 
As exceções é que se constituem em problema. Globo e Record, repito, não têm diretamente nada com isso, mas deveriam ajudar a resolver o problema.
 
Pode isso, Arnaldo?
Um institucional do Ministério da Educação, anunciando feira no Anhembi, em São Paulo, tem usado o "Olho no Lance", do Silvio Luiz, na sua comunicação aos interessados.
 
Será que pediram licença?
 
Em estudos
Tom Cavalcante ficou de apresentar um projeto novo no Multishow e ele tem se reunido com algumas pessoas para chegar ao formato ideal.
 
O certo é que não deverá ser nada que faça lembrar o "Partiu, Shopping".
 
Alex Palarea/AgNews
Heloísa Perissé e Ricardo Tozzi estão no elenco de "Tomara Que Caia"
Sinuca de bico
Heloísa Périssé chegou a se animar com a possibilidade de participar da "Dança dos Famosos", edição em curso. É uma "vitrine" que não tem tamanho para qualquer artista.
 
Mas não pôde aceitar por causa do "Tomara que Caia". Fria.
 
Vamos conversar? - 1
Gente da TV e fora dela, com essa história de celular – uma arma nesses casos –, resolveu gravar alguns dos seus momentos mais íntimos com namorado ou namorada, marido e mulher.
 
Não vamos entrar em detalhes, mas é bom tomar cuidado com isso.
 
Vamos conversar? – 2 
O mundo do jeito que hoje está, com as pessoas se entendendo e deixando de se entender tão rapidamente, é enorme o risco de cair vídeos íntimos na rede. Aliás, como muitos famosos e outros nem tanto já caíram.
 
E isso, bom deixar avisado, é crime.
  
Olho nela
Larissa Manoela, protagonista de "Cúmplices de um Resgate", do SBT, por essa novela de agora e as outras que já fez, deve ser considerada uma atriz pronta.
 
Não se trata nem de uma revelação mais. É uma verdadeira profissional, em cena ou fora dela.
 
Não por acaso
O SBT tem investido na Larissa e, na medida do possível, exigindo tudo que ela pode oferecer.
 
Se já não existissem os diversos personagens que vem fazendo na mesma novela, agora ela será um menino. Vai fugir de casa e se transformar num "rapazinho". Nem começou a gravar ainda.
 
Mas se de um lado...
"Cúmplices de um Resgate" vai bem, obrigado, o SBT tem obrigação de oferecer um bom tratamento às suas novelas, do primeiro ao último capítulo.
 
"Chiquititas", que saiu do ar na sexta-feira, teve um final doloroso. Absolutamente sem graça. Parece que o seu último capítulo foi produzido apenas para cumprir tabela. Não merecia isso.
 
Só deu ele
Se a estreia da Xuxa, nesta segunda, na Record, está despertando atenção de meio mundo, devemos considerar que o mesmo, com as devidas proporções, também aconteceu com o cantor Falcão na TV Diário, do Ceará.
 
O barulho foi enorme. Lá ele é considerado o grande "bregastar".
 
Número certo
Os quatro últimos capítulos de "Verdades Secretas" continuam guardados. Não foram entregues aos atores e nem a ninguém.
 
Tudo está sendo feito para evitar o vazamento das suas cenas finais, mesmo porque, sabe-se, no meio delas existe uma morte de personagem importante encomendada.
 
Cenas de "Verdades Secretas"
Cenas de "Verdades Secretas"
 
Bate – Rebate
·       Está bem interessante a participação da Giovanna Ewbank no "Vídeo Show"...
·       ... Ela consegue ganhar a todos na simpatia.
·       O ex-jogador Raí será o convidado do "Cartão Verde", da Cultura, nesta terça-feira...
·       ... Ele está lançando o livro "Raí Auto_fotobio".
·       O vídeo do primeiro episódio do programa "GloboNews Que Mundo É Esse?", exibido no dia 26 de julho, bateu recorde no on demand do GloboNews Play...
·       ... Este serviço permite que os assinantes assistam aos programas da emissora quando e onde quiserem.
·       Foi bem armada e dirigida nos detalhes a cena do assassinato do Murilo, personagem do Bruno Gagliasso, em "Babilônia"...
·       ... Música, luz, edição na altura e medidas bem corretas.
·       A particularidade na estreia da Xuxa, hoje, é que pela primeira vez a Record irá transmitir um programa de entretenimento do RecNov...
·       ... Evidente que as atenções, dos diversos setores envolvidos, foram redobradas para isso.
 
C'est fini
Quem esperava ver o próximo "Show da virada", especial de fim de ano da Globo, em São Paulo ou Rio de Janeiro, pode esquecer. A Globo já descartou essas praças e já definiu outra, Goiânia (GO).
As gravações estão marcadas para os dias 24 e 25 de novembro e o programa irá apostar em um novo formato, transformando convidados em apresentadores.
 
Entre eles, Thiaguinho, Chitãozinho e Xororó, Skank e, possivelmente, Ivete Sangalo.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos