A televisão precisa assistir melhor os sábados

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

A Globo estreou, hoje faz uma semana e de uma maneira bem oportuna, o "É de Casa" nas suas manhãs, procurando desmentir o que todas as emissoras, inclusive ela, Globo, entendiam como besteira ou jogar dinheiro fora promover maiores investimentos neste dia e faixa de horário.

Caberá ao "É de Casa" ou à sua equipe responsável provar que isso, a exemplo de outras tantas manias dos bastidores, não passa de mais uma lenda.
 
Mas o que o sempre aconteceu nas manhãs pode ser extensivo ao sábado, como um todo. Há quanto tempo os programas ou as melhores atrações em todas as TVs são exatamente as mesmas? Angélica, Luciano, Raul Gil, "Zorra", Mion, Serginho, Sabrina mais recentemente e parou por aí. Não se vai além disso.
 
O número de ligados de uma semana atrás – manhã (23,4), tarde (37,9) e noite (52,6) – foram bem expressivos e deveriam estimular as emissoras a produzirem mais. Caso contrário se acabará chegando à conclusão de que não é o sábado um dia ruim para a TV. É a TV que é muito ruim para o sábado.
 
Lá na frente
Já foi solicitada ao Walter Negrão a sinopse de uma outra novela para o horário das 18h.
 
Algo que ele já começa a preparar a partir de agora, mas que só será exibida a partir de março de 2017.
 
Produção
Em se tratando de novelas das 18h, a Globo já tem uma equipe selecionando possíveis locações de "Candinho", a próxima do Walcyr Carrasco que vem por aí. Todas no Estado do Rio.
 
É uma produção de época.
 
Bem a propósito
Naquilo que diz respeito ao Walcyr, ele acaba sendo um caso que foge a todos os padrões.
 
Mesmo sujeito a críticas, é de se louvar a sua facilidade de fazer uma novela atrás da outra. É como dizem na Globo: escreve uma com a esquerda e outra com a direita.
 
Teve conversa
Bianca Rinaldi também chegou a ser sondada para integrar a equipe do novo programa da Xuxa na Record.
 
Só que não foi possível aceitar porque ela tem outros planos para a televisão.
 
Bianca, atualmente, é uma das atrações do "Super Chef" no "Mais Você" de Ana Maria Braga.  
 
Luz em cima
Ao contrário de todos os outros diretores de novelas da Globo, mais reservados em seus campos de ação, Amora Mautner sempre chama muito atenção.
 
A ponto de ter mais fotos publicadas em jornais, revistas e sites que vários atores e atrizes da sua "A Regra do Jogo".
 
Me tira o tubo
Acredite se quiser, mas teve equipe de TV comemorando por conseguido, "em um furo de reportagem", gravar o... salão do Jassa. Ou, como dizia Tico-Tico, em seu tempo de repórter: "em primeira mão".
 
Isso é que é saber avaliar a importância de uma notícia.
 
Tata Barreto/TV Globo
Alexandre Nero é Romero Rômulo em "A Regra do Jogo"
Tá na moda 
O novo trabalho do Alexandre Nero, agora em "A Regra do Jogo", vai dar barulho.
 
Romero Rômulo, responsável por liderar uma Fundação, a Raiar, que atua na reabilitação de condenados, é, na verdade, um bandido que usa a instituição para recrutar os mais perigosos bandidos para a facção criminosa da qual ele faz parte.
 
Triste coincidência
Repare que a tal facção "Raiar", do bandidão Alexandre Nero em "A Regra do Jogo", tem o mesmo significado a lendo de trás para frente.
 
Exatamente como aquela que existiu no Rio, a "ADA". Claro que é só uma (infeliz) coincidência. 
 
Encaixe
Na Rede TV!, o "Sob Medida" vai se transformar em  quadro do programa que a Daniela Albuquerque irá estrear em setembro nas tardes de domingo.
 
"Sensacional", o título escolhido, já está em fase de gravações.
 
Divulgação
A atriz Carolina Manica
Teatro
A atriz Carolina Manica, que foi protagonista da peça "Dias de Vinho e Rosas", ao lado de Daniel Alvim, dirigida por Fábio Assunção e fez boa temporada em São Paulo, pode voltar ao vídeo em breve.
 
O trabalho dela já chamou a atenção de dois autores de novelas.
 
Volta do Lima - 1
Lima Duarte vai voltar a "I Love Paraisópolis" e retomar o Dom Peppino, lá do início da novela, o mafioso que protegeu Danda (Tatá Werneck), algo que já estava previsto pelos autores Alcides Nogueira e Mário Teixeira.
 
Como argumento de agora, o interesse em investir em Paraisópolis.
 
Volta do Lima - 2
Neste seu reaparecimento, o personagem do Lima irá bater de frente com muita gente, incluindo Gabo (Henry Castelli).
 
Peppino chega acompanhado de uma assessora, Alceste, papel de Pathy de Jesus.
 
Deborah Montenegro/Divulgação/TV Globo
Heloísa Perissé e Angélica no "Estrelas"
Pizza da Angélica
Na edição deste sábado do "Estrelas", Angélica leva Heloísa Pérrisé para um tradicional programa paulistano: comer pizza no Bixiga.
 
Heloisa que é uma das atrações do "Tomara que Caia", nas noites de domingo, na Globo.
 
Cultura tem novo diretor de programação
Marcos Amazonas está para ser oficialmente anunciado como novo  diretor de programação da TV Cultura. Já de alguns dias se acentuaram os seus entendimentos com Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta.
 
Amazonas, nesses últimos tempos, atuava na Bandeirantes, de onde já se desligou. Consultada, a emissora não confirma a informação.
 
Bate – Rebate
·       Walcyr Carrasco está segurando os últimos capítulos de "Verdades Secretas"...
·       ... Ele, como todo mundo, sabe do desespero daqueles de sempre em entregar os segredos finais...
·       ... Aliás, será que algum dia a Globo vai conseguir dar um jeito nisso? ...
·       ... As várias tentativas que existiram até agora não deram em absolutamente nada...
·       ... E se não bastasse "Verdades Secretas", "Babilônia" vai passar pelo menos drama nesta sua reta final.
·       ... Sabe-se, no entanto, que esta é uma das preocupações e até uma das prioridades do diretor Silvio de Abreu...
·       ... Ele, Silvio, também já foi uma das grandes vítimas disso no passado.
·       "Ultraje a Rigor" vai se apresentar, dia 26 de setembro, no "Rock in Rio".
·       A partir deste sábado, a Cultura FM vai fazer transmissões diretas do Festival de Lucerna, Suíça.
·       Suzana Pires frequentou vários salões de beleza do Rio e São Paulo, para compor a sua manicure de "A Regra do Jogo".
·       No "Esporte Espetacular" deste domingo na Globo, Guilherme Roseguini vai relembrar o bronze do João do Pulo, no salto triplo, em 1980, na Olimpíada de Moscou...
·       ...O atleta, morto em maio de 1999, reclamava que foi roubado pelos árbitros, que anularam sete dos nove saltos dele.
·       Mariana Xavier e Danton Mello estarão hoje em Paraisópolis, durante a apresentação do "Criança Esperança", em link ao vivo mostrando os programas da campanha na favela.
 
C'est fini
Crescer na natureza é sempre difícil - e cada animal jovem confia em seus pais para se proteger e nutri-los na fase inicial da vida.
 
Mas como esses jovens animais sobrevivem quando perdem suas mães?  Ao longo dos últimos anos tem havido saltos na nossa compreensão de como resgatar e reabilitar animais selvagens órfãos. Este segundo episódio da série da BBC irá ao ar na íntegra no "Fantástico", da Globo, neste domingo.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos