É certo tratar o futebol com irresponsabilidade?

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução

    Renata Fan sai "chorando" de maca durante o "Jogo Aberto"

    Renata Fan sai "chorando" de maca durante o "Jogo Aberto"

A coluna está aberta para contestações e críticas, como sempre esteve, mas há quem observe um fato curioso, quando Renata Fan no seu "Jogo Aberto", da Band, registra boas audiências em São Paulo. Coincidentemente essas marcas acontecem por ocasião de derrotas do Inter, time dela, ou de algum dos participantes, com um pouco de chororô e tentativas de transformar o estúdio em um bar de esquina.

Apenas usando isso como reflexão, sem servir de crítica a quem quer que seja - muito menos à Renata e aos seus companheiros-, mas será que esse tipo de brincadeira ainda se ajusta aos tempos atuais? Será que não é mais um estimulante à violência existente nos campos de futebol e fora deles?

Cabe uma discussão, ainda mais quando se verifica que tentativas parecidas se aproximam perigosamente dos canais pagos, caso do Fox Sports, "Fox Sports Rádio", programa diário levado ao ar logo depois do almoço.

Vamos separar as coisas. Esporte e futebol até podem ser vistos como entretenimento, mas não como circo.

Pode ou não pode?

Nas provas de culinária do "Mais Você", da Ana Maria Braga, os participantes estão proibidos de carregar o celular. São obrigados a deixar no camarim. Acontece que teve um, na terça-feira, que tocou em plena prova. Como se explica?

Aprovado

O alto comando da teledramaturgia da Globo, leia-se Silvio de Abreu, acaba de aprovar a sinopse de Daniel Ortiz para o horário das 19h. A novela vai misturar elementos de "Sassaricando" com temas atuais.

Cansada de graça

Reprodução/Globo
Monica Iozzi mostra que sabe fazer drama, ao refazer cena de Viscky, de "Verdades Secretas", no programa "Vídeo Show"

Ainda da mesma novela, Mônica Iozzi entrou em contato com a direção da Globo, pedindo para não fazer mais a personagem Tancinha. E foi atendida.

Mônica quer mudar o registro dela como atriz que está muito identificado com a comédia, inclusive no próprio "Vídeo Show". Daí o seu desejo de fazer algo diferente, um papel mais para o dramático. Resta agora definir se isso será na própria "Sassaricando" ou não.

Próximo passo

Agora, como etapa seguinte, o autor Daniel Ortiz e o diretor Fred Mayrink passarão a se preocupar com a escalação completa do elenco de "Sassaricando".

Alguns lançamentos, gente do teatro do Rio e São Paulo, caras novas na televisão, podem ser esperados.

Jornada dupla 

Patrícia Poeta, Tiago Leifert, Ana Furtado e Zeca Camargo foram escalados para apresentar o "É de Casa" neste próximo sábado.

No caso da Patrícia, já se sabe também que ela irá compor o "mesão" do  "Criança Esperança" no mesmo dia.

Basquete

Em duas partes, hoje e amanhã, a ESPN está apresentando no "Sportscenter" uma entrevista exclusiva com o técnico da seleção brasileira de basquete masculino, Ruben Magnano.

Trabalho do comentarista Gustavo Hofman.

A propósito...

Sabe-se que nesta entrevista Magnano revela que espera contar com todos os brasileiros da NBA na Olimpíada do ano que vem, no Rio. Pode contar com isso. Ao contrário de outras ocasiões, dessa vez vai ser difícil algum deles querer esnobar uma convocação.

Fôlego

O que mais chamou atenção na coletiva da Xuxa, terça-feira, no RecNov, foi a sua humildade e profissionalismo. Depois de uma hora de coletiva, ela atendeu a todos individualmente. E em nenhum momento perdeu o bom humor.

Está por trás

Aliás, a Xuxa entende que tem alguma coisa de Hebe Camargo, o fato do programa dela ser apresentado nas segundas-feiras. Entre as duas, o tratamento que existia era quase de mãe e filha.

Cinema

Divulgação
Na noite desta quinta-feira, Amaury Junior mostra, na Rede TV!, uma entrevista exclusiva com Regina Casé, nos bastidores de pré-estreia do filme "Que Horas Ela Volta?", protagonizado pela atriz e apresentadora


Infantil

No dia 28 de setembro, o canal Gloob vai estrear, às 12h45, a quarta temporada do programa "Tem Criança na Cozinha" com novos apresentadores.

No lugar de Luísa, Luigi e Edu entram Drico, Lara e Thiago.

Como nos velhos tempos

Foi com abraço e aperto de mão, o encontro de José Luiz Datena e Milton Neves, terça à noite, no El Uruguayo, de Alphaville. Milton saía de um jantar publicitário, e Datena chegava com dona Matilde e um casal amigo.

Editando

Divulgação
Chris Flores grava chamada para o "Troca de Família" com participação de Marcos Mion

A Record gravou uma chamada bem divertida para anunciar a volta do "Troca de Família" em setembro.

Nela, Marcos Mion aparece no lugar do Marcelo Rezende, no "Cidade Alerta", e o Mionzinho ocupa o trono do Percival. Em meio a tudo, aparece a Chris Flores e diz: "Vocês ainda não viram nada!".

Bandeira quadriculada

No programa da Luciana, hoje, ela vai disputar uma corrida de kart com o Emerson Fittipaldi. Narração de Silvio Luiz.

A prova será realizada nas dependências da Rede TV!.



Bate – Rebate

•       O tema de abertura do "Xuxa Meneghel", na Record tem como autores e intérpretes Junno Andrade, namorado dela, e Bozzo Barretti, ex-"Capital Inicial".
•       Depois de 6 anos na Itália, Ivete de Souza chega para uma temporada no Brasil...
•       ... Junto com o parceiro Claudio Curi ela vai se apresentar no Tom Jazz, de 27, às 21 horas.
•       Como era esperado, ontem a direção da Bandeirantes recebeu os representantes da Warner em sua sede no Morumbi...
•       ... O encontro deles vai continuar e está previsto para terminar nesta quinta-feira...
•       ... Com boas chances de sair negócio...
•       ... Negócio que é dado como certo em relação à mídia em ônibus, aeroportos e Metrô...
•       ... Mas que poderá se estender a alguma das emissoras fechadas do grupo.
•       Pode ser que sim, pode ser que não...
•       ... Mas, para escapar do assédio de dezenas de atores,  autores da Globo nem se alongam muito na resposta por pedido de papéis em suas próximas novelas...
•       ... "Já tá fechado [o elenco]". Assim, curto e rápido.
•       Por causa de um mal-estar, meia hora antes de entrar no ar, Boris Casoy foi substituído por Felipe Brosco, do BandNews, no "Jornal da Noite", terça-feira.
•       Alias, na mesma terça, Ricardo Boechat também não passou bem. Sai zica! 

C'est fini

Neste domingo, a exemplo das demais emissoras, a Rede TV! vai derrubar parte da sua grade para dar lugar à cobertura das manifestações programadas. Haverá um especial com Amanda Klein e Augusto Xavier, e boletins ao longo de todo o dia. Luciano Faccioli ficará de plantão na Paulista.

Os sentimentos da coluna à famíia do editor de imagens da Band, Humberto Dabrius, falecido ontem.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos