Análise: A difícil arte de fazer cinema no Brasil

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Vantoen Pereira Jr./Divulgação

    "Made in China" (2014), uma das comédias patrocinadas pela Petrobras

    "Made in China" (2014), uma das comédias patrocinadas pela Petrobras

Fazer cinema no Brasil, por todas as razões que alguém consiga imaginar, sempre foi muito complicado, a começar pela desconfiança que nunca deixou de existir da parte de alguns setores e da falta de incentivo de outros.

Hoje, se já não bastasse tudo, o grande problema atende pelo nome de Petrobras. Há muitos anos considerada uma das maiores investidoras neste campo, a destinação de recursos para filmes foi reduzida a praticamente zero depois do escândalo que envolveu a empresa e os seus diretores nesses últimos tempos.

E na falta dela, a dificuldade também acaba sendo outra, segundo produtores e diretores interessados. Quando eles batem à porta de alguém em busca de patrocínio, não existe variação na primeira pergunta que escutam: "É comédia?".

E se sinalizarem que "Não!", vem logo o arremate, que embora disfarçado e educado, acaba sempre como definitivo: "Ah!, sim. Então, por favor, deixem o projeto que vamos analisar depois".

É de casa

A atriz Adriana Garambone renovou recentemente contrato com a Record. Hoje no papel de Yunet de "Os Dez Mandamentos", ela vai para 10 anos de casa, com diversos trabalhos consecutivos no currículo.

Confidencial

Diego Guebel, número 1 do Artístico na Band, chegou a ser sondado para assumir setor parecido em uma emissora concorrente. Dizem, inclusive, que a Warner foi quem bancou a indicação do seu nome. Por vontade dele, no entanto, o negócio não prosperou.

Hoje e amanhã

Nesses dois dias, quarta e quinta, a direção da Bandeirantes irá recepcionar uma numerosa comitiva de fora, para reuniões e apresentações em circuito fechado. Os visitantes, procedentes da Europa, são esperados nas primeiras horas desta manhã em Cumbica.

Questionada desde a última sexta-feira sobre o assunto, a Turner enviou na tarde de ontem, terça, a resposta sobre um possível interesse em adquirir alguma emissora do Grupo Bandeirantes. 

A Turner afirma que não está negociando a compra da BandSports. A companhia está inteiramente focada na continuidade do crescimento do portfólio de marcas do Esporte Interativo. 

A propósito...

De comitiva, o SBT também mandou a sua para Brasília na manhã de ontem, composta de supervisores, técnicos, operadores e cinegrafistas, para gravar entrevista do Kennedy Alencar com a presidente Dilma. 

Todos escolhidos a dedo. Irá ao ar no "SBT Brasil" de hoje.

Pensamento

Um diretor da Band tem como definitivo que ninguém se torna pobre gastando com mulheres, viagens ou comprando carrões. Isso é lenda, segundo ele.

Alguém só fica pior se fizer maus negócios. Pra refletir.

Mudou tudo

O jogo da televisão para o Rio, neste próximo domingo, seria Palmeiras e Flamengo, em São Paulo, mas que acabou transferido para 11h por causa da manifestação marcada para a tarde do mesmo dia.

Sendo assim, por sugestão das emissoras, optou-se pela transmissão de Fluminense e Figueirense, no Maracanã.

Compartilhar experiência

A CNN está convidando diretores de jornalismo de TVs do mundo todo para um encontro de três semanas em setembro, na sua sede de Atlanta. Franz Vacek, da Rede TV!, está entre os convidados a dividir esses conhecimentos, muito pela sua maneira de fazer um jornalismo "fora da caixinha".

Ficou devendo

O SporTV chegou a anunciar a transmissão da natação, ao vivo, do Parapan de Toronto, no sábado, domingo e segunda, o que não aconteceu em nenhuma dessas datas e horários indicados.

Limitou-se a exibir, em outros momentos, imagens recuperadas, mas sem explicar ao assinante a razão de não ter cumprido o prometido.

Fila das 18h - 1

Walcyr Carrasco continua acelerado no texto de "Candinho", substituta de "Além do Tempo" na faixa das 18 horas que terá a direção de Jorge Fernando. Estreia anunciada para janeiro, substituindo "Além do Tempo".

Fila das 18h – 2

Pela ordem, no horário das 18h, e na sequência de "Candinho" entrará "Velho Chico", de Edmara e Bruno Barbosa, já com 12 capítulos entregues para avaliação da Teledramaturgia.
E ainda dentro dessa organização, depois de "Chico", será a vez de uma novela escrita por Walter Negrão.

Confessa!

Estevam Avellar/Globo
Em hospital, Alice (Sophie Charlotte) pergunta a Cris (Tainá Muller) quem é o pai do filho que ela está esperando

Em cenas que serão exibidas amanhã, quinta-feira, em "Babilônia", Alice (Sophie Charlotte) vai ao hospital para ter uma conversa franca com Cris (Tainá Muller). Alice quer que ela conte a verdade, que Murilo (Bruno Gagliasso) é o pai do filho que ela está esperando – e não Vinicius (Thiago Fragoso).

Bate – Rebate

•       Produção de "Os Dez Mandamentos" ganhou um suspiro, com a espichada na novela...
•       ... Mas mesmo assim ainda está faltando uma conversa da direção da Record com o pessoal do RecNov.
•       E essa conversa do Britto Junior na Bandeirantes? Na Record, com quem ele ainda tem um ano de contrato pela frente, ninguém sabe de nada.
•       Nesse acerto entre Band e SBT que agora permite a presença dos integrantes do "CQC" no "The Noite", só não pode uma coisa...
•       ... As entrevistas poderão ser gravadas, mas nunca exibidas nas noites de segunda-feira...
•       ... Porque segunda é o dia que o "CQC" vai ao ar. Tem sentido...
•       ... No mais, tá liberado.
•       O cantor Thiaguinho e os sertanejos Chitãozinho e Xororó terão um papel de destaque dentro do novo formato do especial "Show da Virada" na Globo...
•       ... A gravação está marcada para novembro, mas falta ainda a emissora decidir o local...
•       ... Lembrando que nos anos anteriores isto sempre aconteceu em São Paulo.

C'est fini

O comando da teledramaturgia da Record, de acordo com informações divulgadas ontem durante a coletiva da Xuxa no Recnov, já recebeu os 17 primeiros capítulos de "Josué – A Terra Prometida", próxima novela bíblica com produção da Casablanca.

A ideia é estrear, em meados do ano que vem, com todos os seus 150 capítulos escritos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos