TV tem que sepultar de vez o pseudoassistencialismo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Vivemos um tempo em que, até por questão de sobrevivência e de absoluta necessidade, a qualidade se torna essencial na prestação de qualquer serviço.

Também na TV o nível de exigência é muito grande, ainda assim muitos programas, especialmente os de auditório, insistem em querer se segurar às custas da desgraça alheia. É a prova maior da incompetência e de quem não sabe fazer outra coisa. Isto, claro, disfarçado de um pseudoassistencialismo, que até pode proporcionar algumas migalhas na audiência, mas que não traz mais proveito comercial.

Nenhum bom anunciante, hoje, aceita agregar seu nome a histórias de reformar casa, dar televisão, acabar com obesidade e por aí afora. Aliás, atrás disso ou junto com isso, é bom que todos saibam, sempre tivemos a picaretagem de praxe. Importante deixar de uma vez avisado que na televisão, ou principalmente na televisão, nada acontece na base do amorzinho. Sempre existem interesses por trás.

Os novos tempos e as necessidades que todas as TVs agora têm de buscar dinheiro - e dinheiro bom - no mercado, fatalmente vão sepultar de vez com esse tipo de enganação.

Françoise na "Dança"

Divulgação/TV Globo
Françoise Forton, que é uma professora de balé em "I Love Paraisópolis"

Françoise Forton também está confirmada na "Dança dos Famosos", do "Domingão", que terá início neste domingo, 2. Entre outros, ela vai disputar com Flávio Canto, Arthur Aguiar, Agatha Moreira, Maurren Maggi, Viviane Araújo e Igor Rickly.

Outra pergunta

Por que a TV Cultura não deu continuidade ao "Provocações", colocando alguém no lugar do falecido Antônio Abujamra? O projeto é bom. Sabe-se, inclusive, que várias sugestões de nomes foram apresentadas, mas a direção da casa preferiu ignorar.

Tudo muito estranho

Ainda de lá, está bem esquisita essa história do Lima Duarte na TV Cultura para apresentar o "Viola Minha Viola".  Enquanto alguns setores garantem que foi tudo acertado, e inclusive o Lima chegou a falar, outros asseguram que nem convite oficial existiu. E agora?

Passando a limpo

Márcia Fernandes, agente e assessora pessoal do Lima, garante que não houve convite nenhum, pelo menos até agora. E a Cultura, consultada, afirma que também não fez. Melhor deixar quieto.

Teatro


Gabi, Marília Gabriela, voltou ontem aos palcos do Rio de Janeiro com a peça "Vanya e Sonia e Masha e Spike" no Teatro dos Quatro. A direção é de Jorge Takla. O espetáculo saiu de São Paulo definido como "puro resultado de refinamento e bom gosto".

E aí?

A Turner tirou todo mundo da parada, comprou por US$ 120 milhões a Liga dos Campeões, só que ainda não mostrou como pretende entrar em campo?

Até agora, pelo menos, nenhum esforço foi feito para reforçar a equipe do Esporte Interativo. Vai com o que tem?

Álbum de recordações

A americana McKinsey, contratada por Silvio Santos para cuidar da reestruturação do SBT e da sua sucessão, é a mesma empresa que, em 2013, passou pela Band. Foi um trabalho que terminou com inúmeras demissões e redução de salários dos que ficaram.

Importante lembrar

Que várias decisões tomadas por ocasião da passagem desta McKinsey na Band foram anuladas em momentos seguintes. É verdade que agora o trabalho encomendado por Silvio Santos é para a holding, mas que tem na televisão a sua principal empresa.

Outra história da Band - 1

Consultoria em televisão sempre é um trabalho que deve ser executado com cuidado por se tratar de um meio específico, que nem todos conhecem como funciona. As peculiaridades são muitas. A própria Band, no começo dos anos 2000, encomendou o trabalho de uma dessas empresas, que aqui e na história que se segue terá seu nome preservado.

Outra história da Band – 2

Num determinado dia, quando a sua direção discutia se valia ou não a pena investir num pacote de filmes de uma distribuidora internacional, o consultor presente pediu a palavra e se mostrou totalmente contrário à ideia. "Como gastar tudo aquilo se na Blockbuster dava pra alugar todos bem mais baratos?". E ainda chegou ao requinte de citar vários títulos.

Meira, Juca Silveira, Parada foram algumas das testemunhas presentes.

Mamãe!

Nem "Caminho das Índias" nem "O Rei do Gado", as duas novelas da Globo. Muito menos alguma coisa da concorrência. Galera da Record diz ter descoberto o real motivo dessa zica, da baixa audiência registrada nas reprises de "Dona Xepa" e "Prova de Amor": foi praga do Britto.

Bate – Rebate

•       A tendência é que o "Criança Esperança", da Globo, se aproxime cada vez mais do modelo do "Teleton", do SBT.
•       Dizem que a presidente Dilma cancelou três vezes, antes de dizer sim para uma entrevista ao programa do Jô Soares na Globo...
•       ... Então, se há mesmo este interesse, para Mariana Godoy só resta esperar. Numa dessas acaba saindo.
•       Depois de "Cúmplices de um Resgate", que estreia dia 3, o SBT vai começar a pensar numa próxima novela, sempre adaptações de fora...
•       ... Por enquanto, as mais cotadas são as de sempre: "Carinha de Anjo" e "Patinho Feio"...
•       Outra coisa: o SBT precisa encontrar alguma coisa para o menino Cirilo, Jean Paulo Campos...
•       ... Depois  daquela confusão toda com a Record e a consequente operação resgate, ele teve seu contrato renovado com o SBT e tem vivido de participações.      
•       Assim que terminarem as gravações de "Verdades Secretas", Rodrigo Lombardi vai partir em busca de um bom roteiro para produzir e protagonizar nos palcos.
•       Juan Alba, que acabou de gravar a série "Dois Irmãos", na Globo, fará o musical "Vamp", de Jorge Fernando.

C´est fini

Quando questionada sobre as razões de deixar o "Vídeo Show" no fim do ano, a resposta de Monica Iozzi é bem parecida com  aquela dada nos dias que sucederam sua saída do "CQC".
Depois de abandonar o programa do Band, ela declarou várias vezes que era atriz e não repórter. Agora, repete: "sou atriz" e "não apresentadora".

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos