Record joga reprises no lixo porque não tem planejamento de programação

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução

    Novelas que a Record começou a reprisar esta semana

    Novelas que a Record começou a reprisar esta semana

É muito fácil falar depois do fato consumado, mas o cuidado com a montagem da sua grade deve ser indispensável em qualquer TV.

Toda aquela que possui profissionais especializados trabalhando nisso, sempre se dá muito bem ou terá, no mínimo e dentro de um campo de possibilidades permitido, condições de reduzir o tamanho de um estrago que será inevitável.

Programação exige um bom planejamento e palpite zero de quem não tem nada a ver diretamente com ela. E foi tudo o que faltou para a Record, ao estrear as suas reprises de novela na última segunda-feira. O dia escolhido, provavelmente por um desavisado diretor, foi aquele que a líder Globo escolheu para levar ao ar a última semana de "O Rei do Gado" e iniciar a reapresentação de "Caminho das Índias". Deu no que deu.

"Prova de Amor" não passou de 3,7 de média e "Dona Xepa", 2,5, na Grande São Paulo na segunda-feira e ontem, na prévia, também foi mal. O substituído "Programa da Tarde" sempre deu muito mais. Fazer o que pode ser certo, mas na hora errada, dá nisso.

Resultado final

Apenas para não deixar o serviço pela metade, com a estreia de "Caminho das Índias" a Globo marcou 13 pontos de média. Já "O Rei do Gado", exibida na sequência, registrou insuperáveis 21 pontos.

Vai que numa dessas

Essa jogada da Globo, para ela inédita, de colar o fim de uma e a estreia de outra novela, pode servir também de experiência para um passo futuro. Vai que daqui a pouco, a emissora resolva substituir a "Sessão da Tarde" por outra reprise. Ela tem estoque de sobra para isso.

Há muito se fala...

Que a TV aberta num passado não tão distante só tinha atenções para o período da noite. Todos os investimentos só eram feitos naquele horário, para só mais recentemente, descobrirem a manhã.

Agora é esperar que também possam se tocar da existência das faixas da tarde e madrugada.

Ficam naquilo

Todo e qualquer dirigente de TV, como defesa, argumenta que os investimentos são feitos nas faixas em que o número de aparelhos ligados é maior. Mas aí existe aquilo: o número de ligados é menor por que não tem programação ou por que não tem programação o número de ligados é menor?

Mas também tem isso

Tempo em televisão é uma coisa meio absurda. Custa caro demais e muitas vezes é até difícil de calcular, mas ainda assim alguns programas usam de qualquer jeito.

Acredita que ontem o "Hoje em Dia", da Record, ficou uma hora com um sujeito de costas no ar, explicando que gastou mais de R$ 1 milhão em trinta e tantas cirurgias plásticas?

No fim...

Como é de praxe ou direito a todo dramalhão mexicano, o cidadão mostrou a cara e disse que fez aquilo porque tinha vergonha do próprio corpo.

A produção do "Hoje em Dia" foi nos requintes: montaram dois bonecos grandes, com as fotos do antes e depois, e colocaram um especialista para comentar os detalhes de cada operação.

Na mesma hora

A Rede TV! tinha no ar o seu "Melhor pra Você", que por enquanto é só dela mesma. E lá estavam os seus três saltitantes apresentadores ensinando o telespectador a bater um bolo. Dá pra acreditar?

Volta ao ar...

Divulgação/Band
Datena, que volta das férias hoje

Depois de uma semana fora, viajando com a família, José Luiz Datena retoma hoje o comando do "Brasil Urgente" na Band. Durante a sua ausência, ele foi substituído pelo filho Joel Datena.

Na noite de ontem, José Luiz Datena teve uma reunião com representantes do PP e fechou sua candidatura à prefeitura de São Paulo no ano que vem, como foi antecipado nesta coluna.
 

Mau jeito

Não bastassem outras dificuldades, o uso de transportes por parte da produção da Rede TV! também passou a ser terminantemente proibido. Todo aquele que precisar, vai ter que se virar por conta própria. Os carros estão liberados para servir apenas os convidados dos programas.

Nova baixa

Daniel Ghivelder, depois de 9 anos e 10 novelas dirigidas, deixou a Record na última segunda-feira. O seu contrato não foi renovado, fazendo ampliar ainda mais o clima de incerteza no RecNov.

Bate – Rebate

•       Uma equipe do "Rede TV News" visitou as favelas de Paraisópolis e Heliópolis para gravação da série "Drible na crise"...
•       ... O desejo é saber como seus moradores estão se virando na real – porque na ficção da Globo, em Paraisópolis, a coisa é um pouco diferente. No ar, sexta...
•       ... Já na sua edição de sábado o "Rede TV! News" irá mostrar como anda a crise na Venezuela e Argentina.
•       Juliana Valcézia, bailarina, apresentadora e quase contorcionista do "Domingão do Faustão", na Globo, é hoje um dos nomes mais pedidos para campanhas por esse Brasil.
•       Passado o susto, José Loreto retomou seu trabalho no filme do lutador José Aldo...
•       ... Na semana passada, ao fazer um salto mortal, ele torceu o tornozelo...
•       ... Em tempo: além de Paulo Zulu e Milhem Cortaz, Cléo Pires e Thayla Ayala também completaram as suas participações no mesmo filme.
•       O alto comando da Globo, representado por Carlos Henrique Schroder, ofereceu segunda-feira, 27, um coquetel de despedida para a equipe de "Malhação Sonhos" no Projac...
•       ... Os autores Rosane Svartman e Paulo Halm e sua equipe de colaboradores, direção e elenco foram bastante festejados...
•       ... Cardápio regado a champanhe, sushi e outros do gênero...
•       ... A novela termina dia 14 de agosto e, no dia 17, estreia "Malhação: Seu Lugar no Mundo".

C"est fini

A coluna falou outro dia da contratação de André Vasco pela Discovery. O programa que ele vai comandar, ainda sem data de estreia definida, é o "Cozinhando no Supermercado".
Trata-se de uma batalha gastronômica apresentada por André e com participação da chef Carla Pernambuco.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos