GfK quer apresentar pesquisas sem margem de erro

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    Há grande expectativa para a chegada da GfK

    Há grande expectativa para a chegada da GfK

A GfK optou por transferir, em mais de uma oportunidade, o início dos serviços de pesquisas de TV no Brasil, encomendados por SBT, Record, Rede TV! e Band, em função dos ajustes que ainda estão sendo feitos em seu complexo operacional.

Isto só irá acontecer em data a ser confirmada para o final do terceiro trimestre deste ano, porque o nível de qualidade que se pretende apresentar por aqui deverá ser necessariamente o mesmo dos outros países onde esta empresa já opera. Sem margem de erro.

Como não poderia deixar de ser, a expectativa é muito grande, porque as pesquisas em televisão sempre foram motivos de muita discussão. Motivos que, de fato, nunca faltaram, também porque o antigo Ibope nunca se deu ao trabalho de abrir e manter uma linha de diálogo objetiva, franca e transparente com as emissoras que tinha como clientes. Algo que o novo Ibope, de acordo com o que ficou claro em uma reunião realizada, em maio passado, na presença de jornalistas em Londres, será imediatamente corrigido.

A expectativa para a chegada da GfK é muito grande. Assim como aconteceu com o Datanexus, do SBT, em seu rápido período de funcionamento, esta será mais uma oportunidade de passar esse serviço a limpo.

Nova ordem

A teledramaturgia da Globo, via Silvio de Abreu, vai exigir de todos os autores entre 30 e 36 capítulos escritos para dar início aos trabalhos de pré-produção.

Uma medida que visa evitar correria, erros, atrasos... e desculpas.

É comigo mesmo

Todas as questões relativas ao acerto com a Disney, recentemente efetivado, estão limitadas ao dono Silvio Santos. E ele, até agora, dividiu esse assunto com muito poucos.

Um dos seus desejos, dizem, é colocar o conteúdo - desenhos, séries e filmes - também aos domingos e quem poderá perder algum espaço com isso é o "Domingo Legal", programa apresentado por Celso Portiolli.

Sob nova direção

Por causa do desentendimento do João Kleber com Ocimar de Castro, Rafael Paladia foi colocado na direção do "JK Show".

A estreia do programa é anunciada para agosto. Mas, por favor, é bom não acreditar demais.

Solução

Funcionou na base do troca-troca a questão que envolvia Band e SBT em Fortaleza.

O SBT, que estava na Nordestv, vai para a Jangadeiro. E a Band, que estava na Jangadeiro, muda para a Nordestv. Tudo isso a partir do dia 1º.

Importante esclarecer

Até para evitar linha cruzada, caberá ao diretor Rodrigo Carelli levantar os nomes dos possíveis participantes de "A Fazenda", que serão submetidos à direção da Record antes do convite.

A produtora Floresta ficará responsável apenas pela parte operacional do programa.

Em tempo, Renata Molinaro, ex-"Pânico", também já aparece entre as prováveis para a formação do elenco.

Muito diferentes

Todo aquele que assiste aos telejornais locais da Globo, em São Paulo e do Rio de Janeiro, se assusta um pouco com a enorme diferença editorial entre um e outro.

Enquanto o paulista tem uma pauta mais aberta e diversificada, o carioca está intensamente em cima dos assuntos policiais. Até choca um pouco.

Queda de braço

Acredita que na Rede TV! teve quem comemorasse como uma vitória ou um gol o fato de Brasília transferir a entrevista com a presidente Dilma no "Mariana Godoy Entrevista"?

Já de muito tempo o Jornalismo e a Operações da casa batem de frente, em uma que parece uma briga sem fim. Não apareceu até agora um santo que pudesse ou resolvesse acabar com isso.

Reprodução Facebook/Dilma Rousseff
Transferência de entrevista da Mariana Godoy com presidente Dilma foi comemorada por setores da RedeTV

Sempre dá nisso

Confusões como essa, entre o Jornalismo e Operações da Rede TV!, terminam por exercer uma influência muito forte e negativa no produto final.

Basta verificar o que acontece nas transmissões da Série B do campeonato brasileiro. Produtoras de quinta categoria são contratadas para transmitir os jogos.

E a Grazi?

Vítima de preconceito, inclusive por parte de outras atrizes da Globo quando saiu do "BBB" e foi trabalhar como atriz, Grazi Massafera usou o tempo a favor.

Hoje, em cartaz na "Verdades Secretas", ela tem demonstrado que muito poucas, em relação à complicada personagem Larissa, apresentariam um desempenho tão bom. Está vendo como é a vida? 

Série especial

Durante 15 dias, o repórter Luiz Carlos Azenha viajou com a equipe do "Jornal da Record" pelo Maranhão, produzindo a série de reportagens "Terra das Águas".

Serão 5 matérias, de hoje a sexta, mostrando aspectos pouco conhecidos de um estado cheio de contrastes e repleto de belezas naturais. A equipe foi desde a base de lançamento de foguetes de Alcântara até as cachoeiras de Carolina, hoje transformada em um novo polo de turismo.

Aí não, né?

Tem alguma coisinha pegando no bastidor de "I Love Paraisópolis", ou mais precisamente no departamento de maquiagem.

Um desencontro envolvendo Tatá Werneck e os profissionais da área.

A moça não conversa com o pessoal e, segundo eles, a razão é até bem simples: ela não consegue largar o celular.

Muitas vezes, maquiadores e cabeleireiros só conseguem executar o seu trabalho, "montar" a personagem da Tatá, depois que ela desliga o aparelho. Haja paciência!

Renato Rocha Miranda/Globo
José de Abreu será o magnata Gibson em "A Regra do Jogo"

Muquirana

Em "A Regra do Jogo", substituta de "Babilônia" na Globo, José de Abreu fará Gibson, um magnata que tem muito talento para os negócios, mas é um fracasso na vida pessoal.

Ele precisa eleger alguém da família para substituí-lo no futuro, mas se sente mais à vontade entre seus cavalos do que entre os parentes. Embora milionário, é obsessivamente econômico. Vive com "escorpião no bolso".

Bate – Rebate

  • A estreia do novo programa das manhãs de sábado na Globo, dia 8, vai implicar no fim da "TV Globinho"...
  • ... E nada mais restará de programação infantil. Tudo exatamente dentro do que a cartilha previa...
  • ... Aos poucos, anote aí, isso vai acontecer também com os filmes.
  • E hoje, com estreias na Record e Globo, vai ter novela no ar o tempo todo.
  • Curioso o que acontece na Bandeirantes. Ela tem lá o "Papo de Boleiro", do repórter Fernando Fernandes, que deu origem a inúmeros outros espalhados por aí...
  • ... Todos modelos da mesma forma...
  • ... E o do Fernando e da Band, que nunca soube valorizar o produto, jamais foi além de um quadro apertado em qualquer programa...
  • ... Será que dentro da Bandeirantes não tem ninguém para enxergar essas coisas? É preciso alguém de fora observar e falar?
  • Guardadas as proporções, é como o caso do "MasterChef", que a Band saiu na frente...
  • ... Olha, depois dele, quantos do mesmo gênero se espalharam e continuam se espalhando por aí.

C"est fini

É de chamar atenção o ritmo que a Record e a produtora Casablanca estão imprimindo nas gravações de "Escrava Mãe".

Captada em 4k, a novela deverá estrear em 19 de outubro com cerca de 50 a 60 capítulos de frente. Destaque-se aí também o empenho do seu elenco. Todos morando em Campinas, para facilitar as gravações em Paulínia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos