A Regra do Jogo

Também na vida da TV, nada como uma novela atrás da outra

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

No futebol, quantas vezes já se viu um time promover a contratação de grandes astros e o rendimento em campo, como trabalho de conjunto ou conquista de títulos, não apresentar os efeitos desejados? Lembra daquele Flamengo, do Romário, Edmundo e Sávio, por exemplo?

Quem, ao conhecer o elenco escalado para "Babilônia", poderia imaginar que a novela pudesse não dar certo, embora escrita por craques consagrados, como Gilberto Braga e Ricardo Linhares?

São tropeços que, às vezes, por mais que se busque não se acaba chegando a nenhuma conclusão. E assim como no futebol, na Globo só uma próxima novela começa a ser vista e preparada para fazer esquecer o revés atual. É bem o caso de "A Regra do Jogo", que vem por aí, com a volta do autor João Emanuel Carneiro, em seu primeiro trabalho depois do até agora ruidoso sucesso de "Avenida Brasil".

Panorama diferente

Se para ele, João Emanuel, a responsabilidade já seria grande só por este motivo, o de chegar perto do seu sucesso de 2012, agora ele vai receber de "Babilônia" um horário completamente em baixa, algo que não aconteceu da vez anterior, quando substituiu "Fina Estampa", de Aguinaldo Silva.

Mas na TV, e assim como no campo de bola, nada como um jogo depois do outro.

Sacrifício extremo

Luciano Huck terá que passar duas semanas na Argentina, agora em setembro, gravando provas do "Hipertensão", que vai estrear no "Caldeirão".

É aquele mesmo reality de provas radicais, dirigido no passado pelo Boninho, com edições apresentadas pelo Zeca Camargo e Glenda Kozlowski.

Já vi esse filme

O jogador Neymar virou figurinha fácil, sempre ao lado da entourage que o cerca, os "parcero", nas suas andanças no Brasil, Espanha e, durante essas férias, até em Las Vegas.

E agora tem até um jatinho de R$ 35 milhões na parada. Não seria melhor para ele evitar certas coisas? Se expor desse jeito leva a exatamente o quê?

Top Five do Twitter

Segundo o Ibope Twitter TV Rating, os cinco programas mais tuitados entre os dias 13 e 19 deste mês foram, pela ordem: "MasterChef", "Tela Quente", "Eliana", "Pânico na Band" e "Tomara que Caia" .

Este ranking, é bom observar, não inclui eventos esportivos.

Vai dobrar

Roberto Justus voltou dos Estados Unidos e já engatou, na quarta-feira, uma nova leva de gravações para o "Roberto Justus +".

O programa, informa a Record, continuará normalmente no ar até o final do ano, mesmo com a escalação do Justus para apresentar a próxima edição de "A Fazenda".

Edu Moraes/Record
Vera Viel noticiará acontecimentos da "Fazenda" na Record News

Tudo em casa

Ainda a propósito de "A Fazenda" e a exemplo do que aconteceu em edições anteriores, Vera Viel continuará com um espaço dedicado aos acontecimentos do reality rural na Record News.

A Vera, se alguém não sabe, é mulher do Rodrigo Faro, mas tem uma luz muito própria.

Musical infantil

Sabrina Petraglia, após "Alto Astral" na Globo, vai de teatro infantil, o musical "A Lenda do Vale da Lua", com composições de Chico César, no Teatro Porto Seguro, em São Paulo.

Em cartaz de 10 de setembro a 13 de dezembro.

Mais uma

Miá Mello, comediante que já trabalhou com o Boninho na Globo, também é um nome comentado para o lugar de Mônica Iozzi no "Vídeo Show".

Mônica já disse para a área de novelas que abandona o programa em dezembro. Resta saber se não haverá uma interferência do alto comando nessa história toda.

Calma nessa hora

Tem gente na Rede TV! realmente acreditando que o João Kleber vai conseguir colocar no ar, no começo de agosto, o seu novo programa, "JK Show", nas noites de domingo, que começou a ser formatado agora.

Inclusive já teve troca tumultuada de diretor.

Importante lembrar

Televisão não é fábrica de macarrão, com todo respeito a elas. Sempre é importante recordar, dentro da Rede TV! mesmo, o triste exemplo do "Encrenca".

Estreou de qualquer jeito e por pouco não morreu na praia.

Todo dia

Pessoal do "É de Casa" está observando um ritmo de trabalho dos mais intensos, antes da estreia do programa nas manhãs dos sábados, marcada para 8 de agosto, na Globo.

Além das reuniões com a equipe responsável, todos já estão envolvidos com gravações de matérias. A ordem é começar com uma boa gaveta.

Plantão médico

Neste domingo o "Fantástico", da Globo, vai em cima do atual cenário de falência dos serviços públicos, especialmente na área de saúde. O programa vai mostrar o trabalho de um grupo de médicos que atuam em 23 municípios do Brasil.

São os "Consultórios de Rua", mantido com verba federal e voltado ao tratamento de moradores de rua. Esses profissionais conseguiram, em cinco anos, que 600 pacientes se recuperassem e voltassem para suas casas.

Vai pra onde?

Divulgação
Bruno próximo à estátua do diretor Woody Allen na cidade de Ouviedo

Estreou no Multishow quarta-feira (22) a temporada do "Vai pra onde?", do Bruno De Luca, realizada na África do Sul.

O mesmo Bruno, que já completou os trabalhos de uma edição na Espanha, válida pela 13ª temporada do programa, ainda sem data de lançamento.

Bate – Rebate

  • Geraldo Luís volta a comandar o seu "Domingo Show" na Record depois de rápidas férias.
  •  O filme "Loucas pra Casar", com a Ingrid Guimarães, Suzana Pires e Tatá Werneck está estreando no Telecine...
  •  ... Só a "borboleta paraguaia" da Suzana vale o filme...
  •  ... Que ainda tem a Ingrid e a Tatá muito bem.
  • O SescTV vai apresentar nesta segunda, 20 horas , um documentário sobre a Revolução Constitucionalista de 1932. Direção de João Batista Andrade.
  •  "Hoje em Dia" vai completar 10 anos de existência, em agosto, na Record...
  •  ... Não foi prevista, ainda, nenhuma comemoração especial...
  •  ... Mas já existe a torcida para sair, pelo menos, a prometida troca de cenários.
  • Por sua vez, a novela "Escrava Mãe" caminha para uma estreia tranquila na Record...
  • ... O ritmo de gravações, com direção de Ivan Zettel, indica para isso.

C"est fini

Neste domingo, o programa "Tête-à-Tête", do Téo José, vai até o bairro da Mooca, em São Paulo, conversar com Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

A conversa vai ao ar a partir das 23 horas no BandSports.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaborou José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos