SBT é só mais um desafio para Ticiana Villas Boas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Artur Igrecias/Divulgação/SBT

    Ticiana Villas Boas estreia no SBT com "Bake Off Brasil - Mão na Massa"

    Ticiana Villas Boas estreia no SBT com "Bake Off Brasil - Mão na Massa"

Hoje se efetiva outra mudança importante na vida profissional da Ticiana Villas Boas, que em abril passado, ainda em meio a sua licença-maternidade, resolveu trocar confortável posição no jornalismo da Bandeirantes para acertar contrato com o SBT.

A decisão difícil, a de deixar 10 anos de casa para trás e trocar a bancada pelo entretenimento, como alguns companheiros já fizeram e outros tantos continuam fazendo, para ela já era um caminho estabelecido. Tinha que acontecer e ser encarado.
 
Na verdade, tudo isso faz parte da própria personalidade da Ticiana. Ralar sempre foi uma das suas especialidades. No ano passado, cobrindo os preparativos da seleção brasileira em Teresópolis, muitos se surpreenderam com a sua determinação em buscar as notícias e dar um brilho diferente no fechamento de cada uma delas.
 
A partir deste sábado, 21h30 às 22h30, tudo passa ser diferente. O desafio agora atende pelo nome de "Bake Off Brasil – Mão na Massa", um novo reality de culinária, que além de apresentar, a Ticiana fez questão de observar todos os detalhes da sua montagem, desde a compra do formato.
 
A receita é, mais uma vez, interessante. Vamos torcer pelo resultado.
 
Movimentação não para
A reformulação colocada em prática em alguns programas esportivos da Globo, com troca de apresentadores no Rio e em São Paulo, não tem data para terminar. 
 
Oficialmente, ainda não existe uma posição da emissora sobre o caso, mas já se comenta nos bastidores uma outra mudança no "Esporte Espetacular", desta vez envolvendo Glenda Kozlowski, que planeja encarar novos desafios na casa. Se tudo se confirmar, Carol Barcellos é um nome cotado para o lugar de Glenda.      
 
Equipe montada
O "Criança Esperança", show anual da Globo, marcado  para o dia 15 de agosto, terá a direção de Hélio Vargas, Carlos Magalhães, Rafael Dragaud e Raoni Carneiro, todos do núcleo Ricardo Waddington.
 
Esse pessoal terá a missão de reinventar o programa, ao vivo e diretamente do Projac, no Rio, movimentando os principais nomes da emissora.  
 
Reprodução/Instagram
Bonner e Fátima saem de férias juntos
Férias combinadas 
William Bonner entrou em férias na sexta (17) e a Fátima Bernardes na segunda-feira (20), deixando o "Encontro" com Tiago Leifert, Marcos Veras e Ana Furtado.
 
E nem poderia ser diferente. Voltam na outra semana.
 
Tem que dar um jeito
Preocupa muito a situação da TV Cultura. E agora não se trata mais de achar culpados ou querer tocar de lado, porque o seu estado é desesperador.
 
Mais do que nunca este é o momento de se tomar decisões certas e que acabem por colocar em prática um longo processo de recuperação.
 
Em todos esses anos...
O que se viu e ouviu na troca dos vários presidentes da Fundação Padre Anchieta, foi sempre um responsabilizando o outro pelos erros administrativos cometidos e que já se estendem há várias décadas.
 
E nada, rigorosamente nada foi feito, além dessas inócuas acusações ou dos discursos esvaziados, que nunca tiveram efeito prático nenhum.
 
Só tem um jeito
A Cultura tem que, definitivamente, deixar de viver de favores e montar uma estrutura que realmente funcione.
 
E isto só irá acontecer se a sua direção arregimentar verdadeiros profissionais para diferentes funções. Não pode existir mais em seus interiores espaços para cabides de emprego ou funcionários fantasmas, como sempre existiram.
 
Por incrível que pareça...
Hoje, na Cultura, o que mais falta é cultura. A sua grade é de uma pobreza absoluta. O que existe de bom é o que sobrou do passado.
 
Por que não estimular programas, como aquele de calouros de música clássica? Iniciativa do Júlio Medaglia. Muita gente boa saiu dali para o mundo.
 
Foco diferente
A Cultura precisa experimentar mais, promover oficinas de atores, cenógrafos e verificar o que o público quer assistir numa TV com essas características. E que não tem compromisso com audiência.
 
São algumas sugestões. Mas existem zilhões de outras no esporte, dança, artes plásticas etc. A única preocupação que deve existir é com o conteúdo. Bom conteúdo.
 
Funcionário modelo
Em se tratando de TV Cultura, como modelo de funcionário ideal, ela tem o Fernando Faro, o baixo, uma das maiores capacidades da música brasileira.
 
Com os seus 88 anos de vida, caminhando com dificuldade e auxiliado por um motorista, todos os dias ele comparece ao trabalho. Da cabeça dele, outros tantos "Ensaio" ainda podem sair para o bem da TV brasileira.
 
Clubinho
Importante que a Globo abandone certos "hábitos" e promova um trabalho sério no lançamento e promoção da próxima novela das 21h, "A Regra do Jogo", de João Emanuel Carneiro, substituta de "Babilônia".
 
E isso desde já. Ficar só na casinha, no mais do mesmo, não vai levar a lugar nenhum. Ao contrário, isso só atrapalha o andamento dos trabalhos.
 
Não custa nada
A TV Record, como importante grupo de comunicação, bem que poderia acalmar os ânimos, um tanto exaltados, no complexo RecNov, no Rio de Janeiro.
 
Por lá, a informação que circula entre os seus muitos funcionários é que "Os Dez Mandamentos" será a última novela realizada pelas equipes locais. Que as próximas, "Josué" entre elas, serão entregues para as produtoras independentes.
 
Por que não se posiciona?
Hoje, o que mais se ouve, a palavra de momento no RecNov, é "acabou" – deixando a todos apavorados.
 
Por que a direção da Record não vai lá, marca um horário com seu pessoal e coloca as cartas na mesa. Explica a real. Não custa nada. Ou será que custa?
 
Neto na ESPN
Neto, devidamente autorizado, vai participar neste domingo, às 22h, do programa "Resenha" na ESPN Brasil.
 
Rodrigo Rodrigues, Sorin e Alex receberão o comentarista da Band e também Raí para uma discussão sobre os rumos do futebol no país.
 
Fernanda Simão/Divulgação/RedeTV!
Luciana Gimenez comanda o "Superpop"
Ao vivo
Após um giro por Europa e Estados Unidos, Luciana Gimenez volta a comandar, ao vivo, segunda-feira, o programa "Superpop" na Rede TV!.
 
No palco, ela contará com a presença de Joseph Jackson, pai de Michael Jackson, morto em 2009.
 
No Brasil para tratar de algumas homenagens ao saudoso rei do pop, Joe também celebrará seus 87 anos em São Paulo, domingo, numa festa para 200 pessoas.
 
Bate – Rebate
·       Guilherme Valentini não é mais vice-presidente de publicidade da Fox.  
·       Cerca de 2.200 profissionais da Globo irão trabalhar na cobertura dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro no ano que vem...
·         ...Serão 160 horas de cobertura, sendo 110h ao vivo.
·       Uma das principais peças do novo "Zorra", o ator Luis Miranda conseguiu autorização para atuar em dois programas da casa...
·       ... Além do programa dos sábados, ele terá participação fixa no "Brau", nova comédia da Globo com Taís Araújo e Lázaro Ramos...
·       ... George Sauma, outro do "Zorra", também recebeu sinal verde para ficar com o pé em duas canoas...
·       ... Ele fará um dos principais papéis da comédia "Brau", a partir de setembro...
·       ... Agora, aquele papo de limitar a presença do artista a um programa, para dar oportunidade a outros, é coisa da carochinha, né?...
·       ... Dona Fabiana Karla que também o diga!
·       Ciro Batelli, hoje cuidando da parte de comunicação do Amaury Junior, caiu ao sair do banho...
·       Quebrou o tornozelo e o metatarso. Estaleiro bravo.
·       Zenon, que fez história no Guarani e Corinthians, é o entrevistado do Luiz Ceará, na faixa esportiva da Rede TV!, neste sábado. Figura.
 
C'est fini
Isso já era bem previsível: no plano comercial de "A Fazenda" endereçado ao mercado, a Record já trocou a imagem de Britto Junior pela de Roberto Justus.
 
Porém, manteve a estreia para a segunda quinzena de setembro e o número de 78 episódios.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos