Mudança no jornalismo não pode ser como troca de tropa

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • João Cotta/Divulgação/TV Globo

    Com Bonner e Renata Vasconcellos, "JN" passou por reformulações recentemente

    Com Bonner e Renata Vasconcellos, "JN" passou por reformulações recentemente

A experiência, o tempo de estrada, os atalhos que encurtam caminho, antes de serem entendidos como fundamentais, são vistos como imprescindíveis no jornalismo de algumas das maiores emissoras do mundo. BBC e CNN para não se estender a outras.

Aqui, por mais ilógico e absurdo que isto possa representar, tenta-se fazer exatamente o contrário. A Record, embora negue, há poucos meses fez isso, ao descartar alguns bons repórteres, homens e mulheres, para colocar gente nova e bonita no lugar deles. Aqueles que na intimidade das redações passaram a ser conhecidos como "geração Coca-Cola".
 
Tudo tem o seu tempo e a renovação, que é necessária, deve acontecer de maneira gradativa, fazendo sempre prevalecer o bom senso. Não pode ser na base da troca de tropa.
 
Na Globo, por exemplo e por razões bem semelhantes, tem editor se virando nos 30 para "salvar" e reescrever textos do "Jornal Nacional" e "SPTV". Ninguém ganha para isso.
 
Que mal pergunte
Alguém sabe exatamente como funciona essa desenfreada venda de joias na televisão?
 
É uma coisa que chama a atenção e que deve dar muito dinheiro, porque são cada vez maiores os espaços ocupados nas madrugadas dos canais pagos.
 
Isso ninguém vê
Aí o cidadão se dá ao luxo, porque tem que pagar, de assinar o serviço de uma operadora de TV.
 
O menu é dos mais variados. Vai do básico ao cinco estrelas, aquele que contém os canais de sexo mais avançados. Só que na hora da compra, não há o aviso que no pacote estão incluídos também programas de vendas de joias e demais quinquilharias. É certo isso?
 
Edu Moraes/Divulgação/TV Record
Adriana Londoño estará em "Escrava Mãe"
Traço forte
Adriana Londoño integra o elenco de "Escrava Mãe", a próxima novela da Record com estreia em 19 de outubro. Irani é a personagem, definida como uma mulher simples, trabalhadora e que tem descendência indígena.
 
Vai logo se estranhar com o protagonista, o português Miguel (Pedro Carvalho).
 
Situação complicada – 1
Desde esta última segunda-feira, a ordem que vale no jornalismo da Record é diminuir drasticamente a quantidade de reportagens policiais no "Balanço Geral", "SP no Ar" e "Fala Brasil".
 
Só que a carga de jornais, de horas no ar, é muito intensa e quem está pagando essa conta ou o espelho que não fecha, são os produtores, editores e repórteres.
 
Situação complicada – 2
Sob uma forma de ordem inquestionável da direção da Record, a queixa é que todos se viram a produzir o dobro, triplo, no mesmo tempo de trabalho. O que, às vezes, é impossível.
 
Resultado disso é choro e ranger de dentes. Ontem, à beira de um ataque de nervos, teve repórter que deixou o trabalho no meio e foi embora.
 
Uma palavra
Àqueles que desde a noite de domingo passaram a cobrar deste espaço uma opinião sobre o "Tomara que Caia", da Globo. Em poucas palavras lá vai: todo programa de humor precisa de texto. De um bom texto.
 
Fazer graça é uma arte e nenhum dos nossos grandes comediantes ousou um dia trabalhar sem apoio de alguém escrevendo por trás.
 
A propósito...
Existe uma lenda que o Golias era o rei do improviso. Que raramente ele observava o texto. Tremenda bobagem. Inconsequência de quem não sabe nada.
 
Golias usava muito bem o improviso, o caco, como foi naquela inesquecível cena com Pelé na "Família Trappo", da Record. Mas só isso. No mais, sempre teve gente escrevendo para ele e o Carlos Alberto de Nóbrega está por aí, se por acaso alguém tiver alguma dúvida.
 
Casa nova
André Vasco, com passagens pela extinta MTV Brasil, além de SBT e Bandeirantes, recentemente, agora bateu o martelo com a Rede Discovery.
 
A sua estreia, na apresentação de um novo programa, está prevista para outubro.
 
Performance – 1
Além dos bons números de audiência registrados por "Além do Tempo" na sua primeira semana em São Paulo e no Rio de Janeiro, a novela de Elizabeth Jhin também vai muito bem, obrigado, no restante do país.
 
Em Florianópolis, por exemplo, a média alcançada foi de 34 pontos, índice maior que o das últimas oito novelas. Na estreia deu 36.
 
Performance – 2
Os números de "Além do Tempo" em Belo Horizonte e Curitiba também se destacam. Nestas capitais, a média semanal, 24 e 26 pontos, respectivamente, é mais alta que o índice registrado nas sete produções anteriores, assim como no Distrito Federal, que registrou 23 pontos.
 
Já no PNT - Painel Nacional de Televisão - a média dos seis primeiros capítulos, 23 pontos, é maior do que cinco produções anteriores, performance que se repete em Porto Alegre que registrou 28 pontos.
 
Troca de endereço
A partir de agosto, o SBT passará a exibir desenhos animados, como "Kung Fu Panda", "Pinguins de Madagascar" e "Monstros vs. Aliens", além de outros.
 
Mas aí você poderá me perguntar: mas todos eles não são da Globo? Vou responder que sim, mas que estarão liberados no fim deste mês.
 
Futebol belga
Neste domingo a partir das 13h, o Fox Sports 2 transmite, ao vivo e com exclusividade, a estreia do principal campeonato nacional de futebol da Bélgica, o Jupiler Pro League.
 
A temporada terá como primeiro jogo RSC Anderlecht e Waasland-Beveren. Narração de João Guilherme e comentários de Paulo Julio Clement.
 
Divulgação
Apresentadora Ana Carolina Scaff
Entrevista
Na próxima segunda-feira, em São Paulo, a apresentadora Ana Carolina Scaff vai entrevistar Jordan Belfort, o verdadeiro ''Lobo de Wall Street", para o programa de Amaury Jr. na Rede TV!.
 
Jordan inspirou o longa de Martin Scorcese protagonizado por Leonardo DiCaprio.
 
RSVP 
Os artistas da Record, os especiais, no caso, e todos os seus diretores foram convidados para as solenidades de primeiro aniversário do Templo do Salomão.
 
Será na próxima quarta-feira, a partir das 20h.
 
Estreia do chef
A propósito de bastidor da Record, Buddy Valastro teve um começo reservado na Record.
 
Ontem, antes de iniciar o seu "Batalha dos Confeiteiros", ele fez um almoço, servido para o presidente da emissora e convidados. 
 
 
Bate – Rebate
·       Como tinha muito material do Osmar Santos, não coube tudo no filme, que a ESPN Brasil vai exibir terça-feira, 20h30...
·       ... O que sobrou já começou a ser apresentado nos programas "Bate Bola" e "Sportscenter"...
·       ... Todo esse trabalho do Osmar foi realizado pelos jornalistas Marcelo Gomes, Helvídio Mattos e Roberto Salim.
·       Futebol: Barcelona e Sevilha, pela Supercopa, dia 11, na Band.
·       Falando em Band, ela colocou no ar algo que já se considerava extinto na televisão atual...
·       ... Sabe aqueles programas, tomadores de dinheiro, que convidam desavisados a descobrir palavras?
·       ... Pois bem, tem um desses de volta, com o simpático nome de "Qual é o desafio?", nas manhãs de domingo ...
·       ... Evidente que não é produção da casa, mas horário vendido...
·       ... Mas ainda assim poderia haver um melhor critério na venda de horários...
·       ... Hoje, ao que parece, está tudo funcionando na base do chegou com dinheiro, leva.
 
C'est fini
Enquanto não tem um horário ou programa próprio para isso, o jornalismo da Rede TV! passará a usar os seus jornais para apresentar séries especiais de reportagem.
 
As principais delas serão apresentadas no "Rede TV! News".
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos