Televisão brasileira terá 16 novelas diariamente no ar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/TV Globo

    "Caminho das Índias" volta à TV Globo na segunda-feira

    "Caminho das Índias" volta à TV Globo na segunda-feira

Vamos fazer uma conta? A partir da próxima segunda-feira (27), juntando as quatro principais redes de televisão, teremos 16 novelas diariamente no ar. 

A Globo com cinco inéditas e duas reprises – durante duas semanas, o "Vale a Pena Ver de Novo" terá dobradinha de "Caminho das Índias" e "O Rei do Gado"; SBT, uma inédita e quatro reprises; Record, duas reprises – "Prova de Amor" e "Dona Xepa" também voltam nesta segunda – e uma inédita; e Band, uma inédita.
 
Ainda que todos os donos de emissora considerem a teledramaturgia como um produto essencial em qualquer grade do Brasil, não é um pouco demais? Será que existe público para tudo isso? 
 
Por enquanto, os números têm demonstrado que sim, mas é preciso avaliar ou procurar calcular quais serão os desdobramentos deste cenário na continuidade. Não poderá haver um esgotamento ou todo esse volume será perfeitamente assimilado pelo telespectador, provocando uma relação àquilo que é oferecido na TV fechada?
 
São questões que precisam ser colocadas e que, muito provavelmente, ainda não existem respostas precisas para elas. O tempo é que vai dizer. 
 
Loteando
A iniciativa das grandes redes em se socorrer das novelas para salvaguardar as suas grades vai montar um panorama, no mínimo, curioso.
 
A partir de segunda-feira, praticamente teremos uma ou mais novela em cartaz da hora do almoço até o fim da noite.
 
Mas é o caminho
Pode ser que a dose não seja exatamente esta, mas o caminho da televisão aberta está traçado e, por enquanto, se entende como um risco sair dele.
 
Jornalismo, esporte, teledramaturgia e doses homeopáticas de entretenimento. E só.
 
Tudo programado
Várias pessoas estranharam a ausência do Datena no "Brasil Urgente" desta quarta-feira, um dia após ser anunciada a possibilidade de ele sair candidato a prefeito de São Paulo no ano que vem.
 
Nada a ver uma coisa com a outra. A viagem com a família já estava programada, assim como sua substituição pelo filho Joel Datena.
 
Divulgação
Eriberto Leão foi chamado para papel que era de Malvino Salvador
Olha a confusão...
Reserva de atores na Globo sempre tem história e a atualmente em cartaz é "Candinho", do Walcyr Carrasco, na fila das 18h.
 
Tentando fazer valer a atávica relação do criador e criatura, ele, Walcyr, queria porque queria o Malvino Salvador nesta sua próxima novela.
 
... Só que aí
O Malvino, ao ser consultado, achou que não deveria fazer o antagonista do Sérgio Guizé, escolhido como mocinho-protagonista, o que deixou o Walcyr profundamente irritado.
 
Até, segundo alguns, dizendo coisas como: "Ah! É? Então ele não trabalha mais comigo". 
 
Cena seguinte
Eriberto Leão, com a bênção do autor, foi chamado para o papel e imediatamente aceitou. Só que no meio disso, dizem, o Malvino teria se arrependido.
 
Agora vamos ter que esperar os próximos capítulos para saber como todo esse drama vai terminar.
 
Objetivamente
Em algum lugar, saiu publicado que, após o "SuperStar", Fernanda Lima estava em busca de novos projetos na Globo e que poderia ser até uma das opções para substituir Monica Iozzi no "Vídeo Show".
 
Fernanda no Instagram: "A quem possa interessar: A nota não procede. Não estou em busca de nada".
 
Maratona
Envolvido pelo Pan-Americano, Marcelo Rezende fez por merecer uma medalha de ouro da Record na terça-feira. 
 
Como a transmissão de Toronto terminou antes do previsto, ele foi obrigado a entrar com o "Cidade Alerta" e ficar 4 horas e 10 minutos no ar. Em pé, três passos para frente e para trás. Falando direto.
 
Tata Barreto/Divulgação/TV Globo
Em cena de "Babilônia", prevista para ir ao ar no dia 28, Úrsula (Rogéria) se apresenta como a nova dona do salão de beleza do Leme. Para surpresa de Ivete, personagem de Mary Sheila
TV paga 
Carol Machado e Fernanda Paes Leme farão "Odeio Segundas", novo trabalho de Fernanda Young e Alexandre Machado, para o GNT. A produção está prevista inicialmente para 10 episódios e deve estrear entre outubro e novembro. 
 
As gravações começam em agosto, com direção-geral de Arthur Fontes. 
 
Série especial
O "Rede TV News", da Rede TV!, exibe nesta quinta-feira exibe uma reportagem especial sobre células-tronco. 
 
A sua equipe acompanhou o procedimento de captação de sangue do cordão umbilical de um recém-nascido e traz detalhes de como ter acesso a este procedimento no Brasil. Além de mostrar histórias que retratam como a medida tem salvado tantas vidas
 
Bate – Rebate
•       Bandeirantes está tentando resolver o seu problema em Fortaleza, com a saída da TV Jangadeiro para o SBT...
•       ... Foram muitas as tratativas nos últimos dias, mas até agora nada.
•       A escalação do Márcio Garcia para novas edições do "Globo de Ouro" no Viva foi feita antes da sua negociação que não deu em nada com a Record...
•       ... E irá prevalecer. Ele estará à frente programa, com Carolina Dieckmann ao seu lado.
•       Foi totalmente dispensável a participação de Dira Paes em "Babilônia"...
•       ... Não foi boa para a novela e muito menos para a atriz. É necessário buscar melhores alternativas para salvar aquele núcleo do Marcos Palmeira e Arlette Salles...
•       ... E também o do Gabriel Braga Nunes, Maria Clara Gueiros e companhia bela.
•       José Luiz Villamarim está com todas as providências tomadas para iniciar agora em setembro as gravações da série "História da TV"...
•       ... Débora Falabella e Murilo Benício estarão nos papéis principais, voltando a trabalhar juntos depois de "Avenida Brasil".
•       "SuperMax", de Marçal Aquino e Fernando Bonassi, é outra série que a Globo também já colocou em gravação. 
 
C'est fini
No jornalismo da Record, em São Paulo, pelo menos dois repórteres da madrugada vão deixar de fazer matérias de factual, crimes e violência, e passar a investir em pautas de comportamentos.
 
Não deixa de ser um bom começo. E um pouco menos de tanto.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos