Globo tem alguém pensando nas suas novelas
-
Divulgação/TV Globo
Silvio de Abreu
Não é preciso voltar no tempo ou se jogar em estatísticas para comprovar a alta capacidade da Globo em produzir novelas. No mesmo momento em que "Babilônia" apresenta problemas, mas distantes de conduzi-la a um fracasso completo, temos o lançamento muito por cima de "Além do Tempo", que vem se juntar aos resultados excelentes registrados por "I Love Paraisópolis" e "Verdades Secretas".
A média, vamos combinar, é muito boa. Está certo que uma tropeçada na faixa das 9 da noite sempre provoca ruídos muito fortes e dá margem às mais pessimistas considerações. E que também o sucesso de algumas não justifica os problemas da outra, mas o índice de acerto continua bem elevado.
Tudo isso apenas vem revelar que as medidas colocadas em prática na teledramaturgia nos últimos tempos, e entre as principais a presença de Silvio de Abreu na direção deste núcleo, foram das mais acertadas.
A Globo, além dessa bem interessante regularidade no resultado final, hoje tem alguém do ramo, pensando e agindo no setor. Os resultados chegam naturalmente. Como, de fato, estão chegando.
Não bate a conta
O SBT tem dois telejornais no ar. O "SBT Brasil", ao vivo, às 19h45, e o "Jornal do SBT", gravado e exibido no começo da madrugada, com direito a reprises pela manhã.
Para atender essa demanda e alguns boletins, existem na casa 12 apresentadores contratados.
Não há exagero
Entre as apresentadoras, além das titulares, Rachel Sheherazade e Karyn Bravo, podemos ainda contar Cynthia Benini, Analice Nicolau, Neila Medeiros, Joyce Ribeiro, Patrícia Rocha e Carolina Aguaidas.
E no time masculino, Joseval Peixoto, Carlos Nascimento, Hermano Henning e Marcelo Torres. Vamos combinar que tem alguma coisa errada.
Grupo forte
Trata-se, indiscutivelmente, de um grupo muito bom e formado por excelentes profissionais, mas é preciso encontrar uma maneira de otimizar o trabalho de todos.
Alguns poderiam, muito bem, ser aproveitados nas reportagens ou outros setores do jornalismo.
Diferença zero
Para economizar no ônibus da madrugada, o "Jornal do SBT" passou a ser gravado às 10 da noite. Uma hora e meia depois do encerramento do "SBT Brasil".
Evidente que o seu conteúdo não é nada diferente daquele que o antecede. Os dois, na verdade, são um só.
E outra
Partindo do princípio que existem dois jornais gêmeos na programação, não seria o caso trocar o segundo por um na hora do almoço? Do jeito que está, o jornalismo do SBT fica praticamente 24 horas sem atualizar as informações.
Processo de destruição
Em cena de "Verdades Secretas", na Globo, prevista para ser exibida nesta sexta-feira, Sam (Felipe De Carolis) leva Larissa (Grazi Massafera) para um local onde costuma comprar drogas e Divanilda (Ana Barroso) dá carona para os dois.
A personagem de Grazi terá os seus piores momentos com uso de drogas a partir de agosto.
Vai ser assim – 1
No primeiro "É de Casa", novo programa dos sábados da Globo, com estreia dia 8, todos os apresentadores estarão presentes. Ou seja, Patrícia Poeta, Tiago Leifert, Zeca Camargo, Cissa Guimarães, André Marques e Ana Furtado.
Vai ser assim – 2
Já nas edições seguintes, aí sim, haverá um rodízio de duplas na sua apresentação. A ideia é que a primeira delas seja formada por Patrícia Poeta e um apresentador, homem, uma vez que ela, Poeta, já está há um bom tempo fora do ar.
Vai ser assim – 3
Mas quanto aos demais, não haverá folga para ninguém. Todos serão pautados para reportagens especiais, inclusive a do quadro "Eu Repórter", que serão utilizadas no programa.
A ordem é essa: enquanto uma dupla estiver na casa, ancorando ao vivo, os demais estarão espalhados pelo Brasil, atrás de matérias que possam interessar.
Olho gordo
Bastidor do programa "Tomara que caia", que estreia domingo, 19, na Globo, após o "Fantástico", com a Cia. Barbixas de Humor e os atores Priscila Fantin, Eri Johnson, Heloisa Périssé, Nando Cunha, Marcelo Serrado, Dani Valente e Fabiana Karla.
Aliás, sobre o título escolhido para o programa, com toda certeza, é o que já devem estar torcendo os seus concorrentes do horário.
Pelo telefone
Todo o acerto da Record com Roberto Justus e definição do seu nome como apresentador de "A Fazenda", aconteceu pelo telefone. Foram várias conversas ao longo dos três últimos dias.
Justus está Miami, em férias, com a mulher Ana Paula e a filha Rafaella.
Efeito Liga
Devido às transmissões da Liga dos Campeões, exclusivo, na TV paga, o canal Esporte Interativo já se movimenta nos bastidores.
Estreia nas próximas semanas, a recém-contratada apresentadora Emilim Schmitz, que já trabalhou na RBS de Santa Catarina e no Fox Sports.
Ela vai assumir o Caderno de Esportes, ao lado de Fred Caldeira.
Bate – Rebate
• Ainda não existe na Record um novo projeto para o autor Carlos Lombardi...
• ... É uma situação que, para este ano ainda e primeiro semestre do próximo, não deverá se modificar.
• E na Globo a dúvida é até quando vai "Babilônia"? Ou, segundo alguns, até quando ela consegue aguentar?
• Ainda não há uma manifestação oficial sobre o seu encerramento e a consequente definição de data para a estreia de "A Regra do Jogo"...
• ... Deve ser entre a última semana de agosto e a primeira de setembro, mas ainda está tudo muito assim.
• Também na Globo, a participação de Mônica Iozzi, no papel de Tancinha, na "Sassaricando" mix, que vem por aí, é dada como certa...
• ... Assim como é cogitada uma participação especial de Cláudia Raia, que fez a personagem na primeira versão.
• Terminando "Verdades Secretas", Walcyr Carrasco irá se reunir com o diretor Jorge Fernando para fechar o elenco da sua próxima novela das 18 horas...
• ... Sérgio Guizé é um nome certo, reservado há algum tempo...
• ... Mas Marco Nanini, por enquanto, não passa de um desejo. Não tem nada acertado com ele.
C"est fini
Nada mau o momento de Chay Suede, o Rafael, em "Babilônia" na Globo. Praticamente todos os merchandisings da novela se concentram no seu personagem. No caso, Natura, Itaú, Honda e Globo Filmes.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
* Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.