Record não dará ao Pan a importância que o Pan merece

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Edu Moraes/Divulgação/TV Record

    Equipe da Record para a cobertura do Pan-Americano

    Equipe da Record para a cobertura do Pan-Americano

Tem início nesta quinta-feira (9) o Pan-Americano de Toronto, competição que reúne atletas das mais diferentes modalidades das três Américas, cujos direitos a Record adquiriu em 2011 e, em uma negociação seguinte, a transmissão de 2019.

Mas o que chama a atenção é o pouco caso que, pelo que foi possível apurar até aqui, se pretende dispensar a ele. Para começar a cobertura da cerimônia de abertura se resumirá a Record News, assim como tantas outras competições que a Record decidiu preterir.
 
É uma situação, no mínimo, curiosa, que acaba se contrastando com todo o empenho que sempre existiu na compra desses jogos.
 
Em algumas ocasiões, segundo as concorrentes, pagando valores mais altos do que efetivamente valiam. Bem que podiam rever isso.
 
Tem um truque 
O SBT, na manha, está esperando o fim do capítulo de "O Rei do Gado", para colocar "A Usurpadora" no ar. É uma estratégia da sua programação e que até vem funcionando.
 
Mas por que então não fixar de vez este horário na grade? O que é anunciado e distribuído nunca acaba correspondendo.
 
Reprodução/TV Globo
Corretora sugere "rapidinha" em "Verdades Secretas"
Por que isso? 
Uma cena de "Verdades Secretas", na sexta-feira, mostrou uma corretora de imóveis se oferecendo ao Reynaldo Gianecchini para uma rapidinha. Disse que era uma prática comum.
 
E claro que isso provocou justificada revolta da classe, com direito a nota oficial da Fenaci – Federação Nacional dos Corretores de Imóveis. Uma nota de repúdio foi enviada à Globo.
 
Pisou feio 
Se a cena em questão tivesse alguma relação importante com o desenrolar da história até vá lá. Só que não tinha. Foi algo absolutamente gratuito e sem nenhuma razão de ser.
 
Passou a todos como uma agressão idiota, de recalque ou de querer atingir alguém. Em termos de continuidade, qual foi a importância daquilo?
 
Deixando claro
Esta santa coluna está bem à vontade para criticar essa situação apresentada em "Verdades Secretas", porque aqui sempre se defendeu a liberdade absoluta. Censura e até "classificação indicativa" são termos que arrepiam.
 
No entanto, certas coisas têm que ser evitadas. É o que mandam o bom senso e o bom juízo.
 
E uma dúvida
Será que na hora de escrever aquilo, o sr. Walcyr Carrasco pensou nas mulheres que trabalham como corretoras?
 
Todas, independentemente do estado civil e se são mães ou não, foram colocadas em suspeição. Qual é?
 
De leve 
Já de algumas semanas, o "CQC" voltou a apresentar matérias políticas.
 
O programa, de leve, tem resgatado quadros e situações que sempre foram imprescindíveis na sua produção. Agora está bem mais perto daquilo que o público quer ver.
 
Vendeu tudo
"Cake Boss", mas pode me chamar de "Batalha dos Confeiteiros", caminha para ser uma das maiores alegrias da Record neste ano.
 
O programa, com gravações iniciadas na segunda-feira, está com tudo vendido – cotas e merchandisings.  Segundo consta, a simples presença de Buddy Valastro no Brasil ajudou a impulsionar a parte comercial.
 
Divulgação
John Blanch, pianista, filho do Otávio Mesquita
Filho do Otávio 
O Concurso Internacional de Tchaikovski, que ocorre desde 1958 a cada 4 anos na Rússia, é considerada a mais importante competição de música clássica no mundo. É como se fosse a Olimpíada ou Copa do Mundo.
 
John Blanch, pianista, filho do Otávio Mesquita, preparou um farto material audiovisual sobre o evento, que já alcançou cerca de 6 milhões de views em mais de 160 países. O fato de ser um músico teve peso fundamental na escolha da sua produtora.
 
Bola do inglês
Ainda este ano, outubro mais tardar, deve sair a licitação para mais três temporadas do campeonato inglês de futebol.
 
Atualmente os jogos são transmitidos pela dobradinha ESPN/Fox Sports.
 
Diante disso 
Os dois mais importantes campeonatos de futebol da atualidade, espanhol e inglês, estarão em jogo nesses próximos meses, mexendo de maneira bem interessante com os canais pagos.
 
Para a ESPN é uma questão de honra não perder a Premier League.
 
Abertura de novela
"Palavras ao Vento", sucesso de Cássia Eller, será o tema de abertura de "Além do Tempo", que estreia segunda, na Globo.
 
Atores como Rafael Cardoso, Alinne Moraes, Paolla Oliveira, Carolina Kasting e Nívea Maria estão no elenco da novela.
 
 
Número histórico
A prorrogação e a disputa em pênaltis de Chile e Argentina, final da Copa América, no sábado, fez o SporTV alcançar 8 pontos de média. Um número astronômico.
 
Para se ter uma ideia, no horário, só ficou atrás da Globo
  
Bate – Rebate
·       Netinho de Paula gravou na terça o "Chega Mais" na Rede TV!. E aproveitou a visita a emissora para conversar com a direção da emissora...
·       ... Resta saber se para levar um programa a sério ou usar como trampolim para as próximas eleições. 
·       O próximo "Tête-à-Tête", do Téo José, vai receber Marco Aurélio Cunha, atual coordenador do Futebol Feminino da Confederação Brasileira de Futebol...
·       ... No ar, domingo, no BandSports, a partir das 23h.
·       Juliana Lucci, recém-chegada ao elenco de "Verdades Secretas", também integra o time do longa "SOS Mulheres ao Mar – 2", com Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini...
·       ... O filme, rodado no Caribe, entra em exibição dia 22 de outubro.
·       Fernanda Gentil assumiu o "Globo Esporte" do Rio, substituindo Alex Escobar, que foi para o "Esporte Espetacular"...
·       ... Só que daqui uns dias, a própria Fernanda será obrigada a se afastar por causa do rasante da cegonha...
·       ... Cristiane Dias já foi definida como próxima atração.
·       O programa "Xuxa Meneghel" na Record conquistou o selo Livre junto ao departamento de classificação indicativa do Ministério da Justiça. 
 
C'est fini
Ficou para o dia 28 de julho, às 19h, o lançamento do"Porta Afora", programa de viagens de Fábio Porchat e Rosana Hermann, no YouTube.
 
É um bom  bate papo sobre suas histórias de viagem,  micos, roubadas, risadas e as maravilhas. 
 
No ar, às terças-feiras,  com 10 episódios temáticos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos