Merchandising é um caminho sem volta na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/Youtube

    Patrícia Poeta estreou como garota-propaganda nesta semana

    Patrícia Poeta estreou como garota-propaganda nesta semana

Aumenta a cada dia o número de jornalistas migrando para o entretenimento, levados pelo desejo de enfrentar diferentes desafios ou porque as possibilidades de trabalho e rendimento inegavelmente são muito maiores. 

Patrícia Poeta e Tiago Leifert, que em breve serão apresentadores do novo programa das manhãs de sábado, aparecem como os exemplos mais recentes. Mas a lista já é bem extensa e dela se destacam os nomes de Fátima Bernardes, Pedro Bial, Britto Junior, Ana Paula Padrão, Zeca Camargo e, muito em breve, Ticiana Villas Boas em vias de estrear o culinário "Mão na Massa" no SBT.
 
Todos, em comum e pela credibilidade adquirida ao longo de anos, se transformam nos alvos preferidos das grandes marcas e maiores agências para capitanear ações de merchandising. E sempre com questionamentos que são inevitáveis, como quanto vale o cachê de cada um? Ou quanto vale a palavra e a imagem de um jornalista?
 
Por fim, e como algo também conclusivo, isto nos leva a verificar que a passagem do jornalista para o artístico se transformou numa consequência quase natural, mas a recíproca – em circunstância nenhuma - nunca será verdadeira. É um caminho sem volta.
 
Reprodução/Band
Ricardo Boechat
Pelo telefone
Ricardo Boechat, na terça-feira, entrou de Cumbica no seu programa da BandNews, rádio, informando que estava a caminho de Buenos Aires.
 
Segundo ele, para participar de um congresso de mediadores de debates eleitorais.
 
Explicação
Evidente que a tentativa de uma ilação com o caso da rola e do Malafaia imediatamente passou a ser feita.
 
Mas não é nada disso. É a terceira vez que acontece este congresso e o Boechat, designado pelo diretor Fernando Mitre, participou também dos dois anteriores.
 
Dentro da Band
Dizer que dentro da Bandeirantes a discussão com o pastor ficou por isso, também não é totalmente verdadeira.
 
Teve um telefonema do Malafaia para o Johnny Saad, que prometeu ter uma conversa com o seu contratado. Se teve ou não teve, só os dois sabem, mas que o Malafaia passou a dever mais um favor, isso ninguém tem dúvida.
 
Reprodução
Luis Lobianco
Acerto na nota  
A assessoria do Porta dos Fundos confirma o início de gravações da série "O Grande Gonzalez" para a Fox. 
 
 
Amanhã tem festa
O "Encontro", da Fátima Bernardes, vai comemorar o seu terceiro aniversário nesta quinta-feira.
 
E como não poderia deixar de ser, um programa especial está sendo armado, com uma série de surpresas e presentes merecidos para a apresentadora.
 
Efeitos
Diretor de "Os Dez Mandamentos" na Record, Alexandre Avancini está Los Angeles acompanhando a produção dos efeitos especiais que em breve serão adotados para a novela. São muitas as reuniões. 
 
Espera-se, inclusive, um aumento bem importante de audiência, quando tiver início a fase das "pragas", em julho.
 
Prospecção
Se tudo correr como se espera, o "MasterChef Kids" será uma das atrações especiais do fim de ano na Band.
 
Diego Guebel, do Artístico, e Marcelo Mainardi, do comercial, têm conversado bastante sobre isso, tentando discutir como será a resposta do mercado. A responsabilidade de não errar é muito grande.
 
Lourival Ribeiro/Divulgação
Silvio Santos
Madrugada inteira
Um desavisado qualquer, sabe-se lá com quais intenções, plantou que Silvio Santos havia se internado no Sírio, em São Paulo, na noite de segunda-feira. 
 
Curioso é que o hospital não tinha ninguém para atender o pessoal da imprensa, entre TVs, rádios, jornais e portais, que lá esteve. E por mais que a assessoria do SBT desmentisse, houve quem não acreditasse.
 
Tem um problema 
Silvio Santos, que não saiu de casa na segunda-feira e já estava dormindo no momento em que o boato foi espalhado, está se recuperando das dores provocadas por um medicamento, que ele tinha parado de tomar.
 
O problema é que se ele não voltar a gravar entre hoje ou amanhã, no domingo entrará uma outra reprise.
 
Estaca zero
Por enquanto, na Record, em relação à novela "Josué e A Terra Prometida", pouca coisa existe além da vontade de fazer. 
 
A equipe de autores, em ação já há algum tempo, continua no aguardo de uma definição sobre direção-geral e início de produção.   
 
Bate – Rebate
•       Com direção de núcleo de Ricardo Waddington, o próximo "Criança Esperança" será realizado dentro do Projac, no Rio de Janeiro.
•       Xuxa dá uma pausa nos preparativos do seu programa e participa, nesta quarta-feira em São Paulo, da abertura da ABF Franchising Expo. 
•       Outra da Xuxa: já está gravada a abertura do seu programa.
•       Buddy Valastro vai gravar, durante todo o mês de julho, a primeira temporada do seu programa na Record, "Batalha de confeiteiros"...
•       ... A estreia ficou mesmo para meados de setembro.
•       A equipe de produção do novo programa das manhãs de sábado da Globo será formada por profissionais do "Mais Você", "Encontro" e "Vídeo Show". 
•       A estudante de Fonoaudiologia, Pryscila Felisberto, de  Umbaúba, foi eleita Miss Sergipe...
•       ... O resultado saiu na tarde de ontem, terça-feira, e desta vez sem confusão.  
•       Em segundo lugar, Katiúscia Oliveira Menezes, e em terceiro, Camila Dias Mol.
 
C'est fini 
Volta a se falar nos bastidores da  Globo sobre um desejo da emissora em produzir o remake de "Estúpido Cupido", novela de Mário Prata, exibida originalmente entre agosto de 1976 e fevereiro de 1977.
 
E outra: neste próximo sábado "I Love Paraisópolis" grava o sequestro de Soraya, Letícia Spiller. Depois de tentar matar Grego, Caio Castro, ela se tornará alvo do vilão.
O detalhe é que após o sequestro eles irão se envolver.       
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos