Babilônia

Falta de personalidade e medo contribuem para fracasso de "Babilônia"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução/Gshow

    Relação de Estela e Teresa foi reduzida em "Babilônia"

    Relação de Estela e Teresa foi reduzida em "Babilônia"

"Babilônia", entre outros defeitos, tem se apresentado como uma novela medrosa e sem personalidade. Bastaram críticas e pressões de alguns setores, para que imediatamente se esvaziasse tudo aquilo que o trabalho tinha como essencial.

Foi reduzida a quase nada, por exemplo, a relação das personagens da Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro. Alguém, especialmente neste caso, amarelou e amarelou feio. Não se deve ver como necessidade agradar a todos. Nem Jesus Cristo conseguiu.
 
E hoje, muitos desses que chiam e se insurgem contra tudo, usam o nome de Jesus sem nenhuma autoridade para tal. Apenas se colocam dessa forma, para tirar proveitos próprios, como donos da moral e bons costumes.
 
Os autores e responsáveis por "Babilônia" tinham que ter se preocupado apenas em fazer uma boa novela e saber assumir as consequências.
 
Mas se viram obrigados a desviar do caminho e deu nisso que estamos assistindo. A opinião é livre e cada um pode dizer o que quiser, mas é espantoso verificar como tem gente falando bobagem por aí.
 
Cenas de "Babilônia"
Cenas de "Babilônia"
 
Números bons
"Os Dez Mandamentos" se consolidou como produto mais visto da Record. Tem uma média nacional de 11,7, o que equivale a mais de 10 milhões de telespectadores.
 
O "Domingo Espetacular", com 9,3, ocupa o segundo lugar.
 
Dupla falta
A Band e o BandSports podem ter problemas para segurar a sua dupla do tênis, Oliveira Andrade e Flávio Saretta, que se saíram bem em Roland Garros.
 
Os dois também chamaram a atenção da concorrência.
 
Reinaldo Canato/UOL
Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin são jurados do "MasterChef"
Deixa falar uma coisa
O "MasterChef" é um dos melhores e mais bem cuidados produtos da Band nos últimos tempos.
 
Faz por merecer a boa audiência e o barulho causado em todas as suas edições.
 
Mas tem um detalhe
Levados provavelmente pela empolgação, os seus responsáveis passaram a exagerar na edição, abusando de trilhas de suspense e slow motion.
 
Não perde nada para dramalhão mexicano.
 
Atenção agora
E como o "MasterChef" já está todo gravado, será necessário redobrar os cuidados para não deixar o programa arrastado, tipo "me engana que eu gosto".
 
É preciso, a qualquer custo, conservar a naturalidade. 
 
Foi-se o tempo
Nenhuma emissora de rádio de São Paulo mandou narrador para a Copa América. 
 
Ao contrário de outros tempos, não tão distantes, estão todas transmitindo os jogos dos seus estúdios.
 
Algumas delas...
A Transamérica FM - SP pagou os direitos e mandou um repórter para o Chile, assim como o Sistema Globo de Rádio. As outras, nada.
 
A cadeia verde amarela, que congrega todas as emissoras da Bandeirantes, tinha uma pessoa ligada à CBF fazendo boletins para ela. Mas que também não está mais.
 
Bom negócio
Quer queiram ou não, apesar todos os crimes cometidos e dos bandidos envolvidos, o futebol ainda é um excelente produto, que agrada inteiramente o telespectador brasileiro.
 
A Globo teve 45% de participação em São Paulo e 50% no Rio com a transmissão de Brasil e Peru. E mais: 50% de crescimento no histórico do horário.
 
Record não volta
Sobre o movimento da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), especialmente do seu presidente, Daniel Pimentel Slaviero, em reagrupar todas as grandes redes, a Record informa que de jeito nenhum vai voltar.
 
O presidente da emissora, Luiz Cláudio Costa, informa que Record, Record News e as suas emissoras de rádio, irão permanecer na Abratel. Que tem o mesmo Luiz Cláudio como presidente.
 
Tudo mudado
Por causa de Brasil e Colômbia, amanhã, 21h, a programação da Globo estará bem modificado na faixa noturna.
 
O "Jornal Nacional" vai das 20h00 às 20h25, e "Babilônia", das 20h25 às 20h50. Depois do jogo, "Cinema Especial", com "Motoqueiro Fantasma".
 
Só o começo
Todo o barulho causado pela exibição de "I Love Lucy" não se traduziu em audiência. Pelo menos, por enquanto. Em sua estreia fechou com 5,1, atrás de Record com 11 e 12 da Globo.
 
"As Visões da Raven", que perdeu o lugar por causa dela, invariavelmente, chegava a ficar em primeiro durante alguns minutos de sua exibição. 
 
 
Bate – Rebate
A Globo promove nesta próxima quinta-feira (18), às 10h, no Projac, entrevista coletiva de lançamento da próxima novela das 18h, "Além do Tempo".
Pelo quarto ano consecutivo, Ivete Sangalo e Paulo Gustavo serão os apresentadores do Prêmio Multishow...
... O evento acontece no dia 1º de setembro na Arena Multiuso, Rio, com transmissão ao vivo.
A programação e o comercial da Rede TV! precisam se entender no que diz respeito a faixa esportiva dos sábados...
... Não pode haver acomodamento. Fazer dinheiro fácil, com venda para concessionários, foi um caminho até aqui...
... Mas que acaba comprometendo e trazendo prejuízos para todo o restante da grade...
... O vôlei, na "Super Faixa", é um bom produto e não devem faltar anunciantes para ele.
Outro princípio de incêndio, na mesma Rede TV!, acontece nos bastidores do programa de games...
... Internamente há um visível desentrosamento da equipe com a apresentadora Cláudia Carla.
"Verdades Secretas", em sua primeira semana de exibição, registrou um crescimento de 11% no horário em São Paulo e 5% no Rio.
 
C'est fini
Américo Martins, ex- superintendente da Rede TV, agora à frente da TV Brasil, contratou o jornalista Rodrigo Viana para ser o editor de eventos esportivos. 
 
A TV pública está exibindo o Mundial sub-20, a Copa do Mundo de futebol feminino, a Série C do Campeonato Brasileiro e tem planos de transmitir outros torneios e fazer uma grande cobertura das Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio. Rodrigo tem passagens pela Band, SBT, Globo e Sportv.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos