Demora da GfK na divulgação de dados faz levantar suspeitas
-
Divulgação
Aqui do lado de fora, as dúvidas só aumentam sobre essa demora da alemã GfK iniciar as suas atividades no Brasil. Foi prometido para o comecinho deste ano, depois ficou para maio, e agora será no decorrer do terceiro trimestre – entenda-se agosto, setembro ou até outubro, se não vier a surpresa de outra alteração.
Isto apenas faz aumentar as especulações em torno da concorrente do Ibope. A chegada da GfK, para todos os efeitos e no entender dos dirigentes de algumas redes – SBT, Record, Rede TV! e Band - virá passar a limpo o que sempre se entendeu como nebuloso o sistema de aferição de TV no Brasil.
Tudo a favor da chegada de outra medidora, ainda mais se tratando de uma empresa comprovadamente séria, que presta bons serviços em outros países, seja para ratificar os erros presumidos ou não. O que não deveria acontecer, daí as reclamações procedentes, é esse retardamento para dar início aos trabalhos.
O que, entre outras ou na melhor das hipóteses, leva muitos a desconfiar que não há nada a ser contestado.
Por uma...
É bom se ressaltar a idoneidade da GfK, uma empresa internacional, que está chegando ao Brasil com o propósito de apresentar o melhor dos seus serviços. O que não significa obrigatoriedade de apresentar resultados diferentes do que conhecemos.
... E por outra
Esta expectativa de que uma nova empresa, no caso a GfK, chegará ao Brasil para apresentar o que SBT, Record, Rede TV! ou Band querem ver é, no mínimo, uma insensatez. E querer jogar nas costas da GfK uma responsabilidade que ela nunca irá assumir.
Na mesma tecla
De uma forma ou de outra, o importante para SBT, Record, Rede TV! e Bandeirantes, neste momento, é se preocupar com a qualidade das suas programações. É preciso saber o que essas emissoras estão produzindo para alterar o quadro atual. Tem que fazer por merecer.
Bom sinal
A Rede TV! deu início a um trabalho que visa mudar a cara da emissora, contratando nomes como Mariana Godoy, Mauro Tagliaferri, Celso Zucatelli, Edu Guedes, Mariana Leão e Luciano Faccioli. Tudo isso com vistas a dar um ganho de qualidade.
Por causa disso
O "Teste de Fidelidade", do João Kleber, foi a primeira vítima desta nova filosofia de trabalho. Entende-se, inclusive, que o próximo programa dele, anunciado para as noites de domingo, obedecerá a uma linha completamente diferente.
O formato
Tudo caminha para que este novo programa de João Kleber na Rede TV! venha a ser uma revista eletrônica de duas horas de duração, com shows de calouros de todos os tipos, e jurados -alguns polêmicos e outros do meio musical.
Haverá ainda um quadro de humor, porque o João pretende resgatar seu lado comédia, e um outro de apelo emocional.
Caras novas
"Velho Chico", novela das 18h que estreia em 2016 na Globo, terá vários lançamentos no seu elenco, até para os papéis principais. É um desejo da sua equipe. A proposta agora passa a depender de um sinal verde da casa, devido à prioridade de movimentar os já contratados.
Eterna discussão
Sobre essa questão de renovação nas novelas e séries, o que se observa na Globo e está sempre na pauta de discussão dos atores, é que os produtores de elenco são os mesmos há mais de 20 anos.
E muitos só trabalham com a turma deles. Há muito se fala também numa renovação por aí, mas que até agora não passou de promessa.
Aquecimento
A chegada de Giovanna Ewbank ao "Vídeo Show" também pode ser analisada como um indicativo de que ninguém quer ser pego de surpresa se a Monica Iozzi vier a deixar o programa.
Portanto, ritmo de aquecimento para a bancada.
A novela "Os Dez Mandamentos" da Record, será exibida também em Angola. Para fazer o trabalho de promoção naquele país, já foram escalados Gabriela Durlo (foto) e Daniel Aguiar.
Olha aí
Quando aqui se fala que a realidade de Paraisópolis é completamente outra a da novela, e que as autoridades não estão nem aí com ela, foram inúmeros os e-mails enviados por pessoas da própria comunidade.
A maioria reclamando da falta de segurança. Outros sendo obrigados a fazer vistas grossas à contravenção e aguentar pancadões por toda a madrugada.
Só repetindo
Acho completamente descabida essa perseguição ou campanha contra o Jô Soares nas redes sociais. Onde já se viu isso? O Jô fez com a presidente Dilma uma entrevista como outras tantas no seu programa. Perguntou, com respeito, tudo o que tinha que ser perguntado. Queriam o quê? Que ele saísse xingando ou batendo de frente? Antes diziam que o Jô era tucano. Agora é PT. Não está na hora de chegar a um acordo?
Bate – Rebate
• Na quinta-feira, o Warner Channel exibiu o filme "Diário de uma Paixão" sem legenda ou dublagem...
• ... Só não se sabe por que não aproveitaram para vender o patrocínio para um curso de inglês...
• ... A TV paga é uma perfeita desordem. Quase uma terra de ninguém...
• ... São poucas as emissoras, excetuando-se as de jornalismo e as esportivas, que trabalham com seriedade.
• Hoje, o SBT inicia a exibição de "I Love Lucy". Vamos ver no que vai dar.
• E também nesta segunda, o Viva estreia a reprise de "Fera Ferida...
• ... Novela do Aguinaldo Silva com Lima Duarte, Juca de Oliveira, Giulia Gam, Claudio Marzo, Otávio Augusto, Claudia Ohana e muitos outros.
• Direção da Record comemora os excelentes registros de audiência da novela "Os Dez Mandamentos"...
• ... Em diversas praças, como Recife, por exemplo, até com alguma regularidade tem chegado ao primeiro lugar...
• ... É o simples resultado de um trabalho bem feito.
• Jacques Lagôa promove nesta segunda-feira, às 19h na Livraria Cultura, o lançamento do livro "Sedução no Convento".
C'est fini
A grande dúvida sobre a programação da Record, de como ela vai ficar após a estreia da Xuxa em 10 agosto, é onde irá parar o "Repórter Record Investigação", do Domingos Meirelles.
Até agora, pelo menos, ninguém se manifestou sobre ele, e é um dos melhores produtos do jornalismo atualmente em cartaz. Empurrar para a meia-noite simplesmente será a mesma coisa que empurrar com a barriga. Desprestígio.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
* Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.