Demora da GfK na divulgação de dados faz levantar suspeitas
Aqui do lado de fora, as dúvidas só aumentam sobre essa demora da alemã GfK iniciar as suas atividades no Brasil. Foi prometido para o comecinho deste ano, depois ficou para maio, e agora será no decorrer do terceiro trimestre – entenda-se agosto, setembro ou até outubro, se não vier a surpresa de outra alteração.
Isto apenas faz aumentar as especulações em torno da concorrente do Ibope. A chegada da GfK, para todos os efeitos e no entender dos dirigentes de algumas redes – SBT, Record, Rede TV! e Band - virá passar a limpo o que sempre se entendeu como nebuloso o sistema de aferição de TV no Brasil.
Tudo a favor da chegada de outra medidora, ainda mais se tratando de uma empresa comprovadamente séria, que presta bons serviços em outros países, seja para ratificar os erros presumidos ou não. O que não deveria acontecer, daí as reclamações procedentes, é esse retardamento para dar início aos trabalhos.
O que, entre outras ou na melhor das hipóteses, leva muitos a desconfiar que não há nada a ser contestado.
Por uma...
É bom se ressaltar a idoneidade da GfK, uma empresa internacional, que está chegando ao Brasil com o propósito de apresentar o melhor dos seus serviços. O que não significa obrigatoriedade de apresentar resultados diferentes do que conhecemos.
... E por outra
Esta expectativa de que uma nova empresa, no caso a GfK, chegará ao Brasil para apresentar o que SBT, Record, Rede TV! ou Band querem ver é, no mínimo, uma insensatez. E querer jogar nas costas da GfK uma responsabilidade que ela nunca irá assumir.
Na mesma tecla
De uma forma ou de outra, o importante para SBT, Record, Rede TV! e Bandeirantes, neste momento, é se preocupar com a qualidade das suas programações. É preciso saber o que essas emissoras estão produzindo para alterar o quadro atual. Tem que fazer por merecer.
Bom sinal
A Rede TV! deu início a um trabalho que visa mudar a cara da emissora, contratando nomes como Mariana Godoy, Mauro Tagliaferri, Celso Zucatelli, Edu Guedes, Mariana Leão e Luciano Faccioli. Tudo isso com vistas a dar um ganho de qualidade.
Por causa disso
O "Teste de Fidelidade", do João Kleber, foi a primeira vítima desta nova filosofia de trabalho. Entende-se, inclusive, que o próximo programa dele, anunciado para as noites de domingo, obedecerá a uma linha completamente diferente.
O formato
Tudo caminha para que este novo programa de João Kleber na Rede TV! venha a ser uma revista eletrônica de duas horas de duração, com shows de calouros de todos os tipos, e jurados -alguns polêmicos e outros do meio musical.
Haverá ainda um quadro de humor, porque o João pretende resgatar seu lado comédia, e um outro de apelo emocional.
Caras novas
"Velho Chico", novela das 18h que estreia em 2016 na Globo, terá vários lançamentos no seu elenco, até para os papéis principais. É um desejo da sua equipe. A proposta agora passa a depender de um sinal verde da casa, devido à prioridade de movimentar os já contratados.
Eterna discussão
Sobre essa questão de renovação nas novelas e séries, o que se observa na Globo e está sempre na pauta de discussão dos atores, é que os produtores de elenco são os mesmos há mais de 20 anos.
E muitos só trabalham com a turma deles. Há muito se fala também numa renovação por aí, mas que até agora não passou de promessa.
Aquecimento
A chegada de Giovanna Ewbank ao "Vídeo Show" também pode ser analisada como um indicativo de que ninguém quer ser pego de surpresa se a Monica Iozzi vier a deixar o programa.
Portanto, ritmo de aquecimento para a bancada.
A novela "Os Dez Mandamentos" da Record, será exibida também em Angola. Para fazer o trabalho de promoção naquele país, já foram escalados Gabriela Durlo (foto) e Daniel Aguiar.
Olha aí
Quando aqui se fala que a realidade de Paraisópolis é completamente outra a da novela, e que as autoridades não estão nem aí com ela, foram inúmeros os e-mails enviados por pessoas da própria comunidade.
A maioria reclamando da falta de segurança. Outros sendo obrigados a fazer vistas grossas à contravenção e aguentar pancadões por toda a madrugada.
Só repetindo
Acho completamente descabida essa perseguição ou campanha contra o Jô Soares nas redes sociais. Onde já se viu isso? O Jô fez com a presidente Dilma uma entrevista como outras tantas no seu programa. Perguntou, com respeito, tudo o que tinha que ser perguntado. Queriam o quê? Que ele saísse xingando ou batendo de frente? Antes diziam que o Jô era tucano. Agora é PT. Não está na hora de chegar a um acordo?
Bate – Rebate
• Na quinta-feira, o Warner Channel exibiu o filme "Diário de uma Paixão" sem legenda ou dublagem...
• ... Só não se sabe por que não aproveitaram para vender o patrocínio para um curso de inglês...
• ... A TV paga é uma perfeita desordem. Quase uma terra de ninguém...
• ... São poucas as emissoras, excetuando-se as de jornalismo e as esportivas, que trabalham com seriedade.
• Hoje, o SBT inicia a exibição de "I Love Lucy". Vamos ver no que vai dar.
• E também nesta segunda, o Viva estreia a reprise de "Fera Ferida...
• ... Novela do Aguinaldo Silva com Lima Duarte, Juca de Oliveira, Giulia Gam, Claudio Marzo, Otávio Augusto, Claudia Ohana e muitos outros.
• Direção da Record comemora os excelentes registros de audiência da novela "Os Dez Mandamentos"...
• ... Em diversas praças, como Recife, por exemplo, até com alguma regularidade tem chegado ao primeiro lugar...
• ... É o simples resultado de um trabalho bem feito.
• Jacques Lagôa promove nesta segunda-feira, às 19h na Livraria Cultura, o lançamento do livro "Sedução no Convento".
C'est fini
A grande dúvida sobre a programação da Record, de como ela vai ficar após a estreia da Xuxa em 10 agosto, é onde irá parar o "Repórter Record Investigação", do Domingos Meirelles.
Até agora, pelo menos, ninguém se manifestou sobre ele, e é um dos melhores produtos do jornalismo atualmente em cartaz. Empurrar para a meia-noite simplesmente será a mesma coisa que empurrar com a barriga. Desprestígio.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
* Colaboração de José Carlos Nery
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.
comentÃÂários 9
Sair
- Todos
- Mais curtidos
- Escolha do editor
Leia os termos de uso