TV se vê obrigada a trabalhar com mais qualidade

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Mesmo sofrendo na pele e vendo os anunciantes mais importantes se preocupando cada vez mais em não atrelar seus nomes a produtos comprometedores, emissoras de TV no geral e alguns programas em particular continuam insistindo em baixar o nível. Entendem que com isso a audiência pode vir mais fácil. Foi-se o tempo.

A cada dia o telespectador tem se mostrado mais exigente diante de tantas opções hoje oferecidas pela televisão, aberta ou fechada, e mesmo fora dela, ninguém se vê mais obrigado a aguentar o que não presta. É simples assim.
 
E pelo que se saiba, com a vida do jeito que anda, TV nenhuma está em condições de rasgar dinheiro ou viver à custa de cogumelo do sol. 
 
É preciso estar atento a esta nova realidade, porque tanto o público como os grandes anunciantes, aqueles que verdadeiramente pagam a conta, passaram a exigir um mínimo de qualidade. Produzir o que é bom está virando, antes de tudo, uma questão de sobrevivência.
 
Na área
Depois de 14 meses de trabalho duro, implantando o "Mais Caminhos" de tanto sucesso na EPTV Campinas, Leonor Corrêa volta a montar sua base de trabalho em São Paulo.
 
E com desafios bem interessantes pela frente.
 
Então é isso
Sentindo que não pode continuar tomando passeio do SBT na faixa da tarde, a direção da Record estuda mudanças para o segundo semestre.
 
E que podem entrar em cena logo após a transmissão do Pan-Americano, entre 10 e 26 de julho.
 
Divulgação/Record
Os protagonistas de "Escrava Mãe", próxima novela da Record, o português Pedro Carvalho e Gabriela Moreyra
Licença 
Liberado pela Record, o ator Pedro Carvalho, protagonista da novela "Escrava Mãe", voltou a Portugal para participar do lançamento de um livro sobre sua carreira.
 
"Escrava" é a substituta de "Os Dez Mandamentos" e deverá estrear entre outubro e novembro. 
 
Grande Agildo
Agildo Ribeiro, um dos maiores humoristas brasileiros, será o entrevistado de Roberto D'Ávila em seu programa da GloboNews na noite deste sábado. 
 
Aos 83 anos, e com mais de 50 anos de carreira no palco, no cinema e na televisão, ele revela que se precisasse recomeçar a vida, ele escolheria a mesma profissão.
"Ser humorista não é para qualquer um", avisa. 
 
E ressalta que para exercer a profissão o profissional tem que ter "um baita de um ouvido, sensibilidade à flor da pele para ouvir o outro e conseguir imitar".
 
Oficina no Rio
Na quarta que passou, no Rio, a Record reuniu autores, colaboradores e diretores de novelas para assistir palestras sobre os critérios que determinam a "classificação indicativa".
 
Foi, segundo avaliação de todos, um encontro bastante produtivo.
 
Capricho 
A Globo convocou o preparador de elenco argentino Eduardo Milewicz para colaborar na substituta da atual "Malhação", escrita por Emanuel Jacobina e com estreia prevista para agosto.
 
Como base nos trabalhos deste profissional serão definidos os perfis dos principais personagens da produção. 
 
Cuidado a mais
Já de algum tempo, as novelas da Globo e Record passaram a obedecer este cuidado, preparar seus atores no começo de cada trabalho.
 
Milewicz, craque nisso, já participou de diversas produções internacionais, de filmes brasileiros, e também cuidou de alguns atores de "Verdades Secretas".
 
Encontro do Pan
Na terça-feira (9), a Record vai reunir toda a equipe do Pan-Americano.
 
De acordo com o número de credenciais expedidas, será dela a maior delegação em Toronto.
 
João Miguel Júnior/TV Globo/Divulgação
Eline Porto, cantora e atriz, e Maria Flor nos bastidores de "Sete Vidas" na Globo. A novela fica no ar até julho e logo depois dará lugar a "Além do Tempo"
Passou do ponto
Na televisão ainda é necessário um certo cuidado para se colocar certas coisas.
 
No "Café com Jornal", da Band, tentaram relacionar a perpetuação nos cargos da Fifa com o ganancioso protagonista Frank Underwood, como se todos assistissem a série "House of Cards". Só faltou, como fundo musical, o "samba do crioulo doido".
 
Bela mistura 
Olha essa: a Telemicro, canal 5 da República Dominicana, está exibindo e com algum sucesso a novela "Dona Xepa", a que foi produzida pela Record.
 
Acontece que na apresentação do elenco, constam os nomes do pessoal que fez a primeira versão, na Globo. Por exemplo: Ângela Leal aparece como Yara Cortes. Pegaram da Wikipédia.
 
Corrupção no futebol 
Correspondente da Record em Portugal, Teo Taveira passa boa parte desta sexta-feira em Berlim gravando uma matéria especial que será apresentada, neste sábado, no "Esporte Fantástico".
 
Por especial, o escândalo de corrupção na Fifa. O ex-jogador Zidane será um dos entrevistados.   
 
Bate – Rebate
•       Fernanda Paes Leme e Márcio Garcia viajam neste sábado em um cruzeiro rumo ao Alasca...
•       ... Na viagem, eles vão trabalhar como mestres de cerimônia para uma distribuidora de combustíveis.
•       Paula Cavalcanti foi confirmada na quarta-feira como  novaCEO da FremantleMedia Brasil, em São Paulo.
•       Nesta sexta, a seleção brasileira masculina de vôlei enfrenta a Austrália, em São Bernardo do Campo, pela segunda rodada da Liga Mundial...
•       ... A Globo exibe a partida ao vivo, logo após o "Jornal Hoje", com Luiz Carlos Junior, Tande, Fabi e Guilherme Pereira.
•       A tendência é que Andrea Beltrão e Fernanda Torres fiquem um bom tempo fora do ar na Globo, após o fim de "Tapas & Beijos"...
•       ... Este necessário descanso de imagem é visto como ideal, porque o programa sempre esteve muito em cima de suas protagonistas...
•       ... Quanto aos demais, estão todos liberados e poderão ser chamados imediatamente para novos trabalhos.
•       Angel, da banda inglesa Massive Attack, será o tema de abertura de "Verdades Secretas" na Globo...
•       ... Gal Costa, Pato Fu, Los Hermanos e The Cure também estão confirmados na trilha sonora da novela.
 
C'est fini
A Rede TV! confirma para julho a estreia do novo programa de João Kleber, faixa das 21h ou 22 horas, que ainda não tem um título definido.
Toda a equipe de produção, sob a direção de Ocimar de Castro, já está em plena atividade.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos