Globo tenta pôr fim ao efeito "colcha de retalhos" em novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Não é só a repetição de elenco nas novelas que está na pauta de discussões da Globo. A constante repetição de temas também passou a ser acompanhada muito de perto pela área de Teledramaturgia, e o desejo da sua direção - nem poderia ser diferente, é acabar com isso o quanto antes.

Parte-se agora do princípio que, com tantas cabeças pensando, autores titulares e colaboradores, não "justifica" mais colar situações de quem quer que seja e simplesmente dar uma disfarçada pelo caminho. Duas novas novelas – 19h ("Totalmente Demais") e 21h ("A Regra do Jogo"), inclusive, estão no foco e passando por ajustes. "Favela chique", de João Emanuel Carneiro, por exemplo, começou com a mudança de título para "A Regra do Jogo".  
 
Os escritores serão levados a entender que obra original é uma coisa, enquanto "colcha de retalhos" é outra, totalmente diferente.
 
Divulgação
Emanuelle Araújo está em "Malhação"
Meu nome é Virgulino...
A cantora e atriz Emanuelle Araújo, atualmente em "Malhação", viverá Maria Bonita em dois projetos do diretor Bruno Azevedo sobre Lampião – um musical e uma trilogia para o cinema.
 
Paulo Goulart Filho fará o protagonista. A ideia é seguir o mesmo caminho de "Tim Maia", com versões no palco, cinema e televisão. 
 
...apelido, Lampião 
E tem mais essa: os produtores de "Lampião – O Filme" já abriram negociação e existe a possibilidade de ser fechada parceria com uma empresa desenvolvedoras de jogos eletrônicos para lançamento do primeiro jogo baseado num filme 100% nacional.
 
Estilo GTA (Grand Theft Auto), só que com cangaceiros. 
 
Próxima "A Fazenda" – 1
Que ninguém se surpreenda com a escalação de outras ex-paquitas e ex-paquitos na próxima edição de "A Fazenda" na Record.
 
Andreia Sorvetão, na sétima edição, apenas abriu a porta para que outras figuras se deixem seduzir pelo programa. E tem agora esse fator que Xuxa passou a defender as cores da Record.
 
Próxima "A Fazenda" – 2
Mara Maravilha é outro nome bastante cotado para a próxima edição de "A Fazenda".
 
Naturalmente surgirão os desmentidos de praxe – tipo não assinei ou não estou sabendo de nada. Aquilo tudo que a gente já sabe, mas na Record tem gente garantindo que já está tudo acertado ou muito bem encaminhado.     
 
Reprodução/RedeTV!
Programa "Melhor Pra Você", da RedeTV!, usou o crédito "All live"
Segura essa! – 1
A cada dia se tem a certeza que ainda há muito o que se ver nesta vida. 
 
Nesta sexta-feira, no "Melhor Pra Você", da Rede TV!, no alto da tela, abaixo de um colorido e acrobático ponto de exclamação, foi colocado o crédito: "all live".
 
Segura essa! – 2
A colocação desse, com toda certeza, inédito "all live" no "Melhor pra Você", funcionou como um parafuso na cabeça de quem assistia. Ficaram perguntas.
 
Afinal, para que povo esse programa está falando? Não seria melhor pegar primeiro por aqui? E, para terminar, por acaso em algum lugar desse mundo alguém usa "half live"?
 
Outra da série
Ainda na linha do ainda há muito que se ver, neste domingo, o "Fantástico", em reportagem do correspondente Marcio Gomes, vai mostrar a existência do elevador para o espaço.
 
Uma empresa japonesa quer revolucionar as viagens espaciais, construindo, em 2050 um elevador que vai subir 96 mil quilômetros até uma estação espacial. 
 
Geladeira   
A Record ainda possui os direitos de "Spartacus", todas as temporadas, junto à produtora Sato Company.
 
E só depende da emissora retomar sua exibição. Será que o "banho de sangue" assustou seus executivos?
 
Concurso de miss – 1
A escolha da Miss Sergipe 2015 está marcada para o dia 22 de junho, em Aracaju, de acordo com informação transmitida pela Bandeirantes. 
 
O primeiro, ocorrido em abril, foi anulado por comprovados registros de irregularidades.
 
Concurso de miss – 2
A Band, que possui os direitos do Miss Brasil e controla os concursos estaduais, houve por bem realizar uma nova escolha em Sergipe.
 
E será ela mesma, a Band, quem irá comandar toda a organização. O antigo responsável por isso foi afastado.
 
Volta às aulas    
Enquanto não define um novo trabalho, Lucélia Santos volta suas atenções para outros projetos. E entre eles, uma temporada de estudos no Canadá. 
 
A atriz embarca no próximo mês e pretende voltar de lá com o inglês afiado.  
 
Problema sério
"Babilônia" ainda sofre com os seus enganos de princípio, muito embora se verifique o esforço da Globo e da sua teledramaturgia em corrigir o que for possível até o final.
 
Mas são graves os casos de casais que não dão liga – Camila Pitanga e Thiago Fragoso, por exemplo, como outros que não têm história para contar – Sheron Menezzes e Dudu Azevedo.
 
Preparativos
Na terça-feira, às 15h30, o Multishow irá fazer uma coletiva de imprensa do "#PartiuShopping", nova série do canal. 
 
O elenco do programa, com Tom Cavalcante à frente, estará disponível para todos. Em seguida, haverá uma gravação com presença de platéia.
 
Divulgação
Apresentadora Sandra Garcia
Olhar 
"Turismo & Aventura", deste domingo no SBT, a partir das 7h30, vai mostrar a charmosa cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. 
 
O programa, que mostra imagens muito bonitas e tem pontuado bem no Ibope, conta com a apresentação de Sandra Garcia. 
 
Bate – Rebate
•       A ESPN, comprovadamente, foi a emissora que mais ficou à vontade para noticiar o escândalo do futebol e a prisão de vários dirigentes...
•       ... Aliás, desde muito tempo vários jornalistas dessas emissoras, como Juca Kfouri e José Trajano, entre os principais, falavam sobre isso...
•       ... Outras, sabe-se, recomendaram ao seu pessoal esportivo grande cuidado no trato do assunto.
•       Da mesma ESPN, em termos de negócio, ela e a Fox estão mais entrosadas que nunca...
•       ... Só nas últimas duas semanas foram anunciadas parcerias nas próximas temporadas dos campeonatos alemão e italiano.
•       No SBT essa onda de culinária bateu tão forte que receitas de alguns pratos são colocadas nos quadros de avisos dos funcionários...
•       ... A última, pendurada recentemente, é a de um delicioso nhoque.
•       O terceiro quadro da série "O Mestre dos Ares", no "Fantástico", mostrará Luigi Cani sobrevoando de wingsuit a Palmeira de Dubai...
•       ... Trata-se do maior arquipélago artificial construído pelo homem. As imagens, dizem, são de uma beleza extraordinária.
      O programa "Ritmo Brasil", apresentado por Faa Morena, recebe neste sábado, às 19h10, Dudu Nobre. A atração vai levá-lo a uma exposição que está em cartaz em São Paulo em homenagem a Dona Ivone Lara. 
 
 
C'est fini
A estreia da sexta temporada da série "Mundo Visto de Cima", no +Globosat, será à meia-noite do dia 1º.
 
Trata-se de um dos trabalhos mais sofisticados em termos de captação em exibição na TV mundial. As imagens são gravadas a 10 mil pés de altura.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos