"Malhação" pode aposentar título após 20 anos no ar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Divulgação/TV Globo

    Nos 20 anos, "Malhação" ganhou abertura relembrando outras temporadas

    Nos 20 anos, "Malhação" ganhou abertura relembrando outras temporadas

Novela mais longeva no ar, com seus 20 anos completados no dia 24 de abril, "Malhação" poderá ter seu título aposentado na Globo muito em breve. Segundo diretores do canal, a faixa continuará recebendo produções da teledramaturgia, mas a ideia é provocar uma grande mudança por ali, uma sacudida, apostando em novos públicos e formatos. 

Na verdade, o desejo de colocar ponto final nessa marca não surgiu agora. A discussão acontece há tempos, mas sempre enfrentou duras resistências na emissora. No entanto, cresceu muito o número de executivos que agora defendem a proposta.
 
E não será nenhuma surpresa, inclusive, se a atual temporada de "Malhação" que vai até agosto, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, for a escolhida para encerrar um ciclo e fazer a transição para outro, totalmente diferente.
 
A próxima edição, sob responsabilidade do autor Emanuel Jacobina e do diretor Leonardo Nogueira, possui grandes chances de ser apresentada com um novo título. A equipe inclusive já foi avisada sobre essa possibilidade. Falta ainda, porém, uma posição oficial do alto comando, e até em função disso a ordem é aguardar cenas dos próximos capítulos. 
 
O fato é que a marca "Malhação" está na berlinda. 
 
Cenas de "Malhação 2014"
Cenas de "Malhação 2014"
      
Direto de Londres 1 
A divulgação dos dados de audiência do Ibope, oportunamente será apresentada em três fases.
 
Isto naquilo que diz respeito a um mesmo programa.
 
O resultado minuto a minuto será mantido, assim como o consolidado no dia seguinte, e sete dias depois, agregando o que foi gravado na televisão. 
 
A ABAP-Redes já foi informada desta mudança no sistema de divulgação dos resultados de audiência.
 
Direto de Londres 2 
A Kantar, nova dona do Ibope Media, anunciou nesta quarta em Londres a criação de um dispositivo que irá medir o impacto do que as pessoas compram com o que veem na televisão.
 
Um piloto está sendo realizado e será colocado em prática no começo de 2016.
 
Aproximadamente 12 mil domicílios brasileiros servirão como base de informações. Este serviço, segundo o Ibope, a alemã GfK não possui.
 
Lambança 
É impressionante a bagunça que impera na nossa cara televisão paga.
 
Além do serviço ruim, muitas vezes, o que é mostrado por esses canais não bate com as informações do produto exibidas na tela, como segunda-feira, por exemplo, no Sony e Studio Universal. Havia um filme no ar e os créditos eram de outro.      
 
Lourival Ribeiro/SBT/Divulgação
Orival Pessini como Clodovil
Homenagem
O humorista Orival Pessini gravou uma participação especial em "A Praça é Nossa", no SBT, que será exibida nesta quinta-feira(28).
 
No programa, com tudo que tem direito, Pessini faz uma homenagem a Clodovil Hernandes, morto em março de 2009.
 
O trabalho impressionou a equipe de Carlos Alberto de Nóbrega, principalmente pela caracterização. 
 
Pessini, como se sabe, é quem cria as máscaras dos seus diferentes personagens.     
 
Careca de látex    
Como já informado por aqui, Orival Pessini foi o responsável pela criação de uma careca de látex, com cabelos compridos do lado e que vai das sobrancelhas à nuca adquirida por Silvio Santos para se disfarçar durante suas viagens.
 
Detalhe: Silvio continua fazendo uso desse acessório para ter um pouco mais de privacidade. 
 
Operação Suíça
Desde as seis horas da manhã de quarta-feira, o canal SporTV alterou sua grade e passou a entrar com programação especial ao vivo para cobrir a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e dos demais dirigentes da Fifa em Zurique, na Suíça.
 
E movimentando principalmente os correspondentes Karin Duarte, nos Estados Unidos, e Fernando Saraiva, em Zurique.
 
Documentário  
O músico e produtor cultural Malcolm Forest, que roteirizou, produziu e dirigiu o filme-documentário "Frei Galvão: O Arquiteto da Luz", negocia sua veiculação no canal Prime Box Brazil. O filme, que conta a história do primeiro santo brasileiro, será mostrado também na próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, ano que vem, em Cracóvia, na Polônia. 
 
Falta de educação 
O que se viu e ouviu nas últimas horas, especialmente nas redes sociais, sobre o acidente da Angélica, Luciano Huck e filhos beirou o absurdo.
 
Hoje, com tristeza, verifica-se, uma boa parte das pessoas utiliza esses meios apenas para externar os seus piores sentimentos. 
 
Vai começar
A diretora Amora Mautner inicia oficialmente neste fim de semana as gravações de "A Regra do Jogo", novela de João Emanuel Carneiro, escolhida para substituir "Babilônia" na faixa das 21h da Globo.
 
Os trabalhos em externa acontecerão no Rio de Janeiro. No elenco, entre outros, Giovanna Antonelli, Alexandre Nero, Susana Vieira, Cauã Reymond, Thaissa Carvalho, Vanessa Giácomo e Letícia Lima.    
 
Volta aos palcos  
Depois de 20 anos longe dos palcos, Tarcísio Meira iniciou os preparativos para sua volta, por meio do espetáculo "O Camareiro", de Ronald Harwood e com tradução de Diego Teza, sob a direção de Ulysses Cruz. Ele viverá um dono de teatro.
 
A peça tem estreia prevista para o dia 15 de agosto no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, e também reúne no elenco Kiko Mascarenhas – fazendo o camareiro, Karin Rodrigues, Karen Coelho, Silvio Matos, Chris Couto e Ravel Cabral. 
 
Reprodução/TV Globo
Beatriz e Inês se enfrentarão em "barraco" em "Babilônia"
Inês x Beatriz
No dia de hoje, a Globo vai movimentar 200 figurantes e 24 atores para a gravação de um "barraco" das personagens de Adriana Esteves e Glória Pires para a novela "Babilônia". Elas vão se pegar feio. No total serão 31 cenas e tudo vai acontecer durante a realização de uma entrega de prêmio para Beatriz.   
   
Bate – Rebate
Paulo Nigro deixou o elenco da novela "Escrava Mãe", da parceria Record e Casablanca...
... Para o lugar de Nigro foi convidado o ator Léo Rosa...
... As gravações de "Escrava Mãe" já estão acontecendo em São Paulo.
Giselle Itié começa a aparecer em "Os Dez Mandamentos" no capítulo desta quinta-feira...
...Além de Giselle, vários outros atores também entram em cena, por causa da terceira fase da novela...
... São os casos de Thierry Figueira, Jorge Pontual, Bemvindo Siqueira e Paulo Figueiredo, entre outros.
Globo promove hoje em São Paulo a festa de lançamento da novela "Verdades Secretas".
A equipe do "Melhor pra você" na Rede TV! ainda não se entendeu quanto à quantidade de links ao vivo do programa.
Em junho a Globo começa a gravar pilotos do seu novo programa das manhãs de sábado para estrear em agosto...
... Há uma grande expectativa em torno desse programa.    
   
C'est fini
É bom saber: o parlamento francês está votando se a televisão paga pode ter mais espaços para comercialização. Planeja regulamentar este uso.
E aqui? Alguém já pensou nisso?
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery
 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos