Venda da frequência da Eldorado é outro duro golpe no rádio brasileiro

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Fernando Donasci/Folhapress

    Pastor R.R. Soares assume o comando da rádio a partir de segunda

    Pastor R.R. Soares assume o comando da rádio a partir de segunda

Hoje há uma disputa particular e que envolve centenas de milhões de dólares, entre os principais líderes evangélicos brasileiros, para ver quem leva o maior número de emissoras de rádio e televisão para as suas cores. Tudo isso às generosas vistas das autoridades, que nada fazem para impedir a desregrada e perigosa ocupação religiosa nos meios de comunicação, porque interesses terceiros e que sempre acabam influenciando nas urnas, acabam falando mais alto.

A venda da frequência 700 AM, durante tantos anos ocupada pela rádio Eldorado de tamanha tradição entre os paulistanos e paulistas – especialmente da Baixada Santista, é um outro doloroso golpe, que praticamente põe a nocaute as esperanças de que ainda possa haver uma reversão neste quadro.
 
Hoje, praticamente toda a faixa AM, em São Paulo, tem como donos ou arrendatários, seitas religiosas das mais diferentes bandeiras, como num entregar de pontos ao poder do dinheiro de origem desconhecida e não declarado. O estrago, observa-se com toda tristeza, está feito.
 
Engenharia financeira – 1
Os caminhos usados para tornar viável a compra dessas emissoras de rádio e televisão são sempre tortuosos.
 
O que se sabe é que o dinheiro sai das sacolinhas para as igrejas, que usam o nome de uma pessoa física para tornar possívela transação.
 
Engenharia financeira – 2
Agora, como o repasse desse dinheiro da igreja – que não paga nenhum imposto, vai parar no nome de um terceiro é bem por onde acontece o pulo do gato.
 
Como se vê, tudo é feito para tornar legal, algo que no fundo é misterioso e altamente questionável.
 
Resumindo a ópera
A venda sacramentada da frequência 700 KHz vem estreitar ainda mais o já tão castigado mercado de radialistas e jornalistas.
 
E quanto ao caso dela, foi venda mesmo. Não apenas um arrendamento.
 
Reprodução/TV Globo
Bonner disse que Chris Roberts tem "cara de maluco"
Mundo chatinho
A pressão nas redes sociais levou William Bonner a pedir desculpas por ter chamado um americano com cara de louco.
 
Precisava? Se forem confirmadas todas as acusações que pesam sobre ele, a tal figura é muito mais que louca. Maluco é pouco.
 
A propósito...
É bom jogar mais claro e assumir que essa história de "politicamente correto" é uma censura branca, bem pior que todas as outras.
 
Hoje, a naturalidade e espontaneidade na forma de se expressar e se comportar precisam ser medidas, nos mínimos detalhes, porque alguém pode não gostar. Está tudo muito chato, não tá?
 
Braço direito
O jornalista Luiz Fernando Ávila, editor-chefe do "Hoje", anunciou Maurício Setúbal como novo editor-executivo do jornal.
 
Setúbal era da equipe do "Jornal Nacional" em São Paulo e é definido como um profissional inteligente, rápido e conciliador.  
 
Bom humor
Muito na boa, o repórter da F1 da Globo, Marcelo Courrege, explicou o caso da pergunta feita ao Alonso, logo após o GP da Espanha, citado nesta coluna. Na ocasião, Alonso respondeu com duas palavras e o repórter a traduziu com uma explicação de quase dois minutos.
 
"Na impossibilidade, de fazer uma entrevista convencional, com áudio e vídeo, preferi aguardar o Alonso sair da área destinada aos repórteres e fazer apenas uma pergunta, na intenção de registrar a voz dele. Traduzi aquela enfurecida e rápida resposta do Alonso, mas acrescentei os pontos altos de outras respostas que ele já tinha dado quando eu não estava no ar. Até usei um 'anteriormente ele disse' pra separar um momento do outro", justificou Courrege.
 
Divulgação
Felipe Kieling
Chamada de embarque
A equipe do BandSports, com Oliveira Andrade, Flávio Saretta e Chiquinho Leite Moreira, está embarcando hoje para a transmissão de Roland Garros.
 
O repórter Felipe Kieling, baseado em Londres, irá se juntar a eles em Paris.
 
Rosa Cicirelli e Denis Gavazi, responsáveis por toda a coordenação, viajaram no domingo.
 
Preocupação no SBT
Xuxa acabou virando assunto também nas produções do Ratinho e "Máquina da Fama", da Patrícia Abravanel, no SBT.
 
Já tem muita gente torcendo para que, em vez de segunda-feira, o programa da nova contratada da Record vá para outro dia.
 
No caso do Ratinho, atração diária, não tem muito que fazer. Ou tem? 
 
Divulgação     
Pelo que já se comenta, Xuxa irá ao "Hora do Faro", das tardes de domingo, para falar sobre a estreia do seu programa.
 
O lançamento está confirmado para agosto.
 
Caio Gallucci/Divulgação
Cláudia Raia na estreia de "Chaplin, o Musical"
Sucesso
Na noite de segunda-feira, no Theatro Net, em São Paulo, tivemos a estreia de "Chaplin – o musical", liderado por Jarbas Homem de Mello e Marcelo Antony, com produção de Cláudia Raia e Sandro Chaim. Gente saindo pelo ladrão.
 
Para muitos, um espetáculo contagiante e emocionante, que tem tudo para fazer uma longa carreira nos palcos do país.  
 
Bate Rebate
·       Bianca Rinaldi disse que são improcedentes as notícias de que ela fará a próxima "Malhação" na Globo...
·       ... De acordo com a atriz, essa negociação não existe.   
·       Nesta quarta-feira, a Band News FM, do Grupo Band, completa 10 anos...
·       ...Para comemorar o aniversário, desde o início do ano, Ricardo Boechat tem visitado as cidades que compõem a rede para transmissões junto aos ouvintes...
·       ... Hoje, Boechat apresentará o noticiário a partir das 7h30 direto do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebendo Frejat (Barão Vermelho) e Falcão (O Rappa)...
·       ... Em São Paulo, Eduardo Barão estará em um estúdio montado no vão livre do MASP.
·       O programa "Corujão do Esporte", da Globo, recebe nesta quarta-feira o surfista Filipe Toledo, campeão da etapa brasileira do mundial de surfe, e o ator Paulinho Vilhena.
·       De volta à reportagem, após longo período no Mapa Tempo da Globo, Michelle Loreto já foi escalada para fazer as férias de Veruska Donato no "Jornal Hoje", a partir de junho.
·       As primeiras gravações de Grazi Massafera para "Verdades Secretas", próxima das 23h da Globo,  impressionaram a equipe...
·       ... Ela se jogou na personagem...
·       ... Grazi faz Larissa, modelo já veterana que se envolve com o mundo das drogas e da prostituição. A novela estreia dia 8.
   
Lourival Ribeiro/SBT
Larissa Manoela interpreta as gêmeas Manuela e Isabela em "Cúmplices de Um Resgate", próxima novela do SBT. Na foto, a atriz está caracterizada como Isabela
C'est fini
Nos bastidores da estreia de "Chaplin – o musical", Mel Lisboa confirmou à coluna seu desligamento da Record, mas não descarta voltar à emissora através de contrato por obra.
 
Ela também tem olhado com muito carinho essa janela de oportunidades na televisão paga e informa que vai continuar investindo nos palcos.
 
Por outro lado, sobre um possível convite para "Presença de Anita – Parte 2", na Globo, garante que isso nunca chegou até ela. Só leu por aí.
  
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos