Babilônia

Globo passa aperto com atrasos em suas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Alex Carvalho/Divulgação/TV Globo

    Cenas com Nelson Xavier gravadas na quinta-feira vão ao ar na segunda em "Babilônia"

    Cenas com Nelson Xavier gravadas na quinta-feira vão ao ar na segunda em "Babilônia"

Como se recorda, Benedito Ruy Barbosa entregou a novela "Meu Pedacinho de Chão" inteiramente escrita antes da estreia na Globo. Com 115 capítulos, permitiu um processo de preparação diferente ao elenco, próximo ao que acontece no teatro.

Com todos os capítulos escritos e disponíveis, os atores tiveram tempo de sobra para trabalhar na composição dos tipos. A proeza do Benedito deixou saudades no Projac.
 
Ainda nos dias de hoje, é muito comum atores da Globo receberem capítulos de novela no próprio dia da gravação. E o prejuízo, nesses casos, atinge a todos. É ator perdendo fins de semana e obrigado a decorar em cima da hora, edições na correria etc.
 
Decididamente não dá mais para colocar a carroça na frente dos bois, que o diga "Babilônia". Pessoal está passando aperto.
 
Por acaso
Guardadas as devidas diferenças com "Meu Pedacinho de Chão", a Globo, sabe-se também, terá um certo oxigênio com "Verdades Secretas", próxima novela das 23h escrita por Walcyr Carrasco já em gravação.
 
O último capítulo da novela foi entregue sexta-feira no Projac. Está tudo lá.
 
Os dois lados
É preciso considerar que novela nunca deixará de ser obra aberta. Nem é bom deixar.
 
Mesmo com todos os capítulos escritos e entregues ou não, tudo irá depender do seu desempenho no ar. A qualquer tropeço, as mudanças sempre serão inevitáveis. Está aí, e de novo "Babilônia" servindo de exemplo, que não deixa ninguém mentir.
 
Divulgação/TV Globo
Eva Wilma é Fábia em "Verdades Secretas"
...E na novela do Walcyr
Eva Wilma será Fábia, mãe de Anthony (Reynaldo Gianecchini), que perdeu toda a fortuna que teve um dia. Hoje, o dinheiro que recebe do filho gasta em almoços com as amigas e salões de beleza.
 
Adora uma plástica e vive se justificando para o filho quando o assunto é sua saúde.
 
Na briga
Maria Helena Nascimento, autora bastante experiente e que integrou a equipe de "Alto Astral", está batalhando um voo solo nas novelas da Globo.
 
Ela surge como candidata a escrever a substituta de "Totalmente Demais", na faixa das 19h, no segundo semestre do ano que vem. 
 
Bom reforço 
Paula Moraes, ex-correspondente internacional da Record em Nova York, será repórter do novo matinal da Rede TV!, o "Melhor Pra Você".
 
E assim vai indo.
 
Uma coisa e outra 
A segunda edição do "MasterChef" na Band, irá de 19 de maio a 8 de setembro. Logo depois, o reality dará lugar ao jornalístico "A Liga".
 
"A Liga" que ainda não tem o seu time montado para esta próxima temporada.
 
Aquecimento
"Já imaginou encontrar alguém igualzinho a você? O que você faria?". É este o teaser do SBT, em cartaz desde quarta-feira, já chamando a atenção para a próxima atração, "Cúmplices de um resgate".
 
Larissa Manoela, fazendo irmãs gêmeas, é a protagonista da novela.
 
Na mosca
Oliveira Andrade foi designado pela Bandeirantes, aberta e BandSports, para comandar as transmissões de Roland Garros.
 
Aliás, com a classe e elegância que caracterizam as suas narrações, a escolha não poderia ser mais acertada. Neste domingo, viaja a primeira parte. Oliveira, Chiquinho Leite Moreira e Flávio Saretta seguem na quarta-feira.
 
Michel Angelo/Divulgação/Record
Babi Xavier começou a preparação para viver Tais, mulher do comerciante Meketre (Luciano Szafir), na terceira fase de "Os Dez Mandamentos", na Record. O personagem de Szafir é casado com Tais, mas tem uma amante, Karen (Anita Amizo)
Está tudo certo
Sabe a aposta que é possível fazer, sem ter medo de errar? É o que se pode dizer do novo programa do GNT, com as participações de Marcelo Tas, Xico Sá, João Vicente de Castro e Léo Jaime, os mais novos "amigos de infância".
 
O time reunido dá essa certeza. A abertura foi gravada na quinta-feira e a estreia está confirmada para 8 de junho.
 
Nem aí
As críticas à dicção de Tatá Werneck em "I Love Paraisópolis", como não poderia deixar de ser, chegaram aos bastidores desta nova novela das 19h e dividiram opiniões. Enquanto alguns entendem que ela deveria mesmo recorrer a uma boa fono, outros, no entanto, acharam tudo um exagero e até saíram em defesa da atriz.
 
E a Tatá? Gravou a semana toda como se nada tivesse acontecido, feliz da vida. Não passou recibo. Pra ela, está tudo normal.
 
Bate – Rebate
·       Os mais novos amigos de infância, Datena e Marcelo Rezende, jantaram juntos, novamente, na quinta-feira...
·       ... O que vai sair disso só Deus sabe.
·       Gilberto Barros, agora fora da Rede TV!, está se dedicando inteiramente a TV Leão.
·       O Jornalismo e Esporte da Rede TV!, com Franz Vacek e Ari Borges, trabalha forte na criação de um novo programa esportivo para as noites de domingo...
·       ... Comando de Silvio Luiz, com a participação de toda a equipe da casa e convidados.
·       Giovanna Lancelotti, Eliana, Luana Piovani e Thiago Lacerda estão todos em Las Vegas...
·       ... A maior parte viajou para assistir ao Rock in Rio e a Eliana foi gravar.
·       Para São Paulo, a Globo vai se virar com a Copa do Brasil, depois dos paulistas São Paulo e Corinthians eliminados da "Libertadores da América".
·       Longe da TV, Karina Bacchi tem se dedicado apenas a trabalhos no universo fitness.
·       Luis Paulo Rosenberg, que não serviu mais ao Corinthians, está engajado numa campanha para salvar a Portuguesa...
·       ... Artistas como João Carlos Martins e Roberto Leal, ligados ao clube, também serão chamados a participar. 
 
C'est fini
"Verdades Secretas", que vem por aí e que já foi falado dela no começo, promete quebrar alguns tabus em se tratando de novelas.
 
A história vai pegar firme e pesado em temas como prostituição e drogas.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos