Record tentou inventar briga do Caçulinha com Fausto Silva

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução /Record

    Caçulinha no programa de Gugu Liberato

    Caçulinha no programa de Gugu Liberato

A necessidade de causar ou chamar atenção parece que virou ordem nos bastidores de algumas produções, mesmo quando não existem motivos para tal. Lembrando Odayr Batista, é um pouco daquilo da rádio Camanducaia, "quando não tem notícia, nóis inventa". Ou é obrigado a inventar. 

Um dos casos mais recentes aconteceu no Gugu, agora sob os cuidados do departamento de jornalismo da Record. Um desavisado repórter, pautado provavelmente por alguém que sabe muito menos que ele, tentou de todas as maneiras levar o Caçulinha a falar mal do Fausto Silva. Uma insistência que beirou o grotesco ou a leviandade, embora o Caçula, o tempo todo, não cansasse de repetir que aquilo não tinha nada a ver. Ao contrário, eles sempre foram e continuam grandes amigos.
 
É a velha e odiosa história da audiência a qualquer custo, mais uma vez em cartaz na televisão brasileira. Fausto e Caçula, se o repórter, pauteiro ou o diretor do Gugu não estavam informados, tem uma amizade de mais de 30 anos, que supera o tempo que os dois, por acaso, trabalharam juntos no "Domingão". Os amigos em comum, entre os quais, e com muita honra este que vos fala, são testemunhas disso. Como se vê, bastava pesquisar um pouquinho melhor para não passar por um papel tão ridículo.
 
Olha o que é
A inversão de valores chega a tal ponto que no último domingo, o "Pânico" levou ao ar uma matéria com o Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho.
 
Talvez nem a Globo, que foi a sua casa durante 30 anos,  teve ele falando por tanto tempo e tão à vontade.
 
Pois bem...
Essa reportagem com o Boni, conduzida com brilhantismo pelo Daniel Zukerman, se transformou em um tremendo pipoco nos bastidores do "Pânico".
 
A audiência, acompanhada no real time, foi caindo minuto a minuto, levando a produção do programa a um completo desespero. Vai entender. E algo que empurra alguns para a velha prática do pão e circo.
 
Paulo Belote/Divulgação/TV Globo
Malu Mader assina álbum
Álbum de figurinhas
Malu Mader foi ao Projac especialmente para assinar 100 figurinhas do Livro Ilustrado Oficial – 50 anos de Novelas, que começa a chegar às bancas nesta quinta-feira.
 
É um lançamento da área de Licenciamento da Globo para comemorar os 50 anos de novelas. Tudo recheado com textos do Mauro Alencar, um dos maiores craques em teledramaturgia.
 
Via Dutra
Nesta quarta cedo, um caminhão cegonha levou de São Paulo para o Rio, uma Lamborghini branca, conversível, modelo Gallardo, igual a do Roberto Carlos.
 
O carro, que pertence ao vice-comercial Walter Zagari, será usado pela Xuxa, durante toda esta quinta-feira, para gravar as primeiras chamadas do seu programa na Record.
 
Divulgação
Lamborghini branca será usada por Xuxa
E é o seguinte:
O programa "Xuxa Meneghel" teve a sua estreia confirmada para o dia 3 de agosto, uma segunda-feira, na faixa das 22h30.
 
Ao vivo, conforme o acertado, direto dos estúdios do RecNov, Rio de Janeiro.
 
Diante disso...
Também já ficou acertado na Record que o esquema atual do Gugu não sofrerá solução de continuidade.
 
Ou seja, ele seguirá apresentando seu programa nas noites de terça, quarta e quinta, contrariando o esquema de temporada inicialmente previsto.
 
Contrato rompido 
Gustavo "Dilma" Mendes rescindiu amigavelmente o seu contrato com a Bandeirantes. Saiu na boa, pela porta que entrou e em busca de novos desafios.
 
Da equipe do extinto "Agora é Tarde", ainda permanecem na casa Rafinha Bastos e Marcelo Mansfield, à espera de outros projetos.  
 
Por novos projetos...
Lembra a história aqui contada do desejo da rádio Bandeirantes em voltar com radionovelas.
 
Pois bem, o vice-presidente Mario Baccei é um dos mais entusiasmados com a ideia e já chegou a ter uma conversa com o Marcelo Mansfield para colaborar no projeto.
 
Três pontos
Ainda da Band, Rafinha Bastos novamente vai virar comentarista da NBA na ESPN.
 
Nesta quinta, às 21h, está confirmada a sua participação na transmissão de Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers. O jogo é válido pelas semifinais da conferência leste e o Chicago está em desvantagem, 3 a 2.
 
Dorme sem essa!
Jô Soares, na terça-feira, informou que a rádio CBN deixou de apresentar o "Jô", simultaneamente com a TV, por causa do ECAD.
 
A Globo não concordou em pagar o que a entidade julga ter direito de cobrar pela execução de "trilhas" e eventuais musicais no programa.
 
Outro lado
O ECAD se manifestou, informando que não realiza cobrança de qualquer programa de rádio de forma avulsa ou individual. Ela é direcionada à emissora e relativa a todas as músicas executadas na programação. E que a CBN, por ser jornalística, conta com uma redução de 75% em relação ao valor da retribuição autoral.
 
E conclui lamentando a decisão da CBN de retirar músicas de sua programação, mas assegurando que não pode ser ignorado o direito dos autores de receber por suas obras.
 
Wayne Camargo/Divulgação/RedeTV!
Amanda Klein e Augusto Xavier no "Rede TV News"
Em aberto
Na Rede TV!, se prevalecer mesmo o desejo de mudar o "Rede TV News" para as 18h50, haverá evidentemente a necessidade de encontrar um outro horário para o "TV Fama".
 
Entre as possibilidades, a exibição depois da igreja.
 
Bate – Rebate
·       A atriz venezuelana Gabriela Spanic, de "A Usurpadora", será uma das atrações do próximo "Domingo Legal" no SBT.
·       Nelson Xavier grava nesta quinta-feira as suas primeiras cenas para "Babilônia"...
·       ... Ele será a próxima vítima de Beatriz (Glória Pires).
·       Em 22 de junho, o canal Universal estreia o sexto ano da série "The Good Wife", com 22 episódios.
·       Daniela Albuquerque, da Rede TV!, está lançando em parceria com o Atelier Silvia Ulson uma linha exclusiva de gorros e luvas.
·       A Record informou que o programa do Luiz Bacci, todas as manhãs, serial nacional.
·       ... É isso, mas não é totalmente isso. A Record Bahia, TV Clube/PE, TV Antena 10 e TV Correio, por exemplo, investem fortemente em jornalismo local...
·       ... Não estão nem aí com o Bacci...
·       ... E no caso da TV Vitória, afiliada do Espírito Santo, o caso é diferente...
·       .... A programação da Igreja Universal é espichada até quase 7h30 da manhã.
·       Aliás, com o fim do "Notícias da Manhã", no SBT, os capixabas ficaram sem opções no horário...
·       ... Apenas a TV Gazeta, afiliada a Rede Globo exibe jornalismo local às 6h00 da manhã conforme a rede, mas sem concorrência...
·       ... E é um jornal bem frapêzinho, com entrevistas desinteressantes e muita conversa fiada. Notícia que é bom, nenhuma.
 
C'est fini
Sonia Abrão vai reunir os amigos, dia 25, em um restaurante de São Paulo, para comemorar os 9 anos do programa "A Tarde é Sua".
 
O contrato dela com a Rede TV! foi renovado por mais três anos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!   
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos