Desse jeito, Ibope e GfK só irão medir o tamanho da sujeira na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Audiência a todo custo. Não importam os meios, o importante é atingir os fins, mesmo que para isso se usem algumas pessoas, abusem da boa fé de outras e se exagere em quadros ou produções assistencialistas – este é o painel da TV aberta no geral e de certos programas em particular.

O que se verifica, quase o tempo todo, por parte de vários animadores, é a insistência em posar de bonzinho ou de se colocar como patrono de causas perdidas, em atitudes que chegam a beirar o ridículo.
 
Não é e nunca foi função de programa de televisão dar casa ou carro para ninguém, encontrar pai com filho que nunca se viram, apresentar casos de tortura contra menores ou promover casamento de anões. Qualquer uma dessas coisas e outras muito piores são feitas, porque por trás, pela frente ou lados, existe o desejo de somar alguns miseráveis pontos. É preciso que determinadas situações se esclareçam de vez: hipocrisia e benfeitoria não são palavras sinônimas em dicionário nenhum. 
 
É o que aqui já se disse e deve ser repetido: em vez de Ibope ou GfK, as emissoras deveriam se preocupar com a qualidade das suas programações. Investir em boa produção. Pelo que existe, só será possível medir o tamanho da sujeira.
 
Termômetro
A qualidade dos programas de televisão é milimetricamente medida pelo nível dos seus anunciantes.
 
Esses, os que trilham o caminho do mal, são aqueles que não conseguem ir além do cogumelo do sol, remédios vários e do armazém da esquina.
 
Protesto
São muitas as reclamações de telespectadores da Band, especialmente do Rio, contra a péssima qualidade técnica oferecida na transmissão de São Paulo e Flamengo, domingo, do Morumbi.
 
Foram vários, segundo essas pessoas, os problemas de áudio e vídeo apresentados durante o jogo. Do outro lado, como sempre, a Globo voando. Não dá.
 
Mau começo
Por acaso, a primeira rodada do Campeonato Brasileiro já foi uma tremenda enganação. Nos dois jogos básicos da TV – Cruzeiro e Corinthians, São Paulo e Flamengo, três equipes botaram times reservas em campo.
 
A televisão, que paga muito por isso, deveria se posicionar melhor a respeito. A baixa audiência é simples consequência.
 
Deu um gás
Muito já se comentou do novo "Zorra" nas últimas horas. Como "amostra grátis", valeu.
 
Evidente que alguns ajustes serão feitos em pleno "voo", mas se trata de uma fórmula que mais se ajusta aos dias atuais. Tem também uma produção mais cara para um tempo de arte menor.
 
 
Novo comando
Em comunicado distribuído ontem e assinado pelo dono Johnny Saad, foi estabelecido que o executivo Marcelo Meira passa a ser o novo vice-presidente executivo do Grupo Bandeirantes, em substituição a Walter Vieira Ceneviva, que vai para o Conselho do Grupo.
 
Sergio Zalis/Divulgação/TV Globo
Marquezine é Marizete em "I Love Paraisópolis"
Cuidado com ela
Por volta do capítulo 25 da novela "I Love Paraisópolis", vai começar a fase "Bruce Lee" de Marizete, personagem de Bruna Marquezine.
 
É quando ela inicia um trabalho de segurança de crianças e, nos momentos de sufoco, irá recorrer à arte de defesa pessoal israelense Krav Magá.
 
Ponto a favor
Muita coisa que a Band, aberta e BandSports, acabou abrindo mão e não irá se servir, será utilizada pela Sky na transmissão de Roland Garros, a partir do dia 28.
 
Um estúdio em Paris, que servirá de base para a sua equipe, é uma delas.
 
Estreia do Alex
Agora de vez, o ex-jogador Alex passa a integrar a equipe de esportes da ESPN Brasil.
 
A sua estreia como comentarista da casa acontecerá hoje, terça-feira, no jogo da Copa do Brasil entre Palmeiras e Sampaio Corrêa.
 
Estevam Avellar/Divulgação
Em cena desta terça-feira, em "Babilônia", Inês (Adriana Esteves) vai à delegacia levar provas contra Beatriz (Glória Pires)
Minissérie 
A convite do diretor Luiz Fernando Carvalho, Juan Alba, que esteve em "Alto Astral", irá integrar o elenco de "Dois Irmãos", minissérie em 10 capítulos, no papel do indiano Rochiran.
 
Produção ainda sem data de estreia na Globo, baseada em  obra de Milton Hatoum que narra história sobre ódio familiar, terá Cauã Reymond como protagonista, vivendo os gêmeos Yaqub e Omar. Gravando.
 
Novo horário
O "Rede TV News", apresentado por Amanda Klein e Augusto Xavier na Rede TV!, poderá ser exibido das 18h50 às 19h40.
 
Esse novo horário está em fase de estudos e, se confirmado, fará com que o telejornal seja o primeiro entre as grandes redes a entrar no ar.  
 
Nepal
A jornalista Carol Barcellos estará nesta terça-feira, no "Encontro" da Fátima Bernardes, na Globo, para falar sobre o trabalho realizado pela equipe do "Planeta Extremo" no Nepal.
 
Os profissionais, que voltaram ao Brasil no domingo, foram gravar um novo episódio e acabaram surpreendidos pelo terremoto que já matou mais de 7 mil pessoas.
 
A equipe trouxe um material que poderá resultar em um programa especial sobre o desastre no Nepal.   
 
Bate – Rebate
·       Márcio Tavolari fechou com a Magma para assumir a direção de projetos e produções audiovisuais a convite dos sócios Luiz Felipe Aranha e José Eduardo Moura...
·       ... O seu primeiro trabalho na produtora é o telefilme "Pelé, A Promessa", docdrama que conta como Edson Arantes do Nascimento se transformou em Pelé.
·       O povo do cinema nacional brinca que de cada 10 filmes produzidos, "11 eram patrocinados pela Petrobras"...
·       ... Eram.
·       Encerrados os trabalhos de "Alto Astral", Elizabeth Savalla agora vai de teatro...
·       ... Savalla está organizando a turnê da comédia "A" – Associação de Mulheres que Acordam Despencadas, a partir de julho.
·       A Rede TV! avalia a possibilidade de Fábio Arruda comandar um quadro em "Melhor Pra Você", o novo programa das manhãs...
·       ... Isto porque o reality "The Bachelor", ao que tudo indica, parou na primeira temporada.     
·         Equipes da ESPN Brasil viajaram, no sábado, para a transmissão das semifinais da UEFA Champions League...
·       ... Paulo Andrade e Juan Pablo Sórin já estão em Munique, para Bayern e Barcelona, na tarde desta terça...
·       ... Everaldo Marques e Mauro Cezar Pereira chegaram a Madri para Real e Juventus, amanhã, quarta.
·       Marcelo de Carvalho e Goyo Garcia, diretor de Aquisições e Conteúdos da Rede TV!, estão à caminho da LA Screenings, de Los Angeles...
·       ... Os dois embarcam já com agendas previamente marcadas com representantes da Fox, Warner e Disney, entre outros.
 
C'est fini
"Com Texto", com apresentação de Pedro Herz, número 1 da Livraria Cultura, estreia sábado, às 21h, no Arte 1.
 
A proposta principal do programa é falar sobre a indústria do livro, em suas mais diferentes questões, como por exemplo, o que os autores precisam fazer para ter seus livros publicados no exterior ou ver a sua obra se tornar um filme.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos