Concessões de rádio e TV poderiam entrar na fila de reformas no país

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*

Já que se fala tanto em reformas --na política, tributária ou agrária--, na parte que nos toca não custa também propor uma ampla, geral e irrestrita reforma na outorga de concessões das emissoras de rádio e televisão.

Causa até repugnância verificar como este setor sempre se caracterizou por funcionar na base do empurrão ou favores políticos, sem legitimar os interesses dos bons serviços que deveria prestar. É uma área que ainda lembra o tempo dos velhos coronéis. E nunca se deu importância às reformulações reclamadas.

Só uma legislação atualizada terá condições de corrigir tais distorções, que só se arrastam e se acentuaram com o tempo. Os interesses em jogo, inclusive ou principalmente de ordem política, nunca deixam de prevalecer. É necessário que alguém com a devida autoridade tenha a dignidade de alterar este corrompido estado de coisas.

Canal Viva/Divulgação
Na próxima quarta (29), às 23h, o canal Viva exibe uma entrevista de Reynaldo Gianecchini no programa "Grandes Atores"

TV ou rádio, caracterizada como concessão, é uma benesse de propriedade do povo, que no fim é o grande e total prejudicado pelo nível de programação que essas emissoras colocam no ar.

Dia desses...

Aqui se falou da despreocupação de algumas emissoras com a TV digital em Rio Verde (GO), cidade escolhida para iniciar o desligamento do sinal analógico.

Por incrível que pareça, em Brasília, onde também falta menos de um ano para acontecer o mesmo, marcado para 3 de abril de 2016, a situação é ainda mais complicada.

O pouco caso...

Para o assunto é tão grande que exatas 12 emissoras, mesmo autorizadas pela Anatel, não começaram a transmissão digital.

Outras duas, as redes Brasil e Gospel, nem a liberação conseguiram ainda.

Por favor

Se alguma coisa de importante acontecer, que mereça a cobertura da imprensa, para o bem do SBT precisa acontecer durante o dia.

E com Deus servindo de iluminador.

Algum gênio...

Entendendo que isto poderá significar uma economia extraordinária, está obrigando repórter do SBT a sair na rua com equipe de motolink.

Quando escurece, na falta de alguém para fazer a luz, a matéria tem que acabar. No duro mesmo, dá para levar a sério uma decisão dessas?

Determinadas decisões...

Tomadas no SBT apenas revelam a quilométrica distância que persiste entre Silvio Santos, um vencedor como apresentador e dono de emissora, e o pessoal escolhido para tomar conta da casa.

Como é que se consegue fazer uma televisão de qualidade com as atitudes que são adotadas?

Divulgação
Guilhermina Guinle em cena da novela "O Direito de Nascer"

Próxima da Fox

Já se dá como certa no SBT a venda da novela "O Direito de Nascer" para substituir "A Escrava Isaura" na Fox.

Dirigida por Roberto Talma, tem no elenco Guilhermina Guinle, Jorge Pontual, Dhu Moraes, Elaine Cristina, Esther Góes, João Vitti e Luiz Guilherme, entre outros.

photorionews
O casal Rodrigo Godoy e Preta Gil, que terá muitos convidados globais em seu casamento

Festa de arromba

Um casarão em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, foi escolhido para recepcionar os convidados de Preta Gil e Rodrigo Godoy, que se casam dia 12 de maio, uma terça-feira, na Igreja Nossa Senhora do Carmo. 

Entre os 28 casais de padrinhos, figuras como Angélica e Luciano Huck, Ivete Sangalo e Daniel Cady, Fernanda Souza e Thiaguinho, Regina Casé e Estevão Ciavatta, Amora Mautner e Arnon Affonso, Fernanda Paes Leme e Pedro Tourinho, Carolina Dieckmann e Tiago Worcman...

Vai precisar mais de uma Kombi para levar todo mundo.

Na mesma linha

O Fox Sports, a cada dia com maior poder de competitividade, não é só mais um canal esportivo. Hoje, além daquilo que já possui, há sempre o interesse de atender melhor a necessidade da sua programação.

É bem a linha da Fox. Buscar produtos significativos, que a audiência vem.

Maluquice

Essa onda de demitir funcionários na Band é tão maluca, que já virou brincadeira entre os que sobraram.

Falam agora, tirando uma, que vai chegar o momento em que até o elenco da novela turca correrá o risco de ser mandado embora.

Maturidade

No acerto de Celso Zucatelli, Edu Guedes e Mariana Leão com a Rede TV!, foi possível observar como o pessoal de agora trata melhor determinados assuntos.

Mesmo com boa proposta de trabalho e financeira da concorrente, todos se preocuparam em sair bem da Record. Ninguém fechou a porta.

Cenas de "Babilônia"
Cenas de "Babilônia"

Bate - Rebate

  • "Babilônia" continua no meio de um tremendo tiroteio...
  • Que, inclusive, tem atingido figuras importantes do seu elenco...
  • ... Em meio a tantos personagens equivocados...
  • ... Um, no entanto, está saindo ileso e não tem direito de se queixar...
  • ... Thiago Martins, até agora, vem merecendo forte destaque...
  • ... Especialmente nas cenas em que contracena com Glória Pires...
  • ... Que até agora se apresentou como nome da novela.
  • "Amor Eterno Amor", da Elizabeth Jhin, estreia dia 4 em Portugal...
  • ... Será exibida pelo canal Globo Básico e entrará na faixa das 20h.
  • A Bandeirantes já prepara o evento de apresentação da segunda temporada do "MasterChef", que estreia no dia 19 de maio, uma terça-feira...
  • ... Aliás, na mesma época será lançado, pela editora Planeta, o livro de receitas de Elisa Fernandes, vencedora da primeira edição.
  • A Globo lembra que o autor Newton Moreno também é um dos criadores da série "Amorteamo", juntamente com Cláudio Paiva e Guel Arraes.

C'est fini

Na quinta-feira (23), um alto diretor da Record foi questionado por esta coluna sobre a possibilidade de entrar em rede com o SBT na transmissão do "Conexão Repórter" da noite de ontem, domingo, com Edir Macedo.

Segundo ele, a direção da Record bem que tentou, mas Silvio Santos preferiu que o SBT, como homenagem ao Edir, exibisse o programa sozinho.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos