Investir no bom jornalismo virou questão de sobrevivência na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

É preciso cada vez mais chamar a atenção para a nova realidade da TV aberta, que está batendo à porta de todas as emissoras, e algumas delas ainda não tiveram a atenção de atender.

O mundo da televisão está mudando. Os canais pagos, mesmo com a péssima qualidade de serviços que oferecem, hoje não podem deixar de ser considerados. O filme, quando liberado para exibição, antes passa lá do que na Globo, SBT e companhia bela. O esporte também já tem programações segmentadas nas TVs especializadas e nada irá alterar esta ordem de coisas.
 
É preciso ter consciência dessa mudança, que talvez pela sua velocidade ainda não fez cair a ficha de muita gente. Hoje a necessidade de se investir no bom jornalismo se transformou em uma obrigação ou questão de sobrevivência. Ou atentam para isso ou morrem. Não existe e nem haverá outra saída para as emissoras convencionais.
 
Correria
As gravações de "Cúmplices de um resgate", substituta de "Chiquititas" no SBT, agora estão acontecendo em dois estúdios, 7 e 8.
 
E com o diretor Reynaldo Boury à frente de quase todos os trabalhos. A produção tem estreia prevista para julho.
 
Aniversário
Carlos Alberto e Andréa de Nóbrega estão organizando uma grande festa para comemorar o aniversário de 15 anos dos gêmeos Maria Fernanda e João Vitor.
 
Festa para 300 convidados, dia 16, no Leopolldo, em São Paulo.   
 
Divulgação/RedeTV!
Ao lado de Celso Zucatelli, Mariana assinou com RedeTV! nesta quinta
Estúdio reservado
O cenário do novo programa das manhãs da RedeTV! começou a ser desenhado.
 
E a sua equipe de produção começa a ser montada. Aliás, o "Melhor Pra Você" terá um estúdio, o G, inteiramente destinado para ele.
 
Último a saber
A direção da RedeTV! tem todo direito de mexer na sua programação e buscar aquilo que pode ser melhor para ela. Isso é indiscutível.
 
A reclamação de alguns, em especial dos diretamente envolvidos, é que essas mudanças são sempre comunicadas pela imprensa.
 
Reclamação de agora
O último caso em questão diz respeito diretamente ao novo programa das manhãs, com apresentação da Mariana Leão, Celso Zucatelli e Edu Guedes.
 
Ele irá ocupar os horários do João Kleber e "Bola Dividida", que só souberam disso através dos sites e jornais.
 
Freio de mão puxado
Não está fácil para ninguém. Na televisão, das mais às menos poderosas, todas têm procurado a se adaptar a realidade de agora.
 
Algo que pode servir de explicação até mesmo para as transmissões do futebol e outros eventos esportivos "diretamente dos estúdios".
 
Vai bem 
Se a Globo tem problemas complicados com "Babilônia" e "Alto Astral" vai tocando a sua vidinha, é preciso reconhecer o bom momento de "Sete Vidas".
 
Trata-se de uma novela bem feita e com interpretações importantes.
 
Divulgação/SBT
Edir Macedo em entrevista ao programa "Conexão Repórter"
Não está no negócio
Neste domingo, às 22h30, vai ao ar o "Conexão Repórter", do Roberto Cabrini, que vale mais pela sua entrevista com Edir Macedo.
 
A recíproca, no entanto, não será verdadeira. Não é porque o próprio Silvio Santos insistiu em fazer este programa com Edir, que ele atenderá algum convite da Record.
 
Caso encerrado
Sem contar as incertas, que normalmente acontecem à porta do SBT ou do Jassa, já de algum tempo Silvio Santos decidiu que não dará mais entrevista para ninguém.
 
Acha que não tem mais nada o que dizer.
 
Michel Angelo/Divulgação/Record
Brendha Haddad
A mulher do próximo
Brendha Haddad se prepara para gravar suas primeiras cenas em "Os Dez Mandamentos", que serão mostradas a partir da terceira fase.
 
Ela fará Inês, mulher de Eleazar (Bernardo Velasco), e será assediada por Nadabe (Marco Antônio Gimenez).   
 
Troca-troca
A próxima novela bíblica da Record, "Josué e a Terra Prometida", com roteiro de Renato Modesto, começou a ter o seu elenco escolhido.
 
Thais Melchior é o primeiro nome reservado para a trama, que vai estrear em 2016.
 
A atriz, que foi Diana em "Vitória", inicialmente faria a próxima novela, "Escrava Mãe", mas a Record decidiu transferi-la para a nova produção bíblica e em seu lugar foi escalada Milena Toscano.     
 
Bate – Rebate
·       O último convite recebido por SS para dar entrevista partiu da Xuxa...
·       ... Diante das dificuldades que todos encontram, ela se utilizou das redes sociais para fazer o pedido...
·       ... E até agora está na espera de uma resposta.
·       Embora tenha demonstrado pressa para estrear a Xuxa, a Record não terá condições para isso...
·       ... Primeiro que o programa ainda não existe. Ainda está na fase de montagem...
·       ... E, por outro lado, a Record terá agora pela frente o compromisso do Pan-Americano...
·       ... Nada, na ordem das coisas, poderá ser mais importante que ele...
·       ... Xuxa, na melhor das hipóteses, só deverá começar entre agosto ou setembro. E olhe lá.
·       O ex-ministro Delfim Neto será o convidado do "Canal Livre", neste domingo, na Band, depois do "Pânico".
·       Entre junho e julho, Buddy Valastro virá novamente ao Brasil para acelerar o processo de produção do  programa "The Cake Show"...
·       ... O grande mistério é sobre o dia da semana que será escolhido para a sua apresentação. Serão 13 programas nesta primeira temporada...
·       ... A Record, inicialmente, anunciou as noites de quarta-feira, mas temos por aí o Gugu e possivelmente a Xuxa...
·       ... Resta definir onde vão enfiar o Valastro.  
 
C'est fini
Silvio Santos, mais do que ninguém, sabe acontecer. No mesmo dia, na semana que passou, ele mandou fazer um simpático anúncio, cumprimentando a Globo pelos seus 50 anos e tomou a decisão de colocar o programa do Edir Macedo neste domingo.
 
Está sempre com a luz em cima.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos