TV digital: como e quando vai funcionar ainda é a pergunta

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Faltando pouco mais de sete meses para o início do apagão em Rio Verde, primeira cidade que vai desligar o sinal analógico da TV, apenas Anhanguera – afiliada da Globo, Serra Dourada – do SBT, Canção Nova e Rede Vida possuem sinal digital no município de Goiás.

No caso da TV Goiânia, da Rede Bandeirantes, e a Record News, embora já estejam autorizadas, até agora não se deram ao trabalho de iniciar a instalação dos seus transmissores.
 
A afiliada da Record, Sucesso na TV, e a Rede TV!, nem mesmo as liberações da Anatel ainda possuem. É de se perguntar: será que vai dar tempo até lá?
 
Em cima disso... 
Também chama a atenção o atraso da Record Rio na expansão do sinal digital no interior do Estado, principalmente na região Sul. 
 
Lá, Band Rio, TV Rio Sul, da Globo, e SBT Rio Interior estão bem adiantados e já têm cobertura digital nas principais cidades, como Volta Redonda, Resende e Barra Mansa. A Record Rio não tem em nenhuma.
 
Jogo da velha
Em homenagem aos 50 anos da Globo, neste domingo, o "Faustão" vai apresentar uma edição especial do quadro "Jogo da Velha", sucesso no programa nos anos 90.
 
Participações de Juliana Paes, Cauã Reymond, Deborah Secco, Débora Nascimento, Ney Latorraca, Reynaldo Gianecchini, Alexandre Borges, Fernanda Gentil e Christiane Torloni.
 
Reprodução/Facebook/Mauro Tagliaferri
Mauro Tagliaferri
Foi buscar
O jornalismo da Rede TV! acaba de acertar a contratação do excelente Mauro Tagliaferri.
 
Com passagens na Globo e Record, onde inclusive foi correspondente em Portugal, ele será aproveitado como apresentador e repórter, além de fazer uma participação importante no programa da Mariana Godoy
 
Sobre a Mariana... 
Está bem adiantado na Rede TV! o trabalho de montagem do cenário do programa dela, um talk show jornalístico semanal.
 
Estreia em maio.
 
Próxima da Band
A Bandeirantes decidiu manter a sua faixa de novela, considerando os bons resultados apresentados por "Mil e uma Noites". A sua audiência está atendendo a expectativa.
 
Depois dela virá "Fatmagül'ün Suçu Ne", outra produção turca, exibida pelo Kanal D, em 2010. É um dramalhão.
 
Divulgação/RedeTV!
Amilcare Dallevo Jr. e Bang Suk Ho
Parceria 
A Rede TV! fechou nesta quinta-feira uma parceria com a TV Arirang, da Coreia do Sul.
 
O contrato foi assinado em evento na sede da emissora em São Paulo, com as presenças dos seus presidentes, Amilcare Dallevo Jr. e Bang Suk Ho, além de outros executivos. Uma parceria que visa a "não somente troca conteúdos, mas também "troca de processos produtivos". 
 
Divulgação/SBT
Edir Macedo em entrevista ao programa "Conexão Repórter"
Entrevista do Edir
Foi fixada para este domingo a exibição do "Conexão Repórter", do Roberto Cabrini, com Edir Macedo.
 
Desde já precisa ficar avisado que não se trata de uma entrevista "chapa branca". Ao contrário, todas as questões foram colocadas e respondidas. Aliás, o Cabrini, quem conhece sabe, não se prestaria a isso.
 
E olha isso...
O próprio Silvio, por telefone, informou ao pessoal da Record, que ele está se encarregando pessoalmente de todas as providências.
 
E por "todas as providências", incluem-se também as chamadas, que irão entrar de 30 em 30 minutos durante a programação e terão um texto dele. Silvio informou que vai escrever de próprio punho. E que em vez de 23h, o programa será exibido a partir das 22h30, com 90 minutos de duração.
 
Precisa?
Há quem reclame, até com veemência, da maneira simplificada que a Maria Júlia Coutinho tem utilizado para passar as informações do tempo na Globo.
 
Belo Horizonte é BH, Florianópolis é Floripa e São Paulo, Sampa. Inventou moda.
 
Acabaram com elas
Na Globo, desde o seu começo, todo programa tinha direito a uma abertura.
 
Era quase obrigatório cada um apresentar uma vinheta, cuidadosamente elaborada no abre, o que acabou se extinguindo com o tempo. Hoje nenhum tem mais, só as novelas.
 
No passado...
Inclusive, sempre havia uma expectativa muito grande em torno da abertura do "Fantástico", que todo ano era renovada, embora mantivesse a mesma música com outro arranjo.
 
De uns tempos para cá, nem isso. O programa passou a entrar direto e ela, a abertura, foi substituída pela "reportagem de capa". 
 
Overbooking
O encarregado da plateia do "Encontro", da Fátima Bernardes, com toda certeza faltou na aula de aritmética.
 
Segunda-feira, ele errou feio na conta, deixando 15 pessoas de fora, entre as convidadas para assistir ao programa. Foi um constrangimento daqueles.
 
Estevam Avellar/Divulgação/TV Globo
Paula Cohen usa uma Kombi toda grafitada em suas cenas na novela "I Love Paraisópolis"
Tema de abertura
"A cor do Brasil", de Victor Kreutz, será o tema musical de abertura de "I Love Paraisópolis", novela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, com estreia dia 11 na faixa das 19h da Globo.
 
Como detalhe, o fato de o cantor e compositor morar na comunidade de Paraisópolis.
 
Bate – Rebate
·       A Globo, não tão discretamente assim, está fazendo crescer a sua programação jornalística...
·       ... Além do que já está no ar, outras novidades podem ser anunciadas em breve...
·       ... Uma, especialmente, para o final de tarde.
·       Tudo dentro daquilo que esta santa coluna não cansa de colocar...
·       ... Muito mais que qualquer outro gênero, o jornalismo terá cada vez mais importância na TV aberta...
·       ... Ou as grandes redes passam a dispensar maior atenção a isso, ou passarão por grandes dificuldades em pouco...
·       ... A prática do bom jornalismo, para os canais convencionais, se tornará indispensável...
·       ... Até mais que o esporte que cada dia vai se segmentando na TV fechada.
·       Foram muito superficiais, quase imperceptíveis, as mudanças em "Babilônia"...
·       ... A novela continua muito ruim e daqui a pouco não vai dar tempo para mais nada.
 
C'est fini
Problemas de saúde, que vinham de muito tempo, levaram Roberto Talma na madrugada de ontem, quinta-feira. Ele era um desses raros profissionais que conhecia a televisão por inteiro. E fazia dela uma segunda casa.
 
Sempre se destacou por realizar seus trabalhos em alto nível, tanto à frente de uma novela – e ele foi responsável por tantas - como nos programas da linha de shows – que também foram muitos.
 
Talma combateu o bom combate e completou a corrida.  
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
*Colaboração José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos