Faltam cuidado e investimentos no jornalismo da Band

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL

Há uma enorme diferença entre Globo e as demais emissoras quando os registros apontam quedas de um ou dois pontos. A desigualdade, na média de audiência, determina o tamanho do estrago.

A TV aberta, hoje, cada dia se vê mais necessitada de produzir bom jornalismo e algumas dessas emissoras insistem em se arriscar na contramão, desconsiderando os prejuízos que já são e serão, em curto prazo, ainda muito maiores.
 
A Bandeirantes é o exemplo. Contrariando toda uma própria tradição, hoje o seu jornalismo é de segunda linha, comparado ao trabalho que as demais concorrentes têm procurado realizar. Os investimentos no setor já de muito tempo não acontecem e os seus informativos não conseguem mais se sustentar apenas nos bons apresentadores ou bons profissionais que ainda possui. 
 
Panorama diferente
A partir da estreia de "Os Dez Mandamentos", o quadro de audiência se modificou de maneira importante, fazendo a Record ocupar o 2º lugar e derrubando o SBT para 3º.
 
A novela turca da Band, "Mil e uma Noites", passou a ser o fiel da balança.
 
Em meio a tudo...
É justo reconhecer que a Record, depois de muito tempo, tem em "Os Dez Mandamentos" uma produção bem cuidada e amarrada.
 
Mas também não deixa de ser verdade que "Os Dez Mandamentos" teve de tudo e mais um pouco até agora, menos "Os Dez Mandamentos". Está bem em cima da pegação entre os personagens presentes, ou aquilo que se conhece como "eu, ela e a outra". Ou outro, conforme a situação.
 
 
Coisa mais feia
Árvore de Natal ou escola de samba, com luzinhas brilhando e toda sorte de cores, perde para o "Sportscenter", da ESPN Brasil.
 
Poucas vezes uma emissora, seguindo determinações da matriz americana, chegou a tanto na falta de gosto e na coragem de sujar a imagem.
 
Patrulha
Jô Soares, como alvo da vez, passou a ser acusado de tudo. Para alguns, é tucano desde criancinha, enquanto outros o consideram petista de carteirinha – "a ponto de defender a Dilma", vejam só.
 
Será que não é possível chegar a uma conclusão?
 
Estrelas
Débora Nascimento e Sérgio Guizé, atualmente em "Alto Astral", já estão reservados para o próximo trabalho do Walcyr Carrasco, na faixa das 18h da Globo, com estreia em 2016.
 
Baseada em obra de Voltaire e ambientada no interior de São Paulo, a novela terá a direção-geral de Jorge Fernando.
 
Galã português
Nesta quinta-feira (23), desembarca no Brasil o ator português Pedro Carvalho, contratado pela parceria Record e Casablanca para viver Miguel, um dos protagonistas da novela "Escrava Mãe".
 
Vem recomendado pelos bons trabalhos lá realizados. "Beijo do Escorpião", entre eles.
 
Divulgação/TV Globo
Glenda Kozlowski caracterizada como Tia Fernanda
Homenagem
O "Esporte Espetacular" deste domingo (26) foi encarregado de homenagear o "Uni-Duni-Tê", primeiro programa transmitido pela Globo.
 
Inspirado no norte-americano "Romper Room", era um infantil apresentado por Fernanda Barbosa Teixeira, a Tia Fernanda, no cenário de uma sala de aula e durou três anos. 
 
Alguém...
De cara e sem os necessários esclarecimentos, poderá perguntar o que levará um horário esportivo homenagear um programa infantil.
 
Ao caro Watson e a todos os demais, há uma elementar explicação: às 11h, em 26 de abril de 1965, a Globo foi inaugurada com a sua exibição.
 
Olha só
Vai ao ar nesta sexta-feira, nos EUA, a tão esperada entrevista do ex-atleta e campeão olímpico Bruce Jenner com Diane Sawyer. 
 
Muito tem se falado da possível mudança de sexo do padrasto das famosas irmãs Kardashians... e as especulações só aumentam.
 
Bate – Rebate
·       "Chiquititas", do SBT, no rumo normal, vai chegar ao fim na metade de julho...
·       ... O problema é que o tempo de arte dos seus capítulos nunca são todos diferentes...
·       ... O que até poderá permitir o conhecido "gato" e levar a novela bem mais adiante...
·       ... Tudo passará a depender da sua audiência até lá.
·       A ESPN Brasil apresenta hoje, às 21h30, a segunda edição do programa "Embaixadores da América"...
·       ... É um debate com os ex-jogadores que fizeram história nos cinco times brasileiros que disputam a Libertadores...
·       ... Apresentação do Everaldo Marques, com as participações de Iarley, Marques, Raí, Sorín e Zé Elias.
·       O seriado "Três é Demais" (Full House), sucesso nas décadas de 80 e 90, voltará com uma temporada inédita em 2016.
·       Eriberto Leão vai receber da Câmara de São José dos Campos, no dia 4, a medalha "Cassiano Ricardo", em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade.
·       A reprise de "O Rei do Gado" proporciona momentos de raras maravilhas...
·       ... Como, por exemplo, ver Raul Cortez quase cinco minutos em cena, sem dizer uma única palavra, só com algumas reações faciais e a música "Italiana" de fundo. Show.
·      Fátima Bernardes e Pedro Bial vão comandar hoje, quinta-feira, no Maracanãzinho, a gravação do Especial 50 Anos, que a Globo exibe no sábado.   
 
 
C'est fini
A Rede TV!, em processo de renovação no seu jornalismo, confirma as saídas de Raquel Laudares, apresentadora local em Belo Horizonte, e Eduardo Campos, do "90 Segundos", em São Paulo.
 
Medidas, que se informa, foram consideradas necessárias para que a boa harmonia dos trabalhos fossem mantidas.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 
* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos