TV e Netflix não concorrem em campo nenhum no Brasil
-
Divulgação
Netflix não compete com a TV no Brasil
É de chamar atenção como o modismo faz a cabeça de algumas pessoas, tornando-as incapazes de separar uma coisa da outra.
Há os que insistem, por total desinformação, em querer enfiar televisão e Netflix no mesmo saco, como se existisse total similaridade no campo de atuação das duas. Ao contrário, se existe alguma semelhança, mesmo assim com ressalvas, é no campo do entretenimento, restrito aos filmes e séries, e rigorosamente mais nada além disso.
No caso mais direto da TV aberta, em termos de Brasil, o principal produto desta área é e por muito tempo continuará sendo a imbatível produção de novelas.
Quanto ao mais, jornalismo e esporte, com espaços cada dia mais crescentes nas grades de programação e preferência do público, a TV convencional reinará absoluta até quando desejar.
É bem o caso de se concluir que quem nasceu para Netflix nunca vai chegar à televisão, quanto à recíproca recomenda o bom senso não arriscar.
Reconhecimento
"Os Dez Mandamentos" tem revelado o amadurecimento da Record na produção de novelas, sem repetir erros do passado nos figurinos, continuidade, luz, captação de áudio etc.
A experiência acumulada com a realização de seriados religiosos, verifica-se, está sendo muito importante.
Um exemplo
É de se destacar como a alavanca, quando utilizada de maneira correta, sempre proporciona resultados muito bons na televisão.
A mesma Record fez alterações na sua grade, a partir da estreia de "Os Dez Mandamentos".
Pois bem...
A novela, na faixa das 20h30, tem oferecido resultados significativos e o próprio "Jornal da Record", no embalo dela, acusou a sua maior audiência dos últimos quatro anos na edição da última sexta-feira.
Mexer com grade de programação é uma arte. São poucos os especialistas nisso.
Alça de mira
Atende por ninguém menos que Rafaella Santos o novo alvo do "Chega Mais", dos domingos na Rede TV!, para ser a nova "repórter especial" do programa.
Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, trata-se da irmã do Neymar, figura conhecida e respeitada nas rodas do agito. Matheus Mazzafera, se ainda não foi, será um dos encarregados de fazer a cabeça dela.
Politicamente incorreto
Gostar ou não gostar do Gugu é um direito de cada um. Que ele foi um gaiato no navio na história do PCC, de triste recordação, também tem que ser colocada como mais uma verdade absoluta.
Porém, nada disso pode levar alguém a não enxergar os seus méritos. Ou usar de preconceitos idiotas.
Todo mundo queria
Boa parte da imprensa, especialmente programas de televisão, dos mais aos menos qualificados nesses últimos tempos, tentou entrevistas com Suzane von Richthofen, o goleiro Bruno e Andressa Urach.
Esforço não faltou. Mas só ele conseguiu, dando origem a uma verdadeira epidemia de "epicondilite lateral", também conhecida como forte dor na altura do cotovelo.
Perseguição
Se o Gugu pagou cachê a algum deles ou a todos, como se acusa, até pode ser questionado, mas que essa não é uma prática nova na televisão brasileira, com certeza também não é.
Querendo ou não, ele foi lá e fez, sempre conseguindo uma enorme repercussão. Desde muito tempo não se via ele, Gugu, tão confiante no ar.
Espaço reservado
O Estúdio F, do RecNov, de forma exclusiva, foi liberado para ser o novo local de trabalho da Xuxa.
Dentro dele não tem mais nada que lembre produção de novela. O cenário de "Os Dez Mandamentos" que estava lá foi transferido para outro lugar.
Momentos finais
Em uma primeira tentativa, no começo de semana, Celso Zucatelli foi à Record, mas não conseguiu falar com ninguém sobre a sua rescisão.
Acredita-se que tudo será resolvido no encontro marcado para hoje, sexta. Acontecendo, é só sair e assinar com a Rede TV!.
Próxima parada
Palmirinha Onofre, depois da Gazeta e Fox, agora vai apresentar o seu programa de receitas na TV Aparecida.
Tudo caminha para que as gravações sejam iniciadas já próximo mês.
Reformulação
A partir da próxima segunda-feira, o programa "Manhã Bandeirantes", da rádio Bandeirantes, ganha novos apresentadores, Marcelo Duarte e Thays Freitas, e mais meia hora de duração, agora das 10h às 12h.
Ganha também novos quadros, como o "Good Morning Brazil", direto de Nova York, com Sérgio Patrick, e o "Jovens Empreendedores". Agostinho Teixeira, atual apresentador, assume a função de repórter especial investigativo.
Bate – Rebate
• A partir deste sábado, 21h15, o Viva vai estrear "Emergência 911", série de sucesso nos anos 90...
• ...O programa reúne histórias reais e cheias de emoção, como a pane de uma asa-delta em pleno voo.
• O campeonato brasileiro Série B terá início no sábado, dia 9 de maio, com o jogo América/MG x Bahia...
• ... Transmissão da Rede TV! com Silvio Luiz, Bruno Prado, Maurício Capella e Luiz Ceará..
• Ainda está longe do desejado, mas é importante verificar que "Babilônia" passou a observar um ritmo mais acelerado...
• ... Muita coisa do que foi gravado não será usado diante das modificações que a novela vem sofrendo...
• ... O que acabará por ter uma influência direta na frente de gravações que existia...
• ... Até agora os atores Sophie Charlote e Bruno Gagliasso foram os que mais sofreram com isso.
• O "Pânico" não deve parar, mas não vai mais pegar tão pesado nas brincadeiras com Luiz Bacci...
• ... Uma ordem que veio de cima pediu para diminuir um pouco.
• A Bandeirantes convocou para a transmissão do "Jungle Fight", a partir deste sábado, o narrador Ivan Bruno e o comentarista Roman Laurito. Monica Apor fará as reportagens.
C´est fini
Passada a polêmica em torno da adaptação do filme "Tim Maia" para minissérie, o ator Babu Santana, que deu vida ao cantor nessa produção, acertou sua volta às novelas da Globo.
Ele vai integrar o elenco de "I Love Paraisópolis", próxima novela das sete, no papel de um bandido.
Aliás, bandido é o que não vai faltar nesta trama assinada por Alcides Nogueira e Mário Teixeira, substituta de "Alto Astral".
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Flávio Ricco
Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.