Intromissão do jornalismo no artístico da Record causa mal estar

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Reprodução de TV/Record

    25.fev.2015 - O apresentador Gugu Liberato entrevista Suzane von Richthofen em Tremembé (SP), na cadeia em que ela cumpre pena por matar os pais

    25.fev.2015 - O apresentador Gugu Liberato entrevista Suzane von Richthofen em Tremembé (SP), na cadeia em que ela cumpre pena por matar os pais

A cada momento se torna mais incontestável a força do jornalismo da Record diante de todos os seus demais setores. Nenhum outro, constata-se, tem igual importância ou o mesmo poderio, considerando o que aconteceu recentemente com a passagem do Gugu para o seu guarda-chuva.

Uma medida que se ensaiou desde o começo ou mais precisamente a partir do momento em que entrevistas consideradas importantes e há tanto tempo buscadas, como as de Suzane von Richthofen e do ex-goleiro Bruno, fossem costuradas diretamente pela produção do programa. O que poderia ser entendido como uma conquista se transformou em um problema que só cresceu com o tempo.

Vaidades se afloraram e o anticorpo de plantão, através de uma guerra aberta, fez estabelecer uma situação tão incontrolável, que tal medida acabou sendo tomada.

Resta saber, e não serão tantos dias necessários para isso, o que essa intromissão do jornalismo no artístico poderá trazer de bom? São enormes as dúvidas a respeito.
 
Discretamente

Montagem/Reprodução
Apresentador Gugu

 
Por acaso alguém reparou que mexeram no título do programa do Gugu.

Sob nova direção, agora sob os cuidados do Jornalismo, virou apenas "Gugu".
 
Junta mais - 1
 
Passada mais uma semana e "Babilônia", a nova da Globo, ainda não tem o rendimento que dela se espera.

E é uma loucura, coisa de gente de raciocínio curto, imaginar que o problema está na relação das personagens da Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Isso é menosprezar a inteligência do público.
 
Junta mais – 2
 
Os autores de "Babilônia", Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, se preocuparam demais em dar agilidade à trama, tornando, como já se disse, a novela muito recortada.

Isso é o tipo da coisa que o público, a partir de um determinado momento, deixou de aceitar.
 
A linha divisória de tudo...
 
Nesse novo jeito de fazer novela, por acaso ou não, aconteceu em "Avenida Brasil". Lá tudo se desenrolava a partir daquela mesa do café da manhã, almoço ou jantar.

Desde então, marcar um território se tornou algo imprescindível. Em "Império", outra bem-sucedida, o centro de tudo era a casa do imperador. "Babilônia" ainda não possui esse lugar. Têm vários e é por aí, toda recortada, que complica.
 
Está no ponto

Marcello Sá Barretto / AgNews
Ingrid Guimarães e Leandro Hassum fazem graça na coletiva de imprensa da série "Chapa Quente"

 
Depois de regravar às pressas cenas do seu primeiro capítulo, finalmente ficou pronto o episódio de estreia de "Chapa Quente", com Ingrid Guimarães e Leandro Hassum.

No ar, dia 9, quinta que vem, depois de "Babilônia".
 
Caminho traçado

Ag News
Patricia Maldonado

 
Patrícia Maldonado tem contrato com a Band até junho e, ao contrário do que chegou a ser falado, passou ilesa dos cortes promovidos nesses últimos dias. Uma coisa é isso.

A outra é que esse compromisso não será renovado. Também por vontade dela, que na metade do ano pretende mudar com toda a família para os Estados Unidos.
 
Mesmice
 
É curioso como nos vários programas da manhã ou da tarde, de uma maneira geral, não existe o interesse de ninguém em surpreender o telespectador.

É a mesma ladainha de sempre ou são quase imperceptíveis as diferenças de um para outro. Por que essa resistência em arriscar um pouco mais? Por que não trabalhar com mais criatividade?
 
Quadro trágico
 
O desinteresse do público é tão grande com o que é levado ao ar por aqui, que o SBT, na faixa da tarde, tem a esmerilhada "Maria Esperança" na vice-liderança do horário.

A que ponto chegamos.
 
É o fim
 
As emissoras de rádio e TV, por motivos diversos, têm intensificado as transmissões de futebol diretamente dos seus estúdios.

Entende-se como perfeitamente naturais as presenças do narrador e comentarista para isso, mas repórter para quê? Reportar o quê?
 
Conversa séria

 
Todo o departamento comercial da Bandeirantes se reuniu num hotel do Guarujá neste começo de semana.

Já se trabalha com 40% de baixa nas estimativas deste primeiro semestre. A ordem de agora é tentar salvar o segundo.
 
Dia difícil
 

E ontem, quinta-feira, foi mais um daqueles dias complicados na sede da TV Bandeirantes em São Paulo.

A fila no RH era interminável, reflexo da onda de demissões.

Um ano para esquecer.   
 
Investimento

Divulgação
Fernanda Sampaio fará entradas ao vivo nos telejornais da Record News

 
A partir da próxima semana, a Record News passa a ter uma correspondente em Miami, nos Estados Unidos.

Fernanda Sampaio fará entradas ao vivo nos telejornais da emissora, com os destaques do noticiário local mais informações sobre os brasileiros que moram na Flórida.
 
Indignação

 
Franco Neto, 41 anos de casa, voz padrão há tanto tempo e a da consagrada "repita", foi afastado do "Jornal da Manhã" da Jovem Pan.

Agora vai fazer o horário das 19 às 24 horas. Se existe alguém que não merecia isso, esse alguém é o Franco. Lamentável.
 
Bate – Rebate
 
•       O SBT está ameaçando fazer algumas alterações na sua programação em abril. Já é alguma coisa.
•       Record, por enquanto, ficou no ameaço...
•       ... Não se trabalha nem mesmo com uma data para Rodrigo Faro se apresentar, ao vivo, aos domingos...
•       ... O que existe, na verdade, é um grande entrave operacional...
•       ... Entende-se como um problema fazer o Faro ao vivo imediatamente na sequência do Geraldo Luis que já é...
•       ... O que é complicado para a Record, parece não ser para o SBT...
•       ... Desde a semana passada, Eliana passou a se apresentar ao vivo na sequência do "Domingo Legal", que também é.
•       A possibilidade do "Pânico" ganhar uma hora a mais na Band foi levantada...
•       ... Entende-se que os seus resultados serão muito melhores se começar às 8 da noite...
•       ... O problema é encontrar uma maneira de contornar a "classificação indicativa".
•    Neste sábado e domingo, o humorista e repórter do "CQC", Maurício Meirelles, apresenta o espetáculo "Um Show Qualquer", no Pikadeiro, na Vila Olímpia, em São Paulo, às 19h30.

C´est fini
 
Nesta sexta-feira, Fox e Record irão exibir "A Paixão de Cristo".

O detalhe é que, quando o filme foi lançado, a produtora do filme e o diretor Mel Gibson não autorizaram a dublagem  para nenhum idioma.

Mas agora houve o sinal verde para isso.

A Fox apresentará mais cedo, às 18h30, enquanto a Record, às 22h30.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos